segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Natal sustentável

Imaginemos as toneladas de enfeites de Natal descartados que irá causar estragos ao meio ambiente. No entanto, é possível celebrar o Natal de forma mais sustentável. Preparar enfeites com materiais reaproveitáveis é alternativa acessível a todos. Vejam estes exemplos: Guirlanda com garrafa pet; Árvore de Natal com capinhas de celular que não se usa mais, com imã; Árvore de Natal e anjo com garrafas pet e embalagens de ovinhos de codorna e Arvore de Natal com cone de raio x e sacolinhas e Estrela com arame e cipozinhos. 






terça-feira, 31 de outubro de 2023

AGRADECIMENTO A PROFESSORES e IDEOLOGIA DE GÊNERO

Confirmo minha admiração e agradecimento, por terem acreditado que a educação pode fazer com que o mundo se torne um lugar melhor e mais interessante, a Ana Paula, Ana Paula, Analice, Andréia, Antônio, Aparecida, Benjamin, Carla, Cláudia, Conceição, Conceição, Dulciane, Eliete, Elis, Elisabete (in memoria), Eva, Evelin, Francisca, Francisca, Gabriel, Gilsom, Graça, Gracielle, Haroldo, Isabel, Isabel, Juliana, Karla, Lima, Lucilene, Luis, Luiz, Luiz, Marivaldo, Natalia, Nilza, Paulo, Paulo, Regina, Rosa, Rose, Rose, Samara, Socorro, Tiago, Valdinete, Vanessa, Vânia, Vilmacy, Um agradecimento especial aos melhores e mais precoces professores que conheci em minha vida, meus filhos Gabriel e Natália (será que falta alguém?) distintos colaboradores, com os  quais, de uma esperança multiplicada, participaram da concretização do ideal de dar vida a Escola: NOVO CAMINHAR, na esperança de transformar a realidade e criar novas saídas. e pela competência com que participaram na iniciativa de criar uma escola diferente: solidária, alegre, afetividade pura e compactuaram comigo minhas ideias e meu pensar educação.

Relembro as centenas de educadores que participaram dos nossos cursos, as inspetoras de ensino, em especial a Lúcia Cristina, aos professores com quem trabalhei na Educação de Jovens e Adultos em Taguatinga e no Instituto Vicente Maria, a equipe do Colégio Marista, aos meus colegas de trabalho em Nova América e em Mozarlândia, aos 82 Pedagogos com os quais me formei na primeira turma da Católica em Brasília.

Pelo contato com tantos educadores sempre acreditei que a ideologia de gênero jamais seria aprovada e abraçada por eles nem professada em nosso sistema de ensino.

Como continuo tendo contato com crianças, adolescentes e educadores percebo que, infelizmente, Ideologia de gênero, é realidade, inserida e adotada em nossas escolas. Convivendo com as crianças, perguntas me incomodam: “Tia, por que se casam mulher com mulher e homem com homem? Como é essa parada? Porque tem gente que diz que a gente não pode brincar de papai e mamãe? Percebo confusão na cabeça delas e sinto uma enorme vontade de ajudá-las. No entanto, sinto-me impotente diante do que percebo que as escolas estão fazendo.   

A Ideologia de gênero afirma que inexistem diferenças sexuais, que o ser humano nasce sexualmente indefinido e se definem, obrigados pela imposição social. Sinto-me num campo de batalha onde as armas para combater esse mal é a conscientização, o esclarecimento das consequências, pois a guerra da ideologia de gênero é contra às diferenças biológicas entre o homem e a mulher com interesses escusos, duvidosos. Um plano que vem sendo armado.

Desde quando comecei a pesquisar sobre Ideologia de gênero, (cultura da morte), há mais de uma década, percebi tratar-se de um aniquilamento da pessoa, uma colonização ideológica, sustentada por poderosos e influentes. É uma manobra perversa que imaginei, jamais seria aceita e praticada por nenhum dos educadores que conheci e convivi!  

Atualmente estudando melhor o funcionamento do nosso cérebro, me preocupa, porque podemos ser afetados e levados por lances sem nem percebermos exatamente do que se trata. Por isso a importância de conhecer, de analisar. Há uma excelente, palestra da juíza de direito Andréia Barcelos, sobre a origem da ideologia de gênero que vale a pena assistir. Disponível em: vhttps://www.youtube.com/watch?v=mUKwbYKYz00.

Infelizmente, as minhas anotações, que eu chamava de minha Sagrada Escritura da Educação, minha Enciclopédia de meus ideais educativos, minha fonte de pesquisa: DESCOBRINDO A IMPORTÂNCIA DO AFETO NA EDUCAÇÃO – DE 1966 A 2006, com umas 300 páginas escritas, estava no CD inserido no computador que foi roubado na escola e, o volume impresso, foi furtada por alguém, que mesmo nunca tendo confiado, eu tentei ajudar. (É a maior mentirosa que conheço.) Mas, felizmente, nosso cérebro é uma pujante biblioteca, um possante arquivo, e, o que ninguém pode nos roubar é o nosso saber, nosso conhecimento, o que estudamos o que aprendemos e acreditamos que podem corroborados pela internet.

Para se ter uma ideia o que é a ideologia de gênero que é uma estratégia que se junta ao aborto, a pedofilia, ao suicídio assistido e começa por dizer que nada pode ser combatido, inexiste verdade, nem certo ou errado. Temos que aprender a conviver com tudo: exageros, desordem, bagunça, tudo é bom. É como alguns médicos que me dizem: “Vai dar tudo certo, vou te passar um antibiótico que vai te curar”.

É imperativo analisar a questão, precisamos entender a guerra ideológica, e carecemos de conhecer o assunto. São embustes com aparência de verdade, o que objetiva a cultura da morte, mascarado de amparo à mulher, de defender o direito sexual da mulher de fazer o que quiser com seu corpo, de proteger os homossexuais.

Ideologia de gênero é ferramenta da sociologia, trata-se de empoderamento dos poderosos. O capitalismo americano produziu famílias mais ricas com fundações para ações benemerentes que concluíram: para criar a paz mundial deve-se mudar a genética, difundir uso de calmantes, fazer o controle populacional e um governo mundial.

Assim também, as lavouras com mutação genética podem ajudar a criar uma geração mais discreta, mais acomodada, mais doce. Massificar, alterar usos e costumes mexer na estrutura da sociedade, controlando o comportamento humano pela via sociológica facilita um governo mundial sem opositores fazendo todos pensarem que são iguais para atingirem seus objetivos escusos.

Querem legalizar e financiar o aborto no mundo inteiro porque tem muita mulher morrendo, como isso nem todos concordam e fazem, destruir o conceito que homem e mulher cumprem papéis complementares, mostrar que ser executivas poderosas, tipo Barbie é melhor que ser mãe, funciona mais que falar contra o crescimento populacional. A mulher tem que odiar ser mãe ser “dona de casa” ser casada. Subverter o papel das mulheres fazendo-as sentir que é um infortúnio ser mãe e ser casada, que isso é uma enfermidade a ser curada.

O Caminho está sendo resolver financiar projetos feministas marxistas, e ignorar os que objetivam defesa da família, educação da ética, da moral. A mídia faz propaganda a favor da ideologia de gênero, as escolas orientam que inexiste ser masculino ou feminino, foi uma coisa inventada pelo homem para dominar a mulher. Qualquer um pode resolver ser o que deseja, pode mudar de ideia quando lhe apetecer. Se estou me sentindo uma planta ou um animal, eu sou, mesmo aprisionado num corpo humano. Temos que libertar a mulher de ser mulher o homem de ser homem. São dezenas de gêneros reconhecidos internacionalmente.

Se houver família, tem que ter propriedade particular para sustentar a família, se destruir a família tudo passa para o governo. As mulheres devem querer serem libertas da opressão da sua biologia reprodutiva que significa ameaçar a família, uma unidade social organizada. Estão atacando a família quanto a reprodução, nas escolas desde a mais tenra idade, as vezes sem o conhecimento dos genitores e a ideologia de gênero, às vezes camuflada é defendida em todos os níveis, pelas mídias.

Se permitidas e aceitas todas as formas de sexualidade, um marmanjo pode resolver copular com uma menina de 10 anos e, se ela consentir está fora do conceito de pedofilia. Assim também, entre qualquer familiar ou parente. O incesto inexiste. Lamentavelmente, ideologia de gêneros leva a “essa parada”. As crianças são ensinadas as formas de relação sexual, seja entre pessoas ou envolvendo animais o que incentiva a promiscuidade sexual. Isso me enoja!...

Materiais, foram distribuídos nas escolas, e professores estão orientando quanto a ideologia de gênero. Ninguém nasce menino nem menina, os pais devem andar pelados na frente dos filhos, ser homem ou ser mulher é gênero que cada um estabelece, extingue, transforma como quiser de modo indefinido, eu posso escolher a cada momento ser o que me apetecer. Agora sou mulher daqui a pouco eu sou homem.

