quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Hábitos alimentares saudáveis - relato de experiências

Hábitos Alimentares Saudáveis na Escola é um Relato de Experiência apresentado por Natalia de Siqueira Brito no VIII Congresso Latino-Americano de Agroecologia que se iniciou hoje 25/11/20 em Montevidéu, Uruguai.

https://docs.google.com/document/d/16i0J64xQdfBy8hRUVVJp0clo8vcWWflH/edit?usp=sharing&ouid=115495788723975879062&rtpof=true&sd=true

Os pôsteres colocados na galeria do site do congresso foram apresentados oralmente de forma síncrona face a face e podem ser visualizados em: 

https://www.agroecologia2020.com/project/habitos-alimentares-saudaveis-na-escola/ 


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

 

DOCE DE CASCA DE LARANJA

Doce de casca de laranja é muito apreciado. Além disso, os benefícios da casca de laranja: trata insônia, limpa a pele, trata a caspa, auxílio na melhoria da asma, alivia dores de cabeça, combate o mau hálito, ajuda a diminuir o colesterol. Há alguns anos venho fazendo este delicioso doce  tanto em calda como cristalizado de laranjas produzidas no quintal de minha irmã. As laranjas são maiores que a média, possui uma entrecasca bem grossa e seu sabor é levemente amargo, tanto que é possível usá-la para suco. Este ano, pela demora na colheita, elas já estavam meio secas. Resolvi fazer também doce com os alvéolos.

Modo de fazer:

Lave as laranjas com uma esponja nova e sabão.

Descasque tirando a casca o mais fino possível.

Faça um corte em cruz na entrecasca e retire a polpa.

Coloque-as em um recipiente e ponha água até cobri-las.

Deixe-as de molho por sete dias trocando a água diariamente.

Retire as cascas da água e leve ao fogo com bastante água, pedaços de canela e um quilo de açúcar para cada 15 laranjas.

Cozinhe-as na calda, mexendo de vez em quando, até ficarem bem macias transparentes. Se necessários coloque mais água. A calda deve ficar em ponto de Fio Forte, mais grosso. Pingue um pouco num recipiente com água fria, vai demoram um pouco para se desmanchar e em quantidade suficiente para cobrir as cascas.

Higienize bem os potes com água e sabão e ferva-os por dez minutos. Coloque-os de boca para baixo sobre um pano limpo.

Encha os potes, enrosque bem as tampas e novamente coloque-os de boca para baixo até esfriarem.

Ferva os potes por dez minutos.

Identifique os potes coma data de produção.

Enquanto lacrados podem durar até nove meses.

Obs.: As cascas são excelentes repelentes para insetos. Coloque-as no álcool, deixe curtir em local escuro por dois dias, deposite aos poucos em recipiente aberto.

Usei a água do primeiro dia em que as cascas ficaram de molho no detergente-sabão líquido caseiro. Além de melhorar o poder de limpeza, impede o sabão de coagular e acentua a cor.




MINHOCÁRIO



 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROPOSTA - FAZER UMA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COM MINHOCAS

I - PESQUISA SOBRE O TEMA

1.           O QUE É UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO?

É a reciclagem do lixo caseiro orgânico, com minhocas que transforma restos de alimentos em adubo. É como elos de uma corrente, onde sobras de gêneros alimentícios orgânicos são comidos por esta espécie de anelídeos transformando em adubo que vão melhorar a produção de novos provimentos.

2.           COMO FAZER UM MINHOCÁRIO?

Dentro de caixas plásticas com terra são colocadas minhocas, operárias que se alimentam com sobras de alimentos gerando húmus superfértil no lugar.

3.           JUSTIFICATIVA

É uma necessidade que os resíduos orgânicos sejam destinarmos de forma mais sustentável evitando que acabem parando em aterros, contaminando solos e lençóis freáticos, produzindo o gás metano.

Fazer uma composteira evita esses problemas e ainda produz um produto muito útil: o húmus!

4.           FUNÇÕES DO HÚMUS NO SOLO

A vermicompostagem é um tipo de compostagem que faz uso de vermes, as minhocas, e pode ser realizada em qualquer tipo de residência com composteira doméstica, técnica para formar o húmus por meio da ação das minhocas em resíduos orgânicos que é um ótimo adubo orgânico, rico em micro-organismos benéficos para o solo. É a reciclagem da matéria orgânica.

