Fotos de brinquedos e enfeites com sucatas.
A Educação Ambiental é uma área excelente para funcionar na Escola como eixo norteador dos Temas Transversais, e com ela torna-se muito fácil a interdisciplinaridade. No entanto, é necessário que o educador esteja consciente de sua importância. Para ter clareza deste valor, é necessário conhecer os aspectos que envolvem o tema. Assim, antes de falar da praticidade se faz necessário algumas considerações:
Entendemos por meio ambiente o planeta Terra e tudo que tem algum relacionamento com ele e que compõe: homem, plantas, animais, ar, água, solo e energia. Vivemos em um momento de crise ambiental mundial, provocada pelo tratamento incorreto dado a natureza, onde as mudanças bruscas têm causado sérias alterações no ambiente natural, comprometendo a qualidade de vida e ameaçando até mesmo a sobrevivência do Planeta Terra.
“Ambientalistas do mundo inteiro estão se movimentando em defesa deste mundo azul que chamamos de “TERRA”.
Projetos e pesquisas vêm sendo elaborados para esclarecer as pessoas à importância de se preservar a natureza. Algumas pessoas já se conscientizaram dessa importância, mas, muitas ainda não sabem o que fazer para ajudar a preservar o meio em que vive.
É importante que saibamos de que maneira cada um de nós pode contribuir para a preservação do meio em que vivemos. E uma dessas maneiras é fazendo a reciclagem do lixo, a fim de facilitar o trabalho do coletor.
A reciclagem é um dos projetos que vem dando certo. Através dela é possível obter novos objetos e assim, evitar a destruição da natureza.
Deixar de jogar lixo nas ruas, economizar eletricidade, evitar acidentes, também é uma formar de preservar o meio ambiente. O trabalho do professor deve levá-lo à busca de atividades inventivas que incentivem a criatividade do ser humano, seja fator de economia, valorize e como conseqüência, preserve o meio ambiente Sabe-se que o grau de desperdício de uma sociedade é inversamente proporcional ao seu nível de educação, além de que o desperdício é também demonstração de falta de espírito de fraternidade e de compreensão dos deveres que cada um tem em relação à comunidade em que vive e a responsabilidade individual pelas dificuldades de todos na luta pela vida.
Clarear os conceitos sobre os processos que ocorrem na natureza e suas conseqüências e que prejudicam ou garantem o bem-estar e a qualidade de vida das populações é papel da Educação Ambiental destacando a importância de rever as relações ecológicas entre o homem e o meio ambiente e dos homens entre si.
Uma das fontes mais ricas de materiais a serem empregados nas escolas são as sucatas que podem ser reaproveitada, na confecção de brinquedos, lembranças e jogos pedagógicos.
A educação ambiental é de grande importância para a sociedade. Ela contribuirá para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com a vida. Assim as escolas têm uma grande importância na questão ambiental, já que elas desempenham um papel muito importante na sociedade. Compete a elas informar, pesquisar e orientar seus estudantes quanto a importância de preservar o meio em que vivem e incentivá-los a divulgar o que aprenderam aos pais, irmãos, amigos, vizinhos, e até mesmo as autoridades.
Compete a nós indivíduos, enquanto cidadão zelar qualidade do meio ambiente. Se cada um de nós cidadãos, educadores, autoridades fizermos a nossa parte, com certeza teremos uma vida bem melhor. E quem sabe no futuro não precisaremos mais ouvir falar em degradação ambiental.
Ofereceremos sugestões demonstrando como sem gastos, com boa vontade, e técnicas específicas, trabalharmos a ludicidade, incentivarmos a criatividade e aguçarmos a curiosidade de nossos educandos, com materiais ricos, coloridos e fáceis de conseguir, sucatas, que normalmente vão para o lixo.
1. A SUCATA NA EDUCAÇÃO
Ainda há professor que tenta forçar o educando a repetir generalizações e conceituações que lhe são apresentados prontos buscando um alto nível de abstração em seu trabalho. Esta técnica descarta a descoberta, pelo próprio estudante dos conceitos ao seu alcance.