As consequências da ideologia de gênero nos países em que ela já foi acolhida: pessoas que mudaram de gênero, por conta de leis aprovadas para normalizar a ideologia de gênero ao redor do mundo, se arrependeram como Grace Lidinsky-Smith, ela tomou injeções de hormônios sexuais, removeu os seios cirurgicamente, começou a se transformar em um homem e depois se deu conta que estava completamente enganada; Disponível em: https://www.universal.org/noticias/post/alemanha-permite-mudanca-de-genero-a-cada-ano/ na Alemanha pais são presos porque os filhos não querem assistir as aulas de orientação sexual segundo a ideologia de gênero; Disponível em: https://cleofas.com.br/na-alemanha-a-policia-prende-por-40-dias-os-pais-de-criancas-que-nao-foram-a-aula-de-ideologia-de-genero/  é uma ditadura legal do pensamento; na Suécia o número de estupros é gigantesco; Disponível em: https://apolitical.co/solution-articles/pt/suecia-estupro-lei-poderia-mudar-cultura-mais-que-a-taxa-de-condenacao  no Canadá é o estado quem diz como os pais devem educar os filhos e os pais podem perder a guarda deles se o estado assim entender; Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-permite-que-autoridades-tomem-criancas-de-pais-que-nao-aceitam-ideologia-de-genero/506710815 na Holanda é a vez da poligamia e pode ser nomeado um pai legal; Disponível em: https://blog.comshalom.org/carmadelio/holanda-ideologia-de-genero-e-suas-consequencias-na-civilizacao-agora-e-a-vez-da-poligamia/ na Noruega pais acusados de radicalismo e doutrinação cristã podem ser afastados dos filhos, tomados pelo departamento de estado Disponível em: https://padrepauloricardo.org/blog/pais-perdem-guarda-dos-filhos-por-serem-muito-cristaos e ocorre aumento da depressão nas crianças, no Brasil enquanto tentam mudar as leis e o sistema de ideias das pessoas, os defensores da ideologia mira nas crianças. Pessoas contra, como a senadora Damares, mostra o contrassenso que há, em livros que estão sendo entregues nas escolas.

Como educadora, tenho observado que a Ideologia de gênero está sendo prioridade na escola. Parece que há professores deixando em segundo plano, até Português e Matemática. É isso que queremos?




terça-feira, 3 de outubro de 2023

DIA DE COSME E DAMIÃO

Um dos meus provimentos preferidos é rapadura com queijo. Como “rapadura é doce, mas é dura”, eu a enrolo em um pano de prato, dou umas marretadas em seus seis lados e ela fica deliciosamente macia. Com Queijo Minas ou Requeijão é um “manjar dos deuses”. Outra delícia que mamãe fazia era peta, que em Goiás é biscoito de polvilho, uma das quitandas mais lembrada quando se pensa em combinar com doce de leite principalmente, aquele doce feito com 50 l de leite e apenas uma manduça. Em se tratando de doce, qualquer um me alegra!

Isto para dizer que um dos meus hábitos, problema, defeito, falha, fraqueza, é consumir doces. Temos no cérebro um “centro da recompensa” que estimulado, libera neurotransmissores e gera uma excelente sensação que por outro lado, pode provocar doenças. Tenho buscado soluções mais saudáveis como chocolates acima de 70% de cacau (até 30 gramas por dia), eles contêm substâncias antioxidantes que são benéficas ao organismo e frutas “in natura” ou feitas em compotas e geleias sem adição de açúcar.

Uma data esperada especialmente pelas crianças é o dia de Cosme e Damião, (dia de ganhar doces) padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos, que por causa da simplicidade e brandura também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Conta-se que foram dois médicos árabes que atendiam gratuitamente os mais pobres, em especial crianças. Felizmente, ainda existem muitos Cosme e Damião. Quando adolescente fui nomeada professora e recebia o que se pode chamar de salário desprezível dos professores primários. Alunos demais, 60 na mesma sala, recursos de menos. Uma das minhas crônicas vividas, homenagem a médicos, está descrita em: https://rosacriarecriar.blogspot.com/2020/10/homenagem.html

Dias 26 e 27 de setembro, a Associação JACOMINESP distribuiu doces lembrando também, que dia 27 é dia de São Vicente de Paulo, pai das crianças e conselheiro dos jovens. Pe. Vicente sempre inquietou com as crianças recusadas, desamparadas, abandonadas e exploradas e disse: “Cuidar de crianças significa de certo modo, tornar-se criança; Sirvam essas crianças, aí encontrarão Deus”. https://rosacriarecriar.blogspot.com/2020/08/httpsl.html  

“Para auxiliarmos uma criança a se desenvolver de modo saudável é muito importante proporcionar momentos felizes”. Disponível em: https://www.sinopsyseditora.com.br/blog/a-importancia-da-felicidade-e-saude-mental-na-infancia-para-um-crescimento-saudavel-356#:~:text=A%20felicidade%20refor%C3%A7a%20nossos%20v%C3%ADnculos,em%20festas%20ou%20com%20presentes. “A alegria é um fenômeno coletivo que se propaga como uma emoção contagiosa e transmissível”.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Mensagem - casamento de meu sobrinho Marcus


 

Mensagem para o Marcus e Ane

Como esquecer do Marquinho, ainda bebê, ligado na tela do computador, pouco falava, mas muito jogava.  E os seus desenhos meio enigmáticos! E a sua forma tranquila de falar e agir, nunca o vi alterado. E a sua capacidade de manipular números e padrões lógicos fazendo uso da razão?! Parecia mesmo analisar situações de modo mais abrangente, tomando decisões de forma mais consciente, com foco não apenas no presente, mas a longo prazo. Eita! Este é o conceito de inteligência Lógico matemática de Howard Gardner... Mas ele possui múltiplas com destaque para a Interpessoal: tem uma capacidade maior de desenvolver empatia e compreensão por outras pessoas, entender as emoções, sentimentos e intenções de terceiros.

Hoje este sobrinho estimado se matrimoniou com Ane. Desde o primeiro encontro a gente nota que é uma moça atenciosa, respeitosa, graciosa, encantadora e garbosa, quando ela chega, percebe-se logo sua elegância e beleza, mas, principalmente que é possuidora do mais perfeito e belo nariz que conheço.

Eu a conheci em um daqueles momentos tristes da vida, passávamos por uma dor difícil, a morte de um ente querido. Um vácuo parecia espalhar pelo sentimento de todos, a impressão era de que estávamos tendo um pesadelo coletivo, um anseio de que fosse inverdade, um desalento incompreensível... foi neste contexto que conheci a Ane compartilhando, dando atenção, apoiando e amparando especialmente ao Marcus, filho de quem se foi.

Hoje, estamos em uma atmosfera de felicidade, vivendo momentos mágicos em que a orquestra do mundo parece tocar somente para os dois. Estamos compartilhando com Ane e Marcus momentos de alegria. Que o bem e o belo, se transformem em luz para juntos viverem felizes. Estão formando um círculo de amor como uma família que, sem dúvida, viverá com admiração e confiança, carinho e compreensão, combinando amor e poesia, sem esquecer galanteios e cortesia.

Que este amor, jamais acabe, mas seja ampliado, que haja equilíbrio, bondade, cooperação e afetividade.

sábado, 19 de agosto de 2023

Ousando ir Além - Poemas e poesias – Liberdade de escrita, de emoções e conceitos

 


Neste ensaio, os temas foram surgindo sem se complementarem, alguns foram feitos por solicitações outros para expressarem sentimentos ou emoções sem serem observados estilo e categoria. Certamente alguns transmitem conhecimento e valores, outros estão carregados de experiência e saudade, Críticas serão bem-vindas.

Livro Poemas e Poesias

Práticas na Escola

Um dos desafios para os educadores são as atividades práticas na escola e elas são importantíssimas para despertar o interesse dos educandos. É um livro que faz uma análise de vários aspectos do processo educativo. Alguns justificam recorrerem pouco a tais atividades pela insegurança, deficiência de apoio e infraestrutura inadequada da escola. Ponderando quanto as dificuldades, são oferecidas algumas sugestões para se regerem estas atividades em qualquer sistema de ensino.