5.           COMO FAZER

Existem recipientes próprios no mercado, mas também é possível improvisar. Eles servirão para deter os restos orgânicos, regular a umidade e bloquear a luz (é prejudicial para as minhocas).

Os recipientes podem ser caixas de plástico empilháveis, ou baldes opacos para bloquear a luz. A(s) de cima é digestora e a de baixo a coletora do biofertilizante. A de cima precisa ter tampa.

Fazer vários furos de aproximadamente cinco milímetros de diâmetro no fundo das caixas digestoras. Na tampa, fazer três furos e 1 milímetro (mm) na parte superior das caixas fora do encaixe da tampa. Na lateral fazer furos no contorno com as mesmas medidas para a evasão dos vapores sem que as minhocas fujam.

Na caixa coletora é bom conter uma torneira para saída do líquido. O biofertilizante pode ser diluído na proporção de 1/5 até 1/10, e borrifado nas folhas das plantas.

É útil colocar um pedaço de tijolo que sirva de escada caso as minhocas desçam até essa caixa de baixo, para que não se afoguem no chorume. É importante saber que as minhocas nunca descem da caixa, sempre sobem - se isso aconteceu é porque o ambiente de uma das caixas digestoras não está saudável, então é necessário verificar qual foi o erro.

Colocar a composteira em um local fresco e ventilado para que ele não superaqueça.

Adicionar uma camada de dez centímetros de húmus de minhoca no fundo da caixa ou balde. Acrescentar as minhocas na composteira. Cerca de 450 gramas de minhocas é o ideal para começar. Geralmente elas mesmas fazem o controle da população. Algumas pessoas podem ficar com nojo ou ter receio em ter tantas minhocas em casa, mas elas não exalam cheiro e muito menos transmitem doenças.

As minhocas precisam de uma dieta rica em restos de alimentos para se manterem saudáveis e produzirem adubo. Guarde os resíduos em um pote fechado até o momento de adicionar ao sistema de compostagem, isso evita que moscas coloquem seus ovos nesses alimentos.

O tamanho ideal dos resíduos alimentares é de um a cinco centímetros, ou uma trituração parcial, pois as partículas muito grandes levam mais tempo para se decomporem.

No início, alimentá-las apenas uma vez por semana com pequenas porções acumuladas em um canto. Sempre após acrescentar o material orgânico cobrir os alimentos com serragem ou folhas secas, em uma proporção de 1/3 respectivamente. Depois disso, pode inserir resíduos em pequenas porções com mais frequência.

composteira caseira pode receber restos de vegetais e de frutas, vários tipos de grãos, folhas de chá, borra de café e cascas de ovos.

Não alimentar as minhocas com alimentos difíceis de digerir, por exemplo:

·                     Alimentos cítricos (não devem compor mais que 1/5 da dieta);

·                     Carne;

·                     Gorduras ou restos de alimentos gordurosos;

·                     Laticínios;

·                     Fezes caninas ou felinas;

·                     Galhos sejam eles grossos ou finos.

Dosar o alimento das minhocas. Se der mais alimento do que elas conseguem digerir o recipiente irá começar a exalar mau cheiro devido à decomposição por meio dos micro-organismos, fazendo o sistema superaquecer, matando-as.

composteira precisa de cuidados para resultar em minhocas saudáveis e um bom funcionamento do sistema. A aeração é um fator importantíssimo na vermicomposteira, deve-se mexer o material orgânico periodicamente.

Sem a presença de oxigênio há um atraso na decomposição dos resíduos e a produção de maus odores como gás sulfídrico e compostos com enxofre que atraem moscas. Caso isso ocorra revolver mais vezes a caixa com o material orgânico e parar de acrescentar resíduos até o sistema voltar ao normal.

Quando a caixa superior ficar cheia, trocar por outra caixa que deve ter tido um cuidado anterior - a colocação de dois dedos de terra misturada com serragem, fazendo a vez de cama para as minhocas.

Nessa segunda caixa, elas devem se sentir mais seguras, já que não há alterações de temperatura e nem de umidade. Deixar essa caixa descansando até que a caixa, que agora ocupou o lugar da superior, encha por completo, isto é, para a caixa do topo encher e para a do meio ficar descansando e produzindo húmus.