Felizmente, a preocupação de muitos aliada a carência de recursos da escola para aquisição de material pedagógico tem cada vez mais, levado professores a transformar objetos simples em material didático.
Esta busca forneceu ao professor sugestões para o enriquecimento de seus recursos pedagógicos, sem a necessidade de gastos excessivos com a aquisição de sofisticados materiais industrializados. O uso desse material visa ainda incentivar o professor para a utilização dos recursos materiais característicos de sua comunidade, como a sucata e elementos próprios da natureza, proporcionando ao mesmo tempo, o desenvolvimento de expressão criadora do educando, bem como a economia de recursos financeiros.
Quando se refere a SUCATA NA ESCOLA, muitos, que desconhecem o ambiente escolar ficam surpresos, entendem como lixo. Por sucata não se quer dizer lixo, ferro velho, coisas jogadas fora. Quer dizer objetos que já tiveram um determinado uso e passaram a ser matéria prima para ser transformada e recriada com um novo significado, descoberto por cérebros criativos. Sucatas são materiais que já cumpriram uma função e nos desafiam com uma incrível possibilidade de recriação. Para os educadores sua aplicabilidade é imensa, é um material de variados tamanhos e formas, diversificadas, coloridas, de múltiplas utilidades e fácil obtenção que desperta a curiosidade, estimula e desafia a criatividade do educando.
Hoje mais que nunca a criança acostumada aos eletrônicos e a multiplicidade de brinquedos e imagens necessita de estímulos para desenvolver a capacidade criativa para inventar, construir o conhecimento e divertir-se.
Ë muito importante a conscientização da criança para transformação do velho ou usado em algo útil em uma época em que está acostumada a utilização de descartáveis, de se jogar fora tudo que estraga ou fica velho. Na criança tal procedimento é transferido para todas as situações da vida. As pessoas, as palavras, também podem ser jogadas fora. O mais velho já está ultrapassado, já pode morrer. O idoso deixa de receber o respeito e a atenção dos mais jovens. A preocupação da valorização do usado como fator de economia, como valor histórico, como reaproveitamento, renovação, e também uma atitude de respeito que no processo educativo, age na forma de pensar e agir de que tudo pode ser reaproveitado, tem utilidade, assim como o ciclo natural da vida.
A criança acostumada a utilizar-se de sucatas nas atividades educativas e brincadeiras, certamente, acostuma-se a buscar a criatividade e a pluralidade de atitudes, para enfrentar as dificuldades e os desafios que deparar em sua vida.
Com sucatas o educador pode preparar materiais lúdicos, variados, de múltiplas funções, para trabalhar o processo ensino aprendizagem, que facilitam a percepção de detalhes, de pormenores e prendem a atenção. Quem descarta o uso de sucatas perde uma excelente oportunidade de tornarem suas aulas atraentes e divertidas e de trabalharem materiais bons e valiosos para a educação. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração.
A utilização da sucata é um estratégia educacional válida na medida em que se insere em todo o processo educativo com uma filosofia amplamente discutida e objetivos claramente delineados.
Em uma época em que se considera os eletrônicos responsáveis por estereotipar a criatividade, desestimular a imaginação e robotizar comportamentos, trazendo os sonhos prontos, a riqueza da sucata aliado a utilização de dinâmica de grupo, de sensibilização e ludopedagógicas constitui certamente um dos procedimentos mais motivadores e extremamente válidos na construção do conhecimento.
2. SUCATAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 Esquema Corporal – Para a consciência das possibilidades e os limites de seu corpo e o conhecimento do meio em que vive, a criança necessita desenvolver o esquema corporal que é básico para a distinção do que é ela e do que é o outro e os objetos, ajudando-a no equilíbrio pessoal gerando respeito e cuidado com o seu corpo e o dos outros.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam no esquema corporal:
• Boneco múmia feito com arame e recoberto com tiras de tecido ou de jornal;
• Bonecos de roupas velhas cheias com jornal ou de papelão grosso articulado;
• Desenho, recorte e pintura do corpo ou partes do corpo em papelões ou plásticos;
• Fantoches – potes, garrafas, latas, caixas longas, finas – para personagem;
• Máscaras com sacos de papel ou pratos de papelão;
• Rostos, meio corpo ou corpos inteiros de figuras humanas coladas em tampas de plástico ou pratos de isopor para jogos que combinem atributos comuns (criança, loira, negra, sorrindo);
• Sobras de TNT, tecidos, papéis, sacos diversos para confecção de fantasias características.
2.2 Estruturação Tempo-espacial – é básico no conhecimento matemático e no processo de construção da leitura e da escrita. Está interligada ao esquema corporal.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam a estruturação temporal e espacial:
• Ampulheta construída com partes superiores de garrafas plásticas transparentes unidas pelo gargalho;
• Automóveis construídos com caixas, rolos ou canudos e tampinhas (trabalhar as direções e posições);
• Batuque com latinhas de vários tamanhos – seqüência de som;
• Construção de calendários com calendários velhos;
• Demarcação de espaços e construções com caixas de ovos, latas, garrafas;
• Dominós com quantidades, frações, operações matemáticas, com cartelas de papelões ou caixinhas;
• Relógios feitos com pratos de isopor ou papelão;
• Seqüência com desenhos simples colados em tampas plásticas redondas (antes, depois, ordem crescente e decrescente, etc.).
2.3 Desenvolvimento do Pensamento – Uma das tarefas de grande importância para os educadores é à busca de soluções ou de outras alternativas que estimulam o pensamento e desenvolvem as inteligências.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam o desenvolvimento do pensamento:
• Quebra cabeças de uma ou mais faces, em papelões ou lâminas plásticas recortadas, com pequenas caixas que se unem, podendo ser de fósforos, de gelatina, de creme dental;
• Jogo da memória com tampas plásticas e figuras coladas;
• Jogo de associação com figuras coladas em tampas plásticas;
• Caixas de classificação com embalagens de yogurte, partes inferiores de garrafas, latas, etc.;
• Coleção de figuras de revistas coladas em papelão e plastificadas – as possibilidades de exploração são inúmeras;
• Casinhas e móveis construídos de caixas e sucatas diversas – classificar, agrupar, contar ou inventar estórias;
• Adivinhe o que é? Figuras de objetos, frutas ou animais escondidos em envelopes;
• Juntar canudinhos de refrigerantes para formar, reproduzir ou criar formas diversas;
• Jogo da memória com caixinhas iguais unidas formando gavetinhas;
• Blocos lógicos de papelão para construir figuras;
• Colocar um objeto dentro de uma caixa fazendo perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não, adivinhar o que é;
• Montando gibi e inventando outra estória;
• Juntar uma quantidade de tampinhas ou caixinhas diversas para contar, seqüenciar, construir, acertar o cesto, brincar de Batatinha Quente, etc.
Batatinha Quente – Com os educandos sentados em círculo, distribuir tampinhas de várias cores para uma parte do grupo. As tampinhas serão passadas para o colega da direita e todos repetirão ao mesmo tempo: “Batatinha quente, quente, quente... (de 1 a 10 vezes) queimou...” Quando disser: queimou as tampinhas ficarão onde estiverem. O professor terá preparado antecipadamente questões diversas com as cores das tampinhas: ou sobre assuntos estudados, mesclados com atividades do tipo: imitar animais, cantar, rodopiar, rolar, gritar... ou somente estas últimas dependendo do nível da turma.
2.4 Habilidades Motoras – É enorme a importância de se trabalhar a lateralidade para que a criança tenha facilidade de seguir o sentido da escrita e discriminar letras (p,b,d,q) cujas formas se alteram em apenas um detalhe. O desenvolvimento psicomotor pleno, além do desempenho motor, da estruturação tempo-espacial, da lateralidade, é importantes para a formação da criança como ser individual e único e irá influenciar em sua qualidade de vida.