Práticas na escola






terça-feira, 1 de agosto de 2023

Livro - Conversa com minha mãe



Com o passar dos anos, a gente esquece o que quer lembrar e se lembra o que quer esquecer. Do passado, me lembro cada vez mais e resolvi registrar o que acho que vale a pena, os preferidos do que aprendi com mamãe e com o passar do tempo agreguei informações. Meu pai e a minha mãe sempre aconselhava: instrua-se a vida inteira e faça o máximo de coisas que aprender. Quem aprende e faz uma coisa só, fica com a memória pobre, hoje eu diria: além de especializar-se estude e pesquise algo como: ecologia, nutrição, música, arte, filosofia, atividades físicas, hábitos saudáveis de vida e literatura para alimentar o pensamento ético e evitar doenças. Inteligência é um dom, beleza é genética, sabedoria, afeto e bondade são escolhas. A força do exemplo é a forma mais forte e funcional de orientar. Padre Vicente de Paulo O único caminho certo para a evolução do ser: a EDUCAÇÃO. Marina – minha irmã 

quarta-feira, 21 de junho de 2023

ESTIMA-TE A TI MESMO – INTRODUÇÃO

O problema O livro "A Evolução dos Vieses Cognitivos" e os artigos da Association for Psychological Science indicam que existem 194 padrões diferentes de falhas no raciocínio cerebral (vieses cognitivos). Além disso, Daniel Kahneman, que ganhou um Prêmio Nobel de Economia e inspirou o livro "Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar", demonstrou quanto dinheiro pode ser perdido se não analisarmos profundamente a realidade. A série "Brain Games", com suas 9 temporadas, também mostra como podemos estar equivocados sobre as coisas que observamos. Vivemos em uma sociedade cheia informação, redes sociais e vídeos adoráveis de gatinhos (bem, esse último não é tão ruim), tudo isso pode ser difícil, pode nos sobrecarregar e influenciar negativamente nosso pensamento crítico. Por que isso acontece? Pode ser importante considerar que nosso cérebro foi moldado durante 2.600.000 anos para se adaptar a um ambiente tribal simples, e só vivemos na sociedade da informação há cerca de 50 anos. Se compararmos com uma vida humana, isso equivale a tentar se adaptar a um novo ambiente em apenas 5 horas depois de termos estado acostumados a outro por 260 mil horas. Além da complexidade do ambiente, o cérebro também pode ser muito complexo. Estudos atuais sobre o cérebro sugerem que ele é capaz de realizar mais operações por segundo do que grãos de areia num deserto (até 100 quintilhões de operações por segundo). Somando a complexidade do cérebro e ambiente, podemos estar mais equivocados sobre nós mesmos do que pensamos. Hipóteses y Virtudes Por isso, pode ser interessante ter um método para nos adaptarmos melhor hoje. Se simplificarmos as coisas para entender nossas tendências comportamentais, podemos ter uma metodologia para potencializar nossas virtudes. Em conclusão, tanto o cérebro quanto a realidade que nos rodeia são muito complexos. Há muitas coisas que simplesmente não podemos saber com certeza, mas talvez possamos estimar. Ao estabelecer metas realistas ao buscar mudanças positivas em nosso comportamento ou hábitos, podemos avançar em direção a eles com sucesso e alcançar uma vida mais plena e satisfatória. Por exemplo, digamos que você sempre quis ser mais comunicativo e organizado, mas sente como se nunca pudesse conseguir devido às distrações modernas ao seu redor. Ao compararmos os mundos tribais antigos com o mundo moderno, podemos perceber que a necessidade humana básica de comunicação e estrutura ainda está presente hoje - apenas se expressa de maneiras diferentes. Considerando isto, pode ser útil pensar em como nossos ancestrais resolveram esses problemas no passado para aplicá-los à nossa vida atual. Podemos estimar como nosso cérebro funciona através da análise comparativa entre esses dois mundos tão diferentes: o mundo tribal antigo e nosso mundo moderno cheio de tecnologia avançada. Dessa forma, poderíamos ter um mapa das nossas virtudes pessoais e como encaixá-las dentro da nossa realidade pessoal. No próximo texto apresentarei uma proposta sobre como definir e organizar nossas virtudes pessoais para ajudarmos na busca por mudanças positivas que desejamos fazer em nossas vidas. Gabriel de Siqueira Brito

INCERTEZA E VIRTUDES

Nas conversas anteriores, estávamos falando sobre teorias como a biologia da crença e a importância de pensar positivo para desenvolver qualidades. Mas você sabe, entender as virtudes humanas não é algo tão novo assim. Já tinha um camarada que falava sobre isso lá em 428 antes de Cristo. Mas como é que a gente pode botar ordem e uma definição mais precisa nessas virtudes com os estudos de hoje? Além de pensar positivo, eu quero saber exatamente onde direcionar meus pensamentos e melhorar a mim mesmo. E quando falamos de virtudes, a parada parece estar ligada à compreensão do cérebro humano. Mas, meu amigo, o cérebro tem mais informação do que podemos sequer imaginar! Dizem por aí que ele processa uns 15 petaflops por segundo! Isso é mais unidades de informação (0 ou 1) do que grãos de areia no deserto... POR SEGUNDO! Ou seja, o cérebro é um oceano de incertezas, tem um monte de coisas que simplesmente não podemos saber. Por isso, talvez seja interessante estudar um pouquinho conhecimento da incerteza para compreender essas virtudes. Esse tal conhecimento sobre incerteza tem tudo a ver com probabilidade. Sabe quando a gente joga uma moeda para o alto e não temos ideia de qual lado vai cair? Mas a gente pode estimar a probabilidade, tipo uns 50% para cada lado. Essa parada de incerteza também serve tanto para moedas quanto para descobrir o que é mais provável num crime. Então, por que não aplicar isso para descobrir o que é mais provável de funcionar nesse cérebro maluco? E olha só, assim como o cérebro, a vida e a realidade das pessoas podem ser um turbilhão de coisas diferentes. Tem tanta variável por aí! Por isso, a gente precisa simplificar as coisas, porque o cérebro já tá bombardeado com um monte de informações do ambiente. E não podemos esquecer que vivemos nessa sociedade da informação, onde tudo ficou mais caótico. Então, talvez seja melhor simplificar tudo, voltar a um ambiente mais básico, mais tribal, para tentar entender como o cérebro se comporta em relação a essas virtudes. E tem mais uma coisa: o cérebro foi moldado ao longo de 2.600.000 anos e a gente tá na sociedade da informação faz só uns 50 anos. Então, o que você acha que é mais provável: que o cérebro tá mais adaptado pra viver como numa tribo depois de 2.600.000 anos, ou nos últimos 50 anos? Aí a gente pode estudar as tendências de comportamento do cérebro de acordo com a probabilidade. Ei, aí a gente poderia ter um mapa dessas virtudes humanas e ver onde elas se encaixam, sabe? Tipo, entender a necessidade delas e a função que elas têm. Aí, com esse mapa, eu consigo descobrir pra onde direcionar minha motivação, sabe? Aí, a gente poderia buscar ser mais virtuosa (o) de acordo com a nossa própria realidade. Olha só, se a gente usar o conhecimento sobre incerteza, probabilidades e simplificar as coisas pra entender nossas tendências de comportamento, então a gente tem uma metodologia de como organizar essas virtudes, mesmo que as realidades humanas sejam todas diferentes e os cérebros estejam cheios de informação. Errado ou certo? Se faz sentido, qual é a chance real de melhorar de verdade, hein? Falamos no próximo texto.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Motivação

Nos últimos textos, avaliamos a biologia da crença como uma forma de nos aprimorar, reconhecendo seus bons indicativos iniciais que podem ajudar a motivar e a alcançar um melhor estado de ser. No entanto, é importante ressaltar que nem sempre aquilo que nos motiva nos leva a uma melhoria a longo prazo, não é mesmo? Às vezes, quando questionamos o que nos motiva, percebemos que essa motivação não está alinhada com a realidade ou com nossos verdadeiros valores e objetivos. Podemos nos encontrar em situações em que estamos buscando recompensas imediatas ou gratificações momentâneas, em detrimento de um crescimento significativo e duradouro. Um exemplo prático e comum é a procrastinação. Muitas vezes, adiamos tarefas importantes que são necessárias para atingir nossos objetivos de longo prazo em favor de atividades mais agradáveis ou gratificantes no momento, como assistir televisão ou navegar nas redes sociais. Embora essas atividades possam ser divertidas no curto prazo, elas podem nos impedir de alcançar nossos objetivos maiores e ter um impacto negativo em nossa autoestima e bem-estar. Outro exemplo pode ser encontrado na área da saúde e fitness. Por exemplo, algumas pessoas podem se motivar por recompensas imediatas como comer alimentos pouco saudáveis ou pular exercícios regulares em vez de focar em hábitos alimentares saudáveis e rotinas consistentes de exercícios que ajudariam a melhorar sua saúde geral ao longo do tempo. Esses exemplos mostram como podemos facilmente cair na armadilha da motivação momentânea sem considerarmos as implicações futuras dessas escolhas. É importante lembrarmos sempre dos nossos valores centrais e metas maiores para tomarmos decisões conscientes alinhadas com o nosso crescimento significativo e duradouro. Quando se trata de encontrar maneiras de alinhar nossas motivações com nossos valores, há várias abordagens que podem ser úteis. Uma delas é a psicologia positiva, um campo da psicologia que se concentra em identificar e promover as emoções positivas e os traços humanos saudáveis. Segundo um estudo publicado na revista científica "Journal of Positive Psychology", uma das principais intervenções da psicologia positiva é ajudar as pessoas a identificar seus valores centrais e usá-los como guias para suas escolhas diárias. Outra abordagem efetiva pode ser encontrada no livro do autor Simon Sinek intitulado "Start With Why" (Comece com o Porquê), onde ele argumenta sobre a importância de entender por que fazemos o que fazemos antes de definir como ou o quê fazer. Esses exemplos nos mostram algumas estratégias possíveis para alinhar nossas motivações com nossos valores mais profundos e viver uma vida mais significativa e satisfatória. Em resumo, existem várias abordagens diferentes para ajudar a alinhar nossas motivações com nossos valores mais profundos. A chave é encontrar aquela(s) que melhor se adapta(m) às suas necessidades individuais e aplicá-la(s) consistentemente ao longo do tempo. Como fazer isso mais rapidamente? Como organizar e hierarquizas as virtudes e valores para nosso objetivo? Gabriel de Siqueira