A caixa coletora (próxima ao chão) deve ser esvaziada, ou ter seu líquido coletado pela torneirinha, semanalmente. Se este chorume não for drenado ocasionalmente os fluidos se acumulam, tornando o sistema anaeróbio (sem a presença de oxigênio), produzindo odores e toxinas que podem eventualmente exterminar as minhocas.

A umidade também é um fator que deve ser observado constantemente, o material não pode estar nem encharcado nem seco, a umidade deve estar entra 55% e 60% e pode ser controlada com serragem.

A minhocas necessitam de um ambiente de pH compreendido entre 5 e 8 - fora desse intervalo, pode haver diminuição da sua atividade.

O metabolismo das minhocas fica baixo em temperaturas inferiores a 15°C; mais frio do que isso elas morrem; e em temperaturas altas.

A relação carbono nitrogênio deve ser equilibrada, por exemplo, estercos e restos de comida são ricos em nitrogênio e as folhas e serragens são ricas em carbono. Geralmente, ao se colocar uma quantidade de restos de alimentos, é colocada três vezes essa quantidade em serragem ou folhas secas.

Com o passar do tempo, a caixa digestora intermediária irá se encher de húmus, chegando bem próxima à caixa de cima. A partir de então, as minhocas passarão para o outro recipiente e o processo deverá repetir, agora com a caixa superior. Quando isso ocorrer, esperar o processamento completo do húmus e a migração total das minhocas para a caixa superior. Retirar o húmus da caixa intermediária e inverter de posição com a que estava na parte de cima. Utilizar o húmus e repetir o processo.

O tempo necessário para a degradação da matéria orgânica na composteira depende de diversos fatores, que se deve ter uma atenção especial para obter os melhores resultados da compostagem. Geralmente com os fatores ótimos do meio da composteira, a compostagem acontece entre dois a três meses.

Quando pronto, o composto tem coloração escura, de cinza a preta. Teste com as mãos a umidade deste composto, se a mão ficar limpa e o material se desfizer em pedaços, o composto está cru; se parte ficar na mão, deixando mancha como de café, o composto está semicurado; se sua mão ficar bem suja, o composto estará curado.

Abrir a caixa na luz do dia e espere alguns minutos para que as minhocas desçam para outra caixa (elas não gostam de luminosidade). Retirar o húmus superficial e esperar mais alguns minutos para retirar outra camada.

Para repelir pragas, diluir o chorume em água na proporção meio a meio e aplicar nas folhas no início ou fim do dia.

II - FAZENDO O MINHOCÁRIO

A opção foi a de reaproveitar baldes plásticos. Depois de limpos, como escreveu CONTI J. “A estética alimenta a alma, assim como os alimentos nutrem o nosso corpo”, foi feito nos baldes a técnica de Decoupage. Foram escolhidas figuras que lembram o assunto.

Os baldes foram limpos raspando os restos secos de tinta e, posteriormente com detergente e água morna. A cola foi feita com polvilho e água acrescentando um pouco de bicarbonato e vinagre. Além de colar as figuras, a cola também foi usada para impermeabilizar a colagem. Foto 1 e 2.

Decoupage pronta foram feitos os furos na tampa, lateral e fundo do balde digestor e colocada à torneira do balde coletor do biofertilizante. Foto 3. Tendo em vista que o encaixe dos baldes ficou impossibilitado foi cortado o centro da tampa do balde coletor e colocado o tijolo para servir de escada. Foto 4. Para facilitar o manejo foi colocado um puxador na tampa do balde digestor. Foto 5.

 

 

 

 

 

Foto1 – Balde, figuras escolhidas e cola caseira.

  .

Foto 2 – Baldes decoupados

 

Foto 3 – Minhocário com torneira

Foto 4 – Coletor do biofertilizante – chorume

Foto 5 – Tampa do balde coletor

Foto 6 – Cama para as minhocas

Foto 7 - Minhocas

Dificuldades encontradas:

 Limpar a tinta dos baldes sem usar solvente, pois quando se usa solvente é difícil retirar o cheiro que fica impregnado no plástico.

 Fazer os furos de apenas 5 e 1mm foi necessário lixar a ponta do ferro de solda.