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam as coordenações:
• Alinhavo com papelões, (onde se colam figuras), partes lisas de garrafas plásticas ou lâminas de raios-X;
• Bola de pano (tiras enroladas ou enchendo meia);
• Boliche ou jogo de argolas com latas, garrafas plásticas (que podem conter água colorida ou serem cobertas com massa preparada), de cones de lã ou linha industrial contendo números ou letras – argolas com arame ou aros de tampas plásticas;
• Contas ou placas para enfiar;
• Contornos de figuras de jornais ou revistas;
• Encaixe de copinhos feitos com a parte inferior de garrafas plásticas de diversos tamanhos;
• Encaixe de garrafinhas plásticas em embalagens de yogurte;
• Funis feitos com a parte superior de garrafas plásticas para recolher bolas;
• Letras e números recortados em papelões ou lâminas plásticas para encaixe;
• Modelagem com massa;
• Moldes vazados, enfiagem de barbantes em retroses ou canudinhos;
• Passa bolinha com partes superiores de garrafas plásticas encaixadas uma sobre as outras;
• Punção em placas de isopor;
• Simulação de calçados com lâminas de raio x ou partes lisas de garrafas plásticas com recorte, furos e cadarço para dar diferentes tipos de laços;
• Tecelagem com tiras de papel grosso ou plástico.
2.5 Percepções – As informações concretas de tudo que nos rodeia favorecem outras percepções e estimulam o pensamento. Assim o desenvolvimento dos sentidos, principalmente audição, visão e tato são responsáveis pelo entendimento, pelo ser humano, do que acontece no meio, principalmente a comunicação oral, (a percepção correta dos sons facilita a leitura, a escrita e a música); a discriminação visual facilita a percepção das formas corretas das letras, na leitura e na escrita e, a reprodução de detalhes em desenhos.
Sugestões de jogos de sucatas que desenvolvem as percepções:
• Bandinha de sucata (pandeiro com lata de doce e tampinhas metálicas de garrafa ou madeira com tampinhas, chocalhos com latas, bate-bate com metades de coco, triângulo com pedaços de ferros, reco-reco etc.);
• Caixa tátil;
• Caixas e caixas diversas para encaixes;
• Dominós;
• Identificação de sons iguais feito com diversas latinhas do mesmo tamanho e colocando dentro de cada duas, materiais que produzam sons variados, lacradas para se identificar o som igual;
• Jogo da memória com tampas contendo letras, números, quantidades e figuras diversas;
• Jogo dos erros – detalhes, traços ausentes;
• Quebra-cabeças;
• Sacola de surpresa.
2.6 Alfabetização – A motivação é essencial na construção da leitura e da escrita. A utilidade da sucata nos jogos de alfabetização é imensa. Os jogos despertam o interesse e ajudam a discriminar sons e formas.
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam a leitura e a escrita:
• Abecedário em papelão para encaixe seqüencial das letras, de palavras, etc.;
• Baralhos de letras ou sílabas ou o próprio baralho;
• Bingo de letras;
• Dominó com figuras e seus nomes, de letras maiúsculas e minúsculas, de letras manuscritas e de imprensa;
• Figuras cortadas e coladas em papelão, impermeabilizadas;
• Figuras com nomes cortadas para serem seqüenciadas;
• Jogo da memória – palavra e desenho ou rótulo e embalagens respectivas;
• Uso de jornal, gibis, revistas.
2.7 Conhecimento Matemático – A sucata ajuda a torná-la divertida e natural proporcionando experiências criativas e desafiantes.
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam a construção do conhecimento matemático:
• Ábaco com caixinhas;
• Baralho;
• Baralho de operações;
• Caixa das dezenas com canetas usadas, palitos ou canudinhos;
• Dominó de números ou de tabuada com papelão;
• Jogo de argolas com garrafas