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Importância da alfabetização

As desenvolturas de ler e escrever de maneira adequada é uma das etapas de suma importância para a criança, na Primeira Infância. Saber ler e escrever é um dos primeiros passos para que possa ter um desenvolvimento global e profícuo, ao longo da vida, com melhor qualidade de vida. O ideal é que a aprendizagem aconteça por meio de brincadeiras e outras atividades lúdicas. Com este intuito a Associação JACOMINESP está recebendo as crianças e trabalhando com elas o processo de alfabetização quer seja iniciação ou aperfeiçoamento. Para tanto, elas estão fazendo bijuterias com letrinhas, escrevendo o que desejarem. Aqueles que já sabem ler e escrever auxiliam os que estão em processo de alfabetização pois, além do conhecimento, o aprendizado acontece por meio de diferentes fatores, como a socialização com outras crianças que também trabalha a empatia. Além de tudo, o processo auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras finas e coordenação olho-mão para controlar as ferramentas de escrita. Com o mesmo objetivo camisetas foram pintadas para o dia das mães, onde escreveram a frase desejada com assinatura.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Homenagem a doutora Josiane Fernandes Rodrigues

Pensa em uma pessoa que dissemina amor, paz e paciência! É a Inigualável Dra. Josiane. É uma mulher que vale por muitas, boa ouvinte, empática, competente e com um diferencial o aspecto “humano”. Nunca se viu tanto amor em forma de afetividade e empenho. Feliz é a pessoa que teve, tem ou terá o privilégio de conhecer, conviver e usufruir com tão linda personagem da vida real. Além da demonstração de amor a todos, persistência, fé, abnegação e inúmeras outras virtudes, a personalidade em tela possui outros atributos, tais como a tolerância, a inteligência e uma inabalável vontade de incutir em todos a possibilidade de prevenir e de curar doenças. Meu agradecimento é eterno. Jamais esquecerei a sua dedicação. Levo no coração como aumentou minha autoestima. Rosa

sábado, 13 de maio de 2023

Homenagem a todas as mães, especialmente as mães das dezenas de crianças que também me cativam e enchem meu coração de alegria.

Mães do século XXI, mães com pouco tempo para essa gente pequena, mas, mães em tempo integral por celular, vida corrida, abarrotada de horários marcados, quantas vezes sentem culpa sem conseguir ser tudo... quem disse que mãe tem rotina, problema de saúde, briga na escola, bagunça geral, apreensão constante, saiu sem avisar, espera paciente, sai de casa, vai pro o trabalho, dá até logo, vontade de ficar mais tempo com o de mais fascinante que tem na vida... fazer a diferença no mundo profissional, ligar ao longo do dia, sair correndo do serviço para levar ao médico, ir à reunião ou apresentação na escola... Correr, inquietar-se, duplicar-se, ou melhor multiplicar-se, vencer o dia, quando volta para casa, confere tarefa, supervisiona higiene, pergunta sobre o dia, sentimento de culpa sem poder ser mais presente, mais brincar, cantar, mais cuidar, ler para eles, assistir o mesmo filme várias vezes. Ao lado do berço, da cama, esgotada, mas feliz por mais um dia de MÃE.... Agradecida as mães que me permite participar um pouquinho disso tudo. Um dia das mães repleto de alegria! Rosa

MINHA MÃE, PROTÓTIPO A SEGUIR!

Minha mãe vivia para o outro seu desapego e sua “mão aberta” estendida aos necessitados foi o maior exemplo que tive. Hoje só tenho a agradecer pelo bem que ela fez, pelo perdão que espalhou, pela bondade que compartilhou, pela vida que doou, pelo amor que construiu e pela lembrança meiga e tranquila que tudo isto me traz. A lembrança de minha mãe com sua simplicidade e sabedoria foi capaz de me fazer mais forte como mãos a me segurar e proteger. Sua confiança, sua coragem, foi meu exemplo de vida para enfrentar qualquer obstáculo. Quando dizia que praga nenhuma, mal olhado, inveja, peste, calamidade, seria capaz de atingir a quem se acreditasse e se cuidasse, fazendo bem a sua parte, sem se dominar pelo medo, ainda me ajuda a enfrentar os problemas da vida. OBRIGADA MÃE!

sábado, 6 de maio de 2023

NOSSO ETERNO DIVININHO
DIVINO significa literalmente “aquilo que tem natureza divinal” ou “proveniente de Deus”. Sempre lhe considerei uma pessoa admirável, quando você, a Helena e um lindo bebê foram visitar-me, quando meu filho Gabriel nasceu, você o sentou na mão e o elevou acima da cabeça e o sentou no sofá, ele tinha apenas um mês de vida. Ao invés de me preocupar, eu entendi que estava fazendo uma sagração do meu filho para que fosse capaz de erguer-se diante de tudo, o que foi e está sendo comprovado. Ele supera desde pequenos enganos, até grandes dificuldades ou maldades! Às vezes é pequeno e a gente o vê ou entende como grande. (Como ocorreu com você quando era criança) que chamava seu pai, dizendo que havia um bicho encolhendo e ele apareceu com um Machado. Era apenas uma lesma. Desde que, foi concretizado o que mamãe dizia com relação à morte dela, que ocorreria no início de 1967 e que ela seria uma das primeiras a ser sepultada no novo cemitério, venho pesquisando evidencias de que antevisões fora do comum de acontecimentos, inexplicáveis pelas leis naturais, acontecem e cada vez mais estou convencida que tudo começa com o pensamento, a palavra e podem até, ocorrer revelações em sonhos (acordado ou dormindo): o que quero, ser, ter e fazer é criado antes no mundo invisível. Há vários nomes, tais como: A força do poder mental, Lei da atração, Providência divina, O poder do subconsciente, Milagres da mente, A força do poder da fé, Poder extra-sensorial, Poder cósmico da mente e outros. Muitos entendem como: um acaso, coincidência, destino, carma, era para acontecer, inspiração, sincronicidade. O certo é que, tenho vivido e vivenciado experiências de outros, que evidenciam a força do querer, do acreditar. O que sentimos se transformam no que idealizamos. O poder do pensamento intuitivo, ver além de pressentimento, sexto sentido, a inteligência infinita, possibilita até ler o subconsciente de outros. As consequências de nossos pensamentos, palavras e atos se dilatam, tem consequências que podem nos afetar agora, ou no futuro. Conosco também aconteceu Divininho. No dia no enterro da Maura você sentou ao meu lado e disse que tinha medo de morrer e ninguém ir ao seu funeral. Eu lhe disse que ficasse tranquilo, eu iria. Você até se levantou e disse: “Que isso!? ” Eu lhe disse: você, na fila, está na minha frente. Foi uma brincadeira, mas você teve Covid, melhorou e partiu no dia em que foi declarado o fim da emergência de saúde global e, certamente, cumprirei a promessa. O ser humano abriga Deus, sua presença está dentro de cada um de nós, uma força subconsciente governa as ações externas. Quando pensamos, desejamos, acreditamos, estamos mentalmente o descobrindo. Quando se usa o poder oculto interior isso engrandece tudo na vida, reivindicamos e evidenciamos o que há de melhor, a paz dentro de nós. Somos capazes de atrair experiências, condições e eventos para a vida. Com ampliação, animação, criação, desenvolvimento, inventividade, motivação e paixão, todas as coisas se manifestam. É necessário uma união consciente e subconsciente com o desejo. Se ambos estiverem de acordo resulta no lado criativo mental e espiritualmente, bem como, fisicamente, mudamos o exterior, modificando o interior. O externo é sempre um reflexo do interno, “como é dentro, assim é fora”, colhemos o que semeamos, com profunda convicção, ao pensar no mal, o mal se seguirá, se pensar no bem, o bem se seguirá. Devemos medir e capturar na mente a bondade infinita e o amor de Deus. Os cientistas estão buscando explicações como a Biologia da crença e prece científica. Cabe a todos nós desenvolvermos, disciplinar esses poderes para que surga na Terra homens Divinos que se destacarão. Você agora meu primo Divininho, é o Divinão de Deus e de todos que te conheceram, jamais te esqueceremos!