 

Referências bibliográficas

Aprenda como fazer uma composteira doméstica com minhocas. Equipe eCycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2933-como-fazer-uma-composteira.html. Acesso em: 29 de setembro de 2020

Entrevista: compostagem caseira é higiênica Disponível em: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/547-entrevista-composteira-caseira-e-higienica.html. Acesso em: 29 de setembro de 2020.

Frase sobre Estética. Josie Conti. Disponível em: https://www.pensador.com/autor/josie_conti/ Consulta em 08 de outubro de 2020

ELOGIOS FAZEM MILAGRES

 

 “Como é que vocês podem crer se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios?” Os que temem a perda do poder e comodismo procuram desvirtuar as ações do outro. Diziam que os atos são irrelevantes, sem sustentação, questionam suas intenções. Se os direitos fossem interpretados de forma apropriada, descobririam que inexistem direitos sem que se cumpram deveres. Se os professores conscientizassem do poder do elogio para a busca do aprender, procurariam sempre algo para elogiar em seus alunos. Elogiar aumenta a alegria, a autoestima, motiva, previne doenças, contribui para a melhoria em todos os aspectos da vida, pois incentiva a procura de soluções e a melhoria contínua.  

“Obrigado pelas conversas, pela atenção, pelos conselhos “infalíveis”, pelo elogio que só vem de quem ama e, principalmente, por te importares comigo.” Augusto Branco

ATITUDES PERANTE AS OCORRÊNCIAS INACREDITÁVEIS

Atualmente, em meio a tantos contratempos, muitos, perante a brutalidade vista, presenciada, vivida, demonstrada pela mídia baseada nas manifestações pessoais e grupais, demonstram que a solução mais desejada é a prisão, é a punição conhecida como justiça. Muitos se dizem convictos que a solução é a eliminação (pena de morte) para os apenados.

Quem frequenta o sistema penitenciário, com o intuito de ajudar, defronta-se com presos revoltados e ávidos de vingança. Parece que este caminho aumentando à revolta, leva a desordem. As pessoas arrazoam quanto ao funcionamento do sistema carcerário no Brasil, insuficiente, exigente (tudo precisa ser testemunhado, provado e comprovado, mesmo com imagens e sons a dúvida persiste). Todos vivem com desconfiança e temores de todos. Os familiares bradam pela melhoria das deficiências do sistema, por exemplo, a superlotação das celas, insalubridade, fatores que facilitam contágio de doenças, proliferação de epidemias.

Então, qual o caminho? Sonhamos para nossos herdeiros uma vida onde seja normal confiar, acreditar no outro, que nos pequenos ou grandes acontecimentos, reine o espírito de confiança, que aconteçam sem ocorrências policiais.  Os descrentes desacreditam, desconfiam e se desesperam antes mesmo de ocorrerem às dificuldades, sofrem antecipadamente por medo. Os esperançosos como eu, mesmo sem entender, aceitam e se comprometem a colaborar para evitar que cresçam e se expandam e tentam entender as causas, confiantes, acreditam que a solução virá pela educação imbuída de empatia, ampla, integral, de qualidade, onde todos e cada um estejam comprometidos com a melhoria do outro, de todos.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

QUE SAIBAMOS CONFIAR.


Que quer dizer ter fé? Na vida, em si mesmo, no outro, em algo sobrenatural? É confiar sem questionar? Nada disso, quando se trata do outro. Muito cuidado se deve ter. Hoje, mais que nunca, se deve pensar, analisar, comprovar se o que recebemos, se quem está nos contatando, age por amor. Ter confiança é também desconfiar, e checar antes de ser levado pela solicitação, pela promessa de ajuda, pela ameaça ou qualquer outro motivo usado para convencer, apressar, chantagear de que algo é verdade, é bom, é imprescindível sem comprovar, sem compreender, sem se convenceram da sinceridade, antes de verificar. Ter fé é sustentar um sentimento de amor, pelo que acredita e confia. É descobrir os que agem com “má fé”. Aceitar atitudes e orientações, crer, consumir ou comprar algo requer certeza sem se levar pela aparência, sem julgar precipitadamente, sem conhecer o intimo, ser ver o invisível, sem ouvir com o coração ponderando emoção sem prejuízo da razão.

No entanto, quando se trata de ter fé em si mesmo, vale o principio de que: “se eu deixar de confiar em mim mesmo, quem mais irá confiar?” prevalecem as máximas: “querer é poder!” “quem tem boca chega onde quiser.” 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

JAMAIS DESISTIR

 

Queres verdadeiramente?