quinta-feira, 27 de abril de 2023

BIOLOGIA DA CRENÇA

No último texto revisamos sinais que a biologia da crença pode ser verdadeira, neste texto vamos revisar o outro lado, ou seja o que falta para que a teria tenha todo sentido. A biologia da crença é uma teoria que afirma que nossas crenças e pensamentos podem afetar a biologia do nosso corpo. Embora alguns defensores desta teoria argumentem que ela é suportada por evidências científicas, há muitas indicações de que a biologia da crença é falsa. Primeiro, a biologia da crença baseia-se em uma interpretação errônea de dados científicos. Por exemplo, estudos que mostram que o estresse pode afetar a saúde do corpo são frequentemente citados como evidência para a biologia da crença, mas isso não significa que nossos pensamentos e crenças podem afetar diretamente nossas células e órgãos. Além disso, a biologia da crença não considera o suficiente o papel importante dos fatores genéticos e ambientais na nossa saúde. Embora nossos pensamentos e emoções possam influenciar nossa saúde, elas não são os únicos fatores que determinam nossa biologia. Outro problema com a biologia da crença é que ela tende a promover a desinformação. Muitas vezes, os defensores desta teoria apresentam argumentos baseados em evidências anedóticas ou em estudos mal projetados, o que pode levar as pessoas a adotarem crenças e práticas que são potencialmente perigosas para a saúde. Pode existir um risco com a biologia da crença de "cura rápida" ou "milagrosa" para a saúde e que pode levar as pessoas a ignorarem tratamentos médicos comprovados e eficazes. Por outro lado, quem já teve algum tipo de depressão profunda sabe o valor de ter motivação. Assim, se sua fé está na biologia da crença ou em Deus e isso te motiva a seguir e lutar parece ser muito importante. Em resumo, ainda que o pensamento possa ajudar à saúde de forma que ainda não compreendemos completamente, não temos suficiente prova e controle para indicarmos essa proposta como principal forma de promover a saúde. É possível que no futuro possamos estudar e entender mais como aplicar de forma prática o pensamento para a saúde, no momento parece importante considerar a motivação individual o comportamento, alimentação e fatores tóxicos do ambiente. Gabriel de Siqueira Brito

domingo, 26 de março de 2023

Minha irmã Marina no casamento de seu filho Lucas

Me parece até, que o Lucas no seu íntimo, no seu inconsciente sabia, e tudo fez para encontrar a Amanda. Vejo a Amanda como uma pessoa maravilhosa, uma simpatia encarnada, carismática e possuidora das melhores qualidades que eu admiro em alguém: simples, humana, humilde, amorosa, disciplinada, atenciosa, prudente, calma, ponderada, meiga, sensível, respeitosa, boa ouvinte, agraciada com uma beleza que harmoniza com o que é. Tudo isso pude observar no pouco que convivemos. Imagine se eu a conhecesse melhor teria observado incontáveis outras qualidades. Beleza e inteligência, geralmente se nasce com elas, porém, o que somos, qualidades, nós as fazemos, é claro a grande importância da orientação das pessoas com que convivemos na família e na escola, bem como, na comunidade. Com 3 anos, o hoje Dr. Lucas, matriculado numa escola infantil da Asa Sul, ninguém conseguiu fazer com que ele permanecesse lá. Sou testemunha disso, fui e entrei na sala com a Marina. Quando nós levantávamos para sair ele chorava compulsivamente. Foi matriculado em outra. Aí foi a vez da Marina, lembro-me que a ouvi comentar de queria uma escola que trabalhasse mais, bons princípios, valores e mais formação para a vida. Foi então que foi matriculado na escola onde conheceu a Amanda e, me parece ter ficado ali por vários anos e lá, se conectaram profundamente, decidiram viver juntos, por enxergarem o bom e o belo um no outro e se aceitarem pelo que são. Que as vidas de vocês sejam pautadas por: Justiça, Amor, Compreensão, Otimismo, Motivação, Ideias, Novidades, Esperança, Sabedoria e Paz, palavras usadas para compor o nome da associação JACOMINESP.

segunda-feira, 13 de março de 2023

CIÊNCIA E REENCARNAÇÃO - DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E MUDANÇA NA PERSONALIDADE

Podemos imaginar que os receptores de proteína das células equivalem a antena da TV, os receptores da célula são os veículos baixados como um download do ambiente. Se a televisão estraga a imagem continua a existir. Minha identidade sempre existiu no ambiente independentemente de que meu corpo físico morra. A transmissão continuará presente, minha identidade é como uma complexa assinatura que contém uma imensa quantidade de informações que abrangem coletivamente o ambiente. O que comprova tais conclusões de que a transmissão de alguém continua presente mesmo após sua morte são os casos ocorridos. Discriminações raciais e de sexos passam a ser algo ridículo e até mesmo imoral quando percebemos que nossos receptores podem ser como um ambiente representando tudo o que existe e nossas antenas receptoras captam apenas parte do sinal universal. Cada um como a analogia da TV, escolhe o que seja útil. Durante a vida nossas atitudes alteram o ambiente, o simples fato de existirmos no planeta já modifica algumas coisas, portanto, uma maneira mais completa de compreendermos nosso relacionamento com o espírito é comparar os humanos aos robôs. São equipamentos equivalentes a exploradores humanos embora diferentes têm funções similares às nossas, são equipados com câmeras que registram imagens do planeta como se fossem olhos, possuem também detectores de vibração que funcionam como ouvidos, sensores químicos que identificam gostos e assim por diante, os detalhes do funcionamento desses robôs, suas antenas receptores são ajustadas para receber a transmissão de informações de um humano e ele envia os dados que fazem com que o robô se movimente. No entanto, além de receber informações o controlador também recebe as informações sobre o que acontece com o robô, interpreta as experiências dele usando-as. Você e eu somos residentes da Terra e recebemos informações de uma grande central de controle técnico espiritual. Portanto as experiências, a maneira como vivemos influência diretamente as características de nosso eu. Essa interação corresponde ao conceito de carma. Quando compreendemos isso, passamos a prestar mais atenção à maneira que vivemos neste planeta pois as consequências de nossa atitude, o que fazemos tem consequências que podem nos afetar hoje ou mesmo a uma versão futura de nosso ser. O conhecimento sobre as células somente confirma o que os grandes sábios espirituais vêm nos ensinando a séculos. Cada um de nós é como uma analogia interessante para essa verdade espiritual. É o que ocorre quando a luz atravessa um prisma, as cores que compõem a luz branca são vistas em separado devido à sua frequência individual. Se o processo for revertido ou seja, se projetarmos um espectro com as cores do Arco-Íris por meio de um cristal e eliminarmos propositalmente uma delas ou seja se retirarmos uma das cores de que não gostamos e tentávamos fazer o restante, por definição a luz branca é composta de todas as frequências juntas muitos espiritualistas preveem o retorno da luz branca ao planeta imaginam que virá na forma de um indivíduo como Buda, Jesus ou enquanto continuarmos matando ou depreciando as pessoas das quais não gostamos como se estivéssemos destruindo uma simples frequência. Nossa missão é proteger e cuidar de cada frequência humana para que o espectro de luz branca possa voltar a brilhar. Sou otimista acredito que a história da evolução seja uma história de padrões repetitivos estamos em meio a uma crise, mas o planeta já passou por situações assim. A evolução é cheia de altos e baixos com a extinção de diversas espécies incluindo a dos dinossauros. Esses altos e baixos sempre estiveram ligados a catástrofes ambientais exatamente o que temos hoje. À medida que a população humana cresce, passamos a disputar espaço com os organismos com os quais dividimos o planeta. Eu acredito que os dinossauros que estão destruindo a natureza em breve estarão extintos. Imagine uma população de trilhões de indivíduos vivendo sob o mesmo teto em um estado de felicidade perpétua, sim essa comunidade existe se chama corpo humano saudável, obviamente as comunidades celulares trabalham melhor que as humanas, nelas inexiste mendigos por células discriminadas a menos claro que a comunidade esteja em desarmonia o que faz com que algumas delas deixem de cooperar com as outras. Criar comunidades pacíficas é um desafio porque cada pessoa neste mundo vê a realidade de uma maneira diferente são 8.021.481.841 de versões humanas da mesma realidade do planeta cada uma refletindo sua própria verdade. A medida que a população cresce essas realidades se chocam umas contra as outras as células enfrentaram desafios semelhantes como no início da evolução. Logo depois que o planeta se formou os organismos unicelulares começaram a se desenvolver rapidamente. Milhares de variações começaram a se multiplicar sem controle povoaram todo o ambiente. Quando, porém, a população atingiu números excessivos alguns deles começaram a se perguntar: será que teremos alimento suficiente? O resultado final foi a humanidade ao nível mais alto da escala evolutiva. Os problemas causados pelo aumento se tornaram claros. Um dia nos tornaremos uma comunidade global, os membros desta comunidade mais evoluída reconhecerão que somos feitos à imagem do ambiente, que somos seres divinos. Os seres humanos não nascem com instintos inatos de competição ou com genes que os tomem violentos, uma espécie de chimpanzés criaram comunidades pacíficas com machos dominantes onde as fêmeas lideram. Pessoas agem diferente dos animais selvagens. Estamos no topo da cadeia alimentar, nossa sobrevivência depende de nós alimentarmos de organismos que estão abaixo. Entre os humanos a necessidade de violência para garantir a sobrevivência ou como método de seleção natural é mínima, nossa violência está associada à aquisição de bens materiais além do necessário para a sobrevivência. Nossas crianças e mulheres sofrem maus tratos, geração após geração, talvez a forma mais comum de violência seja o controle ideológico ao longo da história. Os movimentos religiosos e os governos instigaram as massas à violência e agressão para eliminar os descrentes. Além de desnecessária a violência humana não é algo inerente, genético ou um instinto. Temos a habilidade e a obrigação de eliminá-la e a melhor forma de para chegar a um nível mais alto de evolução é nos unirmos a comunidade de pessoas que trabalham para o avanço da civilização humana e que perceberam que para garantir um final feliz buscam técnicas psicológicas de última geração que utilizam a energia e permitem acessar e reprogramar. Goethe em seu livro a voz do coração descreve as transformações de sua personalidade e também as experiências de outros pacientes e relata diversas histórias em seu livro em 1998 a precisão das lembranças que acompanham transplantes vão muito além das coincidências. Uma jovem começou a ter pesadelos com assassinatos após sofrer um transplante de coração. Os sonhos eram tão vívidos que levaram uma teoria sobre como esses novos comportamentos são implantados no paciente junto com o órgão e que existe uma memória celular. As células podem se lembrar que são parte de outro ser. Conceitos de memória psicológica e comportamental fazem todo o sentido. Transplantes de células e de órgãos oferecem um modelo da imortalidade como também da reencarnação. Considere a possibilidade de que no futuro um embrião venha apresentar as mesmas características e receptores de identidade que a minha, estará de volta, porém em um corpo diferente. A missão de um paciente continua presente mesmo após sua morte. São os casos de muitas pessoas que dizem sentir modificações após sofrer um transplante. Novos comportamentos são implantados no paciente junto com o órgão. Discriminações raciais e de sexos passam a ser algo ridículo e até mesmo imoral quando percebemos que nossos receptores podem ser como o ambiente representa tudo o que existe. Deus e nossas antenas receptoras captam apenas parte do sinal universal cada um. Durante a vida nossas atitudes alteram o ambiente. É possível criar tecidos doadores universais removendo os autos receptores das células. Várias experiências desse tipo já foram feitas em laboratório as células perdem a identidade sem serem rejeitadas pelo novo órgão. Cada célula tem uma série de dispositivos receptores localizados na superfície externa de sua membrana que agem como antenas. A identidade é uma transmissão do ambiente captada por uma antena. Compreendi essa relação quando percebi que minha própria identidade, meu eu, sempre existiu no ambiente independentemente que meu corpo físico morra pois, a transmissão continuará presente. É como uma complexa assinatura contém uma imensa quantidade de informações que abrangem coletivamente o ambiente. Durante a vida nossas atitudes alteram o ambiente, o simples fato de existirmos no planeta já modifica algumas coisas. Quando compreendemos isso passamos a prestar mais atenção à maneira que vivemos neste planeta pois as consequências de nossas atitudes o que fazemos tem consequências que podem nos afetar hoje ou mesmo a uma versão futura. Consta do livro do Dr. Bruce Lipton - "A Biologia da Crença". “Meus olhos são o espelho do mundo, pois refletem a mim mesmo o que há de concreto no mundo, mas o que é refletido tem o significado que minha alma expuser, que meu espírito decifrar. Sou eu mesmo, portanto, refletido nas imagens que captei, que já não são mais as mesmas; transformaram-se nas imagens que eu criei.” https://www.bonde.com.br/colunistas/educar-se/os-olhos-sao-a-janela-da-alma-e-o-espelho-do-mundo--136173.html Depois de morar em outro Estado e fazer um transplante de córnea, ao votar para casa, percebi que ele se tornou outra pessoa, inacreditavelmente. Procuremos elevar ao máximo o potencial humano, fazer coisas que valem a pena escrever, serem lembradas, fazer algo espetaculoso que faça diferença na vida das pessoas. Fazer alguma coisa diferente, que assuste, todos os dias aprender, mesmo que corra riscos sem se importar com a opinião dos demais. Valorizar as coisas boas que as pessoas fizeram por nós, dizer a eles.

COMPARANDO O BARALHO COM A NOSSA FORÇA MENTAL - JOSEPH MURPHY

No baralho há 52 cartas de jogar e 2 cartas adicionais chamadas Coringas e vem dentro de um envoltório lacrado. É preciso romper o lacre para usar as cartas. Também é verdade quanto a Deus. Isso simboliza a espécie humana pois cada homem é um livro fechado. O homem abriga Deus, a presença de Deus está dentro de cada um de nós aprisionado internamente. O conhecimento dos poderes da nossa mente consciente e subconsciente, bem como da lei da ação e reação. Temos o lacre, ao rompê-lo encontraremos uma força subconsciente que governa as ações externas, desvendaremos o espírito, a mente. Quando pensamos, desejamos, acreditamos, está mentalmente rompendo o lacre e descobriremos que o Reino de Deus está dentro de cada um de nós. O Coringa é a carta excedente, é Deus e ele é habitualmente rejeitado em muitos jogos como Deus é recusado por muitos porque o ser humano típico, tem um Deus fora de si mesmo, uma espécie de ser humano típico, rejeita o Coringa, o Deus interior, ele refuta o fato de que a sua própria consciência é Deus para o seu mundo. Quando se usa o Coringa ou o poder oculto interior isso engrandece tudo na vida. Começando a usar o poder Divino dentro de si, engrandece saúde, paz, felicidade e alegria, como o Coringa em jogos como Canastra. Colocando Deus de volta no trono da mente reivindicamos e evidenciamos o que há de melhor. Como o baralho, o ano tem 52 semanas o que representa o fim de um ciclo solar. O ciclo também tem lugar na nossa mente quando temos uma ideia. O propósito, o que quer que seja registrado no subconsciente será expresso e o seu ciclo será concluído. A impregnação existe. Sempre há um intervalo de tempo entre a impregnação do subconsciente e a manifestação externa da sua oração. Esse período é como o dia do sábado. A paz dentro de nós é comparável aos 4 naipes: paus, copas, espadas e ouro. Paus: Fogo – significa ampliação, animação, criação, desenvolvimento, inventividade, motivação e paixão. Copas: Água – coração majestoso, ligado a sentimentos e emoções, à arte e ao intelecto. Ouros: Terra – assuntos realistas e concretos, como temas profissionais e financeiros, sucesso no trabalho e nas posses. Espadas: Ar – Angústias existenciais e busca constante por respostas. Assim, simbolizam a natureza espiritual mental, emocional e física do ser humano. Os 4 naipes representam eu sou o Deus (Salmo 82) e significa que seja qual for a ideia conceito ou imagem mental que esteja contemplada, os 4 níveis ensinam a rezar o que atrai todas as experiências condições e eventos para a vida. É a maneira como todas as coisas se manifestam no mundo. As 13 cartas de cada naipe que também contém figuras: o rei, a dama ou rainha, e o valete e as demais numéricas. A ideia é que nascemos para ser um rei que reina sobre a mente, corpo e circunstâncias, o valete representa o desejo ideal o plano que ainda vai manifestar. É necessário uma união consciente e subconsciente com o desejo. Se ambos estiverem de acordo resulta no lado criativo mental e espiritualmente, bem como, fisicamente. As cartas numéricas representam uma interação harmoniosa das mentes consciente e subconsciente ao longo das fases da vida que são numericamente infinitas. As cartas com figuras, metade de cima igual a de baixo, indica a nossa natureza dual. Vivemos em um mundo mental espiritual e, quando o mundo exterior nos desagrada podemos ir para a esfera da mente rezar, nos identificar com o nosso ideal. Alimentando, mudamos o exterior, modificando o interior. O externo é sempre um reflexo do interno, como é dentro, assim é fora. Toda moeda tem lados, temos a noite o dia, a maré alta e a maré baixa, o masculino e o feminino, o quente o frio, a dor a saúde e a doença, os opostos são expressões do mesmo princípio eterno que é eternamente completo e perfeito em si mesmo. O Adorno da cabeça simboliza a sabedoria e o poder de Deus, a coroa caracteriza a autoridade e a regência do espírito que está no comando na mente do ser humano. O rei de ouros com a mão no peito, indica a sua lealdade a Deus único poder e atrás dele é o machado sugerindo que a lei do subconsciente é que colhemos o que semeamos. O Machado também indica a reação, se violarmos a lei da harmonia ou da ordem divina na nossa vida, ao pensar no mal o mal se seguirá, se pensar no bem o bem se seguirá, a espada na mão indica a espada da verdade. A verdade entra na mente para dividir ou separar os resíduos das verdades de Deus. A verdade o separa das antigas falsas crenças da raça humana provocando uma rixa interior resolvendo desse modo todas as diferenças. O Copas, a mente subconsciente com as verdades eternas, a espada empunhada pelo rei, representa os pensamentos e ideias, o sentimento ou natureza emocional, a profunda convicção, a história da oração e entrega. As damas seguram uma flor o símbolo da pureza, do amor, da beleza, da ordem, da felicidade no mundo. A dama de espadas é o sentimento dominante no seu subconsciente. Ela segura uma tocha na mão, essa é a luz que ilumina cada pessoa que vem ao mundo. Ela serve para fazê-lo lembrar que a inteligência infinita de Deus está nos seus olhos que estão voltados para a solução que a sabedoria divina trará enquanto se manter elevada a fé. A tocha é a vela que brilha eternamente sobre a cabeça. O valete de espadas segura uma ampulheta indicando que estamos nos deslocando através do tempo e do espaço neste plano tridimensional. Sem saber a hora, o dia em que a ideia se realizará esse é a pena que o valete de copa segura. O Machado atrás da cabeça são simbolicamente a lei e o mundo. O seu plano é compatível com o bem de todos sem prejudicar ninguém. Quando estiver em dificuldade pensemos em Deus e na resposta. Ele sabe a resposta. Esse é o peso da pena que o salva. As mantas e vestes usados pelas figuras são belos elegantes e coloridos, indicam as 7 cores do espectro solar, o branco é a pureza a completude e a perfeição de Deus, é chamado de mãe de todas as cores. As cores nas cartas nos falam da presença Imaculada, impecável que existe em nós. O vermelho indica o desejo purificado e a divindade, o escarlate representa o entusiasmo e o inebriamento Divino, o roxo denota a sabedoria de Deus reinando suprema na nossa mente. O verde simboliza a abundância de Deus e as Ideias e pensamentos frutíferos. O azul indica a área subconsciente da nossa mente ou a lei de Deus. O amarelo denota o poder, a força e a glória do ser infinito. O número de cartas de cada naipe, nos faz lembrar dos nossos poderes, faculdades simbolizadas pelo número 13. Cabe a todos nós desenvolvermos, disciplinar esses poderes para que surga na Terra um homem Divino que se destacará. As 40 cartas numéricas nos lembram que Jesus jejuou durante 40 dias. Todas essas histórias simbolizam o jejum do banquete envenenado dos pensamentos com a conclusão de um ciclo de consciência. Façamos jejum de pensamentos de pobreza e nos alimentemos da abundância de Deus. Rejeitemos a aparência das coisas, o veredito, as opiniões e gradualmente a consciência qualificará quer isso leve uma hora, uma semana, um mês, terá jejuado por 40 dias. Os bastões que os valetes de paus, de ouro, seguram indicam uma vara que significa a mente, o medidor e devemos medir e capturar na mente a bondade infinita e o amor de Deus porque o conceito de Deus é o conceito de si mesmo. Protejamos a ideia, a amemos fazendo-a viver. Ocorrerá então um padrão espiritual com o qual se poderá medir todas as coisas. Vale mencionar a folha suspensa no valete de paus que diz respeito as Ideias, planos e propósitos na mente, o esquema, o diagrama, o projeto. Repare que o valete de paus se curva para a frente. Isso representa humildade concedendo toda a glória e homenagens a Deus, a atitude deveria ser a seguinte: pai eu te agradeço. (João 11.41-43). É geralmente aceito que o valor numérico, as quantidades matemáticas, as cores e o simbolismo das cartas de baralho, certamente, os antigos místicos que conceberam essas cartas há centenas de anos, tinham conhecimento destas verdades.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A MAGIA DA GRATIDÃO