Está difícil conseguir? Na Bíblia há a história de um paralítico que esperava há trinta e oito anos pela cura. Faltava a chegada de Jesus para que a cura se concretizasse. Ainda hoje inúmeras pessoas esperam que um dia aconteça algo que os tire de seus problemas: espirituais, físicos, financeiros e psicológicos. Ao invés de esperar que alguma coisa aconteça, faça algo acontecer. Perseverança, dinamismo e alegria, precisam se aliar a ação para superar as dificuldades. A sensibilidade para acreditar na possibilidade precisa se ajuntar a coragem que busca soluções.

Por que muitos desistem dos seus objetivos e dos seus sonhos no meio do caminho? Falta paciência, firme resolução e constância. Sobram pretextos e desculpas; a culpa é: falta dinheiro, o tempo é curto, o ambiente é desfavorável, o conhecimento é escasso, é difícil criar sem talento, o medo de fracassar é grande e outras justificativas.

A grande desculpa pode ser: todo mundo vai “pro lado” fácil, procura o prazer, desiste... Sempre perguntei aos meus alunos: você é todo mundo? Sustentar o entusiasmo, rejeitar os pensamentos negativos, fugir do imediatismo, focar na autoconfiança se esforçar, buscar apoio certamente colabora positivamente.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

JAMAIS JULGAR PRECIPITADAMENTE

Grande parte das pessoas temem a perda do poder e procuravam desvirtuar as ações dos demais. Dizem que os atos dos demais são irrelevantes, sem sustentação, questionam suas intenções. Se o olhar fosse o ver e se o ouvir fosse escutar o que o outro faz seria entendido de forma apropriada, descobririam que muitos têm o desejo de serem bons e coerentes. O que emana do humano muitas vezes é entendido conforme o entendimento contaminado de quem presencia e pode estar eivado de ciúme e inveja. O julgamento precipitado sem conhecimento profundo do acontecimento e até das intenções tem causado muita injustiça e sofrimento. Além disso, a interpretação “ao pé da letra” das normas legais, sem uma análise adequada pode deixar de conceder direitos adequadamente ou mesmo indevidamente. Outra maneira de julgamento que muito se presencia ocorrer é o julgar pela aparência sem levar em conta a essência que é invisível e é de importância inquestionável.  Assim, muito cuidado se deve ter para chegar a conclusões positivas, com calma, coerência e fundamento. 

FÉ E CONFIANÇA

 


Qual a atitude de muitos perante as ocorrências que deixam de entender? Um dos problemas que causa enorme sofrimento é a dependência química. Um dependente na família causa enormes estragos em toda a família. Acaba com o sossego, aumenta a desconfiança e a preocupação e exige atenção continua. A grande dificuldade é reconhecer que a dependência química é doença. Pelo contrário o dependente passa a ser taxado de bandido, safado, fraco.  A benignidade, o carinho, a empatia, o acolhimento e a procura de tratamentos tão necessários, quase sempre estão ausentes. Poucos se comprometem a colaborar e o problema se agiganta em nossa sociedade. A maioria desconfia e teme. “Quantos se: “se for verdade o que está dizendo”, “se foi realmente o que aconteceu” “merece sofrer...”, “tem que pagar pelo erro”.  Para a maioria é anormal confiar, acreditar no outro. Os familiares e amigos passam a ser descrentes, desacreditam, desconfiam e se desesperam antes mesmo das ocorrências impróprias e às dificuldades, sofrem antecipadamente por medo.   

Somente o esclarecimento pode suscitar o espírito de confiança, mesmo em meio aos contratempos e estimular o apoio e a conscientização de que a melhor solução é a prevenção. Investir em educação é capaz de ir atenuando um problema tão gigantesco e complexo nos tempos atuais.

domingo, 15 de novembro de 2020

DIFERENCIAR QUAIS CONVITES ACEITAR

Como estou agindo? De acordo com minha consciência, com valores adequados, com princípios apropriados que leva em conta a melhoria contínua e o bem comum, ou visando somente me adequar ao que os outros pensam para ter aceitação e evitar críticas?