Quanto mais quantidade de gratidão se emite, mais o coração e a mente se abrem, como um sortilégio para que a vida se transforme e atraia melhorias para quem se sente grato e se irradia para todos, como um canal de ilimitadas benesses. Ocorrem como respostas, curas físicas e mentais, afastamentos de medos e outras dificuldades da vida abrindo portas com melhorias em todos os aspectos, com descobertas para a solução de problemas e paz infinita. Os cientistas Newton e Einstein acreditavam que se todos cientistas seguissem os caminhos que eles trilharam, os problemas seriam superados, o entrosamento, o desenvolvimento, novas e úteis descobertas ocorreriam e a melhoria seria contínua e sem limites. Descobertas úteis na física, mecânica quântica, medicina, psicologia e outras transformariam a vida, a harmonia seria uma constante, guerras seriam banidas reinando a cultura de paz para o mundo. Sonhavam com um futuro em que os líderes das nações seriam as pessoas mais gratas e receberiam gratidão que provocaria riqueza e prosperidade, as doenças diminuiriam, empresas seriam bem-sucedidas com intensificação de produções. Como consequência do poder mágico da gratidão, felicidade, riqueza e paz dominariam a terra. Atualmente, pessoas que descobrem o poder da gratidão acreditam que o agradecimento ocorrerá no mundo e irá saturar o planeta com sua magia e todos os sonhos se tornarão realidade. Assim, quando a vida apresentar desafios, um dos caminhos são palavras mágicas emitidas para a mente, sentidas no coração que trarão a abundância para uma vida de felicidade. Ideias contida no livro e filme O SEGREDO que vem infundindo um movimento global. “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”. Tabua de Esmeraldas cerca de 3000 a.C. No início deste século, o livro e palestra foi uma revolução sobre o que realmente determina a nossa capacidade de ser saudável ou doentes. E também como somos cocriadores de nós mesmos! Uma leitura para quem ainda tem alguma dúvida sobre quem realmente somos! Bruce H. Lipton tinha sete anos quando pela primeira vez pôs os olhos num microscópio. Foi amor à primeira vista. Anos mais tarde, já professor de Medicina na Universidade do Wisconsin, sentiu esmorecer a sua paixão pela vida das células: o pai tinha morrido, ele estava a divorciar-se e não progredia nas investigações... foi o melhor que lhe aconteceu. Farto de tudo, tirou um ano sabático e foi dar aulas numa pequena universidade na ilha de Montserrat, nas Caraíbas. Naquele cenário paradisíaco foi capaz, finalmente, de relaxar e pensar. Teve então uma epifania e fez a descoberta que viria a mudar o mundo da Biologia: nem os genes nem o DNA controlam o nosso corpo; antes pelo contrário, o comportamento das nossas células é controlado por sinais exteriores à própria célula – incluindo as mensagens energéticas que emanam dos nossos pensamentos. A descoberta, fundamental para a Epigenética, ocuparia toda a sua vida a partir daquele momento. As implicações são extraordinárias a todos os níveis. Ou seja, os nossos pensamentos e ações podem mudar a essência do ser humano – temos o poder de alterar o que julgávamos impossível: o nosso próprio DNA. Obra absolutamente pioneira e um best-seller desde a sua publicação: A Biologia da Crença. Visualizo, em todo o universo, uma pré-matéria que quando alcançada pela energia do pensamento, carregada de emoção, de anseios, se transforma em coisas, qualquer coisa.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Saúde e Produtividade

Quero saber como melhorar minha saúde e produtividade e começo com um cientista que foi do mecanicismo para uma teoria sobre a onda do pensamento ser o principal fator da saúde: Bruce Lipton e a Biologia da Crença. Embora a Biologia da Crença seja uma hipótese controversa e ainda não totalmente validada, quero começar sem medo (já que o autor defende que o medo seria o principal que afeta a saúde). Por isso, neste texto segue alguns indicadores que sugerem que essa teoria anti-newtoniana pode ser apoiada por evidências. Aqui estão alguns pontos que podem indicar a potencial verdade da teoria: 1- Pesquisa emergente: Embora a Biologia da Crença seja uma hipótese relativamente nova, há algumas pesquisas emergentes que apoiam a ideia de que nossos pensamentos e emoções podem impactar nossa biologia. Por exemplo, a pesquisa mostrou que o estresse pode afetar nosso sistema imunológico e que práticas como meditação e atenção plena podem ter efeitos positivos em nossa saúde física e mental. 2- Epigenética: A Biologia da Crença é baseada em parte no conceito de epigenética, que é o estudo das mudanças na expressão gênica que não são causadas por mudanças na sequência do DNA. Há evidências que sugerem que nosso ambiente e experiências podem afetar nossos marcadores epigenéticos, que por sua vez podem afetar nossa saúde e bem-estar. 3- Efeito placebo: O efeito placebo é um fenômeno bem documentado no qual a crença de uma pessoa em um tratamento pode levar a uma melhora mensurável em sua saúde. Embora os mecanismos exatos do efeito placebo não sejam totalmente compreendidos, isso sugere que nossas crenças e percepções podem afetar nossa biologia. 4- Intervenções mente-corpo: há algumas evidências que sugerem que intervenções mente-corpo, como terapia cognitivo-comportamental e redução do estresse baseada em mindfulness, podem ter efeitos positivos em nossa saúde e bem-estar. Embora os mecanismos exatos dessas intervenções não sejam totalmente compreendidos, eles sugerem que nossos pensamentos e emoções podem afetar nossa biologia. Por um lado, o autor nos coloca como vítimas do meio e por outro lado responsáveis por quem somos. Em conjunto ele usa uma analogia que um corpo é uma cidade e que a consciência pode governá-lo bem ou mal. Além disso, a capacidade dessa consciência de governar depende principalmente do meio. Pode parecer um tanto contraditório, mas Lipton nos diz que poderíamos controlar esse meio de formas não muito complexas e sermos melhores e mais saudáveis. No entanto, necessitaria testar seus métodos com grupos de pessoas para definir consciência e o poder que uma pessoa tem para governar sua cidade. No próximo texto quero explorar indicativos que diminui a probabilidade de uma pessoa governar sua cidade. Desta maneira eu quero buscar um olhar crítico e avaliar as evidências disponíveis. Embora a Biologia da Crença ainda não seja totalmente validada pela pesquisa científica, ela gerou discussões importantes sobre a conexão mente-corpo e o potencial para uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar. Gabriel de Siqueira Brito – Educador Físico e Neurocientista

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Qualidade de Vida, Saúde Mental e Felicidade

Essa é uma série de textos em que quero expor o que encontrei de mais racional para melhora da qualidade de vida, saúde mental e felicidade (eudemonia). Com o objetivo de buscar contradições e erros com o público. E, não parece muito fácil isso de buscar felicidade, por onde começar? Filosofia? psicólogos? Tem muita proposta na internet, não? Para exagerar eu encontro propostas de felicidade como: “Com o coaching científico zoológico... você vai encontrar o pinhão da frequência da polenta dentro do seu “MINDSET” e hackear seu código genético espiritual…” Que terminam com: “para ficar rico em um mês… pagando 37 euros…”. Ou seja, que eu não entendo uma polenta (nada) de como pode funcionar ou como realmente seria o mais científico que está disponível no entanto que usam palavras supostamente cientificas e de moda como MINDSET em vez de mentalidade ou citam física quântica. Pela quantidade de informação e falta de método, pode ser difícil e caro buscar felicidade e saúde física e mental. Mesmo porque tudo se diz científico! Mas, quão científico é? Existem níveis de ciência? Então me sobrou a opção mais chata, de buscar métodos para diferenciar o que é mais provável do menos provável funcionar com um pouco de metodologia probabilística. Busco conceitos que poderiam ser mais práticos. Estudos podemos escrever um código e simular em um computador ou escaneiam o processamento no cérebro. Por isso esses textos vão estar principalmente relacionados com a neurociência e a inteligência artificial. Então nessa serie de textos quero trazer o que encontro de mais novo de forma simples e visual para melhora de saúde física e mental. E, com isso, podemos repassar com os leitores se é o que realmente mais faz sentido. Gabriel de Siqueira Brito, Educador Físico e Neurocientista com experiência em eventos de aperfeiçoamento e desenvolvimento de pessoas.

Livreto: Era Uma Vez uma Índiazinha

Sonho com uma humanidade Sem medo do semelhante Frescor, vento natural, corações, portas e janelas abertas. Crianças na chuva brincando na enxurrada. Certeza de poder confiar e abraçar a todos. Animais, pomar, horta, lindo jardim, dálias e esperanças. Sonho com a humanidade confiando e acreditando em seu semelhante Todos livres como um passarinho https://drive.google.com/file/d/1WvTDtoO720DTB-achIU5RCyv6jS4I4ie/view?usp=sharing

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Importância do Estudo - Grande Chiquinho

É terrível quando se houve de jovens perguntas como: Estudar para que? Aprender para que? Há, se eles tivessem consciência de que estão jogando fora uma preciosidade, deixando de aproveitar o tempo, as oportunidades, para que se tornem os precursores da melhoria, da paz, de um futuro melhor para a humanidade, pois a educação é a base de tudo e é cada vez maior a necessidade de aprender, de criatividade, de encontrar e criar oportunidades para superar todo e qualquer problema. No entanto, há uma grande esperança: muitos são os jovens e adolescentes de hoje que estão buscando no caminho pela dedicação ao estudo mudar muitos paradigmas indesejáveis. Um deles é Chiquinho, o grande Francisco que tem um pensamento e atitudes diferentes da maioria. Foi o que pude sentir em uma entrevista com ele. Francisco convive mais com os avós que com seus pais, aliás mora com eles. Está com 15 anos, idade que em muitas culturas participam, até mesmo, de rituais para entrada na idade adulta, estranhos para muitos. Pode-se até mesmo dizer que as perguntas foram diferentes, foi uma solicitação de concordância. O modo de perguntar foi com intenção de receber dele suas opiniões já que, considerando a fase característica em que vive com alterações em diversos níveis: físico, mental e social que distanciam a maioria, das formas de comportamento e privilégios típicos da infância, e se reveste da aquisição de características e competências para assumir os deveres do adulto. O adolescente é tachado de “ser do contra”, de sempre querer ser diferente... É fácil perceber como muitos se chateiam de serem chamados por tratamentos que o deixam de identificar. Chiquinho sabe que num primeiro contato ou nos primeiros, principalmente para os que já estão com idade mais avançada, fica mais difícil lembrar o nome. Assim ele nem se importa se o chamarem de jovem, moço, garoto, ou menino... Para uma época onde as pessoas estão com vida cada vez mais longa a compreensão dos mais jovens é algo muito importante. A adolescência está intimamente ligada à alteração da compreensão do desenvolvimento humano e também à transformação da forma como cada geração se define a si própria. Numa sociedade em que a comunicação é cada vez mais rápida e facilitada, onde os meios cada vez mais influenciam a ganância pelo poder e bens materiais, os mais jovens se consideram diferentes e melhores que os mais vividos, os quais são vítimas, até mesmo, de críticas e deboche. Muitos idosos se sentem deslocados. Nosso protagonista Francisco se diz ser uma pessoa normal como as outras. Gosta de futebol, internet, da família e amigos. Em outubro se comemora o dia do professor. Desta profissão todos dependem ou, pelo menos deveriam passar pelo seu convívio, pela sua orientação. É muito triste quando se percebe que grande parte destes profissionais estão decepcionados, se sentindo desvalorizados e até mesmo, vítimas de agressões pelos educandos. Pessoalmente, acredito que a culpa é sempre do educador. Falta-lhe atualização, autoestima, sentimento de solidariedade. Usam métodos e técnicas arcaicos, ultrapassados, culpam aos outros que o desvalorizam. Muitos esquecem a importância da afetividade nas inter-relações e na construção do conhecimento que só ocorre se houver o desejo que brota da simpatia, pois o ser humano é movido pelo amor. Como disse o filósofo e economista inglês, John Stuart Mill: "É impossível que ocorram grandes transformações positivas no destino da humanidade se não houver uma mudança de peso na estrutura básica de seu modo de pensar." Numa audiência, em que eu, que era Diretora de uma escola fui assaltada, o Promotor de Justiça me tachou de ser idealista, de fantasiar ao imaginar que a educação é a prevenção para todos os males e também é o antídoto para os comportamentos e atitudes indesejáveis já alojados, quando se instala o vício como uma força ativa em oposição a virtude. O mal que se opõe a inteligência, superando o bem, surge nos seres humanos, quando encontra espaço para isto. Parece que, atualmente, no vazio de pensamento, de raciocínio, de análise para se produzir conhecimentos o mal se torna algo banal. Felizmente, muitos, pensam diferente: A opinião de Francisco quanto as questões a seguir foram: o Hoje quem não possui uma formação básica não arruma emprego. o No mundo de hoje, quem não estuda não possui uma vida boa. o Muitos professores passam muito conteúdo sem nenhuma qualidade e o estudante acaba não aprendendo nada. o Sem conhecimento como você vai realizar o sonho ou ajudar outras pessoas a realizarem os seus? o O supletivo é uma forma de a pessoa recuperar o ano que perdeu sem praticamente estudar, pois, as provas são de múltipla escolha ou certo e errado e pode repetir a prova quantas vezes quiser. Ou seja, você sai do supletivo do mesmo jeito que entrou, sem aprender quase nada. O ser humano em formação mais que outros, necessita afeto, carinho e atenção que são importantes na formação do sujeito ético, moral e também espiritual. A educação moral e religiosa favorece e ajuda a enriquecer a personalidade e o caráter facilitando o conhecer-se, o vencer-se e o exercitar-se. Assim a educação deve propiciar a unidade com Deus por meio do desenvolvimento espiritual para que o ser humano seja semeador da paz, do amor e da esperança. A convivência deve oportunizar circunstâncias para que o ser humano crie valores capazes de levá-lo a ação adequada a ter espírito de disciplina, a fazer bem o que se tem que fazer alimentando assim um grande, alto e nobre ideal pois trabalhar a transcendentalidade é uma das receitas que muito ajudam na educação da vontade e na construção da felicidade. Ao ser perguntado sobre religião Chiquinho respondeu: Sou católico. Porque minha família tem uma influência forte do catolicismo e eu me interesso muito pela religião. Francisco, você que tem o nome de um grande santo que tanto bem fez a humanidade e que tantos seguidores continuam seu ideal, seja sempre abençoado. Seja feliz, honesto e sincero, jamais deixe os estudos em segundo plano. Tenho certeza que sua família irá sempre se orgulhar de você.

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...