O homem de Nazaré, que discorreu e viveu de forma diferente dos costumes da época foi rejeitado de tal modo que queriam mesmo eliminá-lo. No entanto, sua mensagem de amor aos necessitados, libertação dos explorados e restauração da dignidade dos abandonados é aceita e seguida por grande parte da humanidade. O sonho de muitos é ser prestigioso e a força que mais desejam é a do poder esquecendo-se que a verdadeira felicidade se constrói com fraternidade, partilha, justiça e amor para outras pessoas, que o melhor lecionamento é o exemplo, é viver coerentemente com o bom e o bem imbuídos de sinceridade. “Ser humano” implica viver fraternalmente e sempre atentos às necessidades dos mais fracos, mesmo causando polêmicas, mesmo tendo dificuldades da aceitação das atitudes e orientações. 

sábado, 14 de novembro de 2020

PERDOAR É CONSTRUIR A PAZ

 

Que possamos entender de coração, que devemos agir com o outro como desejamos que ajam conosco. Quantas vezes devo perdoar? Em se tratando de perdão, sem dúvida, desejamos ser perdoados todas as vezes que erramos independentemente do que me levou a cometer o delito. Para perdoar jamais deve haver limites, deve ser sempre. Quem poderá afirmara que nunca precisou de perdão? Perdoar é sinônimo de reconciliação, quem perdoa é, onde quer que se encontre, "construtor de paz" está construindo uma paz autêntica. Como consta no livro O Pequeno Príncipe: “O essencial é invisível aos olhos” assim também, o essencial para a paz é invisível: um coração misericordioso e condescendente apropriado para gerar um convívio harmonioso e fraterno, sem limites nem distinção. Quem é capaz de praticar o perdão irrestrito, contribuirá para a unidade, a convivência fraterna e a perfeição de tudo que existe, como dádiva gratuita, para a verdadeira vida. 

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

QUE SAIBAMOS DISTINGUIR E ENTENDER A LEI

 

As leis existem para levar a humanidade à perfeição e, nem sempre são interpretadas corretamente. Muitos as aceitam, outros as abdicam. Porém, foram elaboradas para o bem comum e, claramente, jamais pode ser conforme cada um deseje, ou conforme é entendida individualmente, mesmo que pareça em desacordo. É dever de cada um, buscar esclarecimentos especializados para que a atuação seja seu cumprimento adequado. Logo, para que fique bem quanto a Lei, o agir a atuação, abrange todas as normas uma vez que, ao serem transgredidas, mesmo que sejam entendidas individualmente como prescrições sem sentido, geram punições. Muito cuidado se deve ter, pois a letra da Lei da forma que esta arraigada na mente das pessoas, entendida de maneira imperfeita, pode ser consequência de pessoas que, consciente ou inconscientemente, usaram de “má fé”, por mal, por interesses pessoais ou grupais, que podem ser escusos e se escondem no recôndito de formas de comunicação que podem ser suspeitas, misteriosas ou ilícitas. Assim, até que se prove o contrário o cumprimento das normas ilegais em vigor é obrigatório e imprescindível, pois, certamente, o espírito original das leis foram os de trazer esperanças e melhorias de vida, serem caminhos de liberdade, e seguras para uma sociedade de pessoas livres. Que saibamos praticar e instruir quanto às normas legais.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

A VERDADEIRA ALEGRIA ESTÁ SEMPRE PRESENTE

 


Olhando a natureza, percebemos que ela está calcada na alegria. A essência do ambiente é a de beleza que encanta. Nosso corpo nos proporciona, por exemplo, experimentar o carinho com o tato um toque afetuoso, sentir o aroma das plantas com múltiplos perfumes, o sabor dos alimentos nos deliciando com o que comemos, perceber, olhando e vendo, seu encanto harmonioso, ouvindo a alegria do canto das aves.

Tudo na criação é inspiração, é fonte de alegria. Alegria verdadeira ocorre em todos os momentos. Mesmo nos tropeços, nas quedas, nos sofrimentos pessoas empáticas nos proporciona voluntariamente, a alegria do apoio, da orientação, do ombro amigo.

Qual o primeiro passo para a alegria? Perceber o bem que nos rodeia é o primeiro passo para, mas abrir-se e aprofundar na confiança, buscar orientação especializada sustentada na confiança em si mesmo, são condições que ajudam a superar as dificuldades e prosseguir confiante independente das ocorrências.

AMOR AO PRÓXIMO, NORTEADOR DAS ATITUDES QUE MELHORARÃO O MUNDO

 

Amar os outros como amamos a nós mesmos é um clichê que todos conhecemos. Na prática é o agir em prol deste amor partilhando todas as formas dos bens que conhecemos particularmente o saber que é capaz de transformar vidas, pois amor que compartilha a luz do conhecimento é um sentimento acolhedor, capaz de mudar o outro e o mundo. Se o foco dos investimentos públicos fosse a educação muitos males seriam prevenidos ou minorados. Quantos sentem repulsa pelos diferentes, humilham os serviçais e desrespeitam as opções alheias, agem com indiferença ao sofrimento do outro o que é o oposto do amor que se faz com demonstração de afeição e consiste em quebrar barreiras e superar preconceitos. 

O momento de isolamento social forçoso no combate ao Coronavírus tornou mais difícil as manifestações de amor e de afeto. Felizmente a repartição de afeto e carinho perpassa as redes sociais e se apresenta de forma diferenciada mundo afora.


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

CORAÇÃO PREPARADO PARA O PERDÃO

 

Assim como julgar os outros, os seguintes os julgarão. O mesmo ocorre com quem condena e quando ocorre o perdão. O que for dado será recebido.

Na questão perdoar o mais difícil é remover sentimento de vingança. Quando se tem tolerância, quando se usa de compaixão, se é generoso o retorno do que foi oferecido é o que ocorre. Quando surgirem sentimentos de vingança, somente o amor misericordioso será capaz de removê-los. Quando faltar humildade, quando o ser humano imagina ser superior e o desprezo ou condenação tentar dominar os sentimentos e atitudes, o amor condescendente é a solução. 

Quando se busca em tudo e com todos dar o melhor de si, o resultado é o ato de perdão e de reconciliação. Ser bom é a demonstração mais plena do amor. Amar tanto os que são amigos, quanto os desprotegidos e os oponentes é estar buscando o bem viver e os benefícios ocorrem para todos. Quem age assim está agindo de forma oposta ao que ocorre na sociedade de mercado, onde o agir tira dos mais fracos e dos pobres. O amor misericordioso é a comunhão plena para o bem comum é o caminho onde todos se beneficiarão.

Geralmente o errante tem dificuldade de reconhecer que errou diz que cumpre a lei e conclui que é justo e adequado e merece ser recompensado. Sua percepção está relacionada ao cumprimento rigoroso da lei; diz que vive na perfeição sem omitir o que está ordenado. Quantos gabam ser justo, desdenha dos outros, é preconceituoso, so vê exterioridades, é injusto com os fracos. Esquece-se de valorizar o esforço na superação do erro, de avaliar a solidariedade que busca a ajuda mútua, deixa de reconhecer as próprias limitações.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

PROMOVER A IGUALDADE

Uma das formas mais autênticas de promover a igualdade entre os seres humanos é a educação, porém em todos os meios, porém a lei determina que todos são iguais e possuem os mesmos direitos, em todos os aspectos da vida em todas as situações deve ocorrer a promoção igualitária: para proteção e para punição; perante os bens da vida tão desproporcional na sociedade.

Na comunidade, alguns se julgam melhores e outros piores, até mesmo, segundo o título que recebe. Além dos títulos, a posição social, a condição física, o gênero, a etnia, a raça, na prática são critérios para estabelecer quem é maior ou menor, o melhor ou o pior.

Se há um critério, que deve ser considerado o melhor é o que promove a igualdade em uma variedade de contextos: éticos, religiosos, sociais e legais que depende da capacidade de amar, de servir, de proteger, de partilhar e ajudar os desvalidos, abatidos, sofredores, cansados.

Atitudes que estão ao alcance de todos como consciência de que o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos são responsabilidades de todos e que ainda ocorre com sobrecarga sobre as mulheres; buscar ajuda e dar apoio, denunciar em casos de relacionamento abusivo ou violência doméstica que vai além de agressões físicas (respeito as vontades, ameaças e xingamentos, por exemplo) ou psicológicas (comportamento intimidatório, controlador, e manipulador); apoiar os responsáveis por crianças e adolescentes; tomar providencia quando ocorrer machismo, racismo e falta de tolerância e aversão faça algo ao ouvir comentários que humilhem, deprecie ou ridicularizem mulheres, pessoas negras, indígenas, integrantes da comunidade LGBTQI, idosos, ou qualquer outro membro de comunidades e fiquem atentos quanto aos próprios preconceitos inconscientes baseados em religião, raça, gênero e orientação sexual com atitudes e comentários.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

SOLIDÁRIEDADE COM O SOFRIMENTO DO OUTRO

 

Ninguém recebe somente bem nem tampouco, exclusivamente mal durante a vida. O que é certo é que todos precisam uns dos outros quer seja no aspecto financeiro, afetivo, psicossocial, comportamental e outros. O que é comum ao ser humano é que todos necessitam de bens materiais. Para que servem os bens materiais? Sem dúvida que bens materiais são indispensáveis e devem ser meios para o conforto e realização pessoal. Quando passam a serem fins, colaboram para a insensibilização, para que o ser humano se afaste da humanização. O curédio para a construção de uma nova sociedade é a opção pelo serviço ao outro, em detrimento do acúmulo dos bens materiais o que é incompatível pelo serviço desenfreado à riqueza que é consequência do esquecimento das relações de justiça. Muitas vezes absorvidos com as próprias preocupações, o ser humano acomoda-se, acostuma-se a conviver com a epidemia da indiferença e do comodismo.

domingo, 8 de novembro de 2020

MANDAR OU SOLICITAR

 


Quem manda, quase sempre ambiciona ser dono também das pessoas, muitos líderes que demonstram em seu agir este desejo, ao invés de orientar para que produzam com eficiência e eficácia. Até repetem sem nenhum receio: “eu mando!” ou “em sou o chefe” – o que será que resolve mais? Pedir, solicitar... Ou mandar, ordenar... Quem atende um pedido atende por amor, age com o coração, quem cumpre uma ordem a cumpre por medo e até por interesse... Líderes mandões, também se apropriam do outro, exploram, agem com violência... Suas atitudes são alheias ao amor e à compaixão.

Um chefe jamais liderará com sucesso somente pela autoridade e opiniões. Ele necessita habilidade na gestão dos sentimentos — tanto as suas como as dos chefiados.

Gerir adequadamente a inteligência emocional é uma capacidade importante para qualquer grau hierárquico, porém imprescindível para os que ocupam funções de gestão.

Motivar adequadamente, conhecer melhor cada trabalhador, adaptar a comunicação à individualidade de cada um, construir laços emocionais, admitir suas limitações, deixar claro o porquê das solicitações, dar o exemplo, ser transparente e confiar na equipe são atitudes que corroboram para o sucesso da instituição.

 

JAMAIS PERDER A ESPERANÇA

 

A esperança age como propulsora, que anima e instiga, que auxilia a seguir e confiar na probabilidade de concretizar metas e alcançar objetivos. O processo de esperança engloba: desejar; focalizar; projetar; dedicar; esforçar e agir. Pessoas com muita esperança têm demonstrado: melhor desempenho escolar e no esporte; mais felicidade, satisfação e emoções positivas na vida.

Confiar que mesmo em ocasiões complicadas, ocorrem acontecimentos bons na vida, mesmo que sejam pequenas... O que é necessário é aprender a ampliar as forças e potências para jamais perder a esperança de um amanhã melhor!

Que jamais deixemos de acreditar que brevemente tudo se tornará diferente e que estes tempos de incertezas deem lugar a um tempo de saúde e paz.

“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.” Sarah Westphal

sábado, 7 de novembro de 2020

PERDOAR SEM RESTRIÇÃO - 30 de agosto, dia Nacional do Perdão.

 

Certamente, longe de ser repressivo e intolerante é o amor que perdoa, transforma, cura, liberta, devolve a vida e a alegria. Somente o coração bondoso e acolhedor, que partilhar com todos, é o caminho que atrai contentamento e felicidade para a vida. Conscientizar-se para a necessidade de superar o modo avarento de pensar. Pesquisas indicam que remover acontecimentos imperdoáveis é como um veneno que contribui para ocorrer câncer, diabetes e problemas psicológicos e cardiovasculares. É evidente a dificuldade de perdoar e pode levar tempo, mas usando a inteligência emocional pode-se aos poucos ir se livrando de mágoas e ressentimentos. Tudo na vida e um aprendizado, portanto, o sofrimento é sempre uma ação educativa.

09 DE JANEIRO: DIA DO FICO

“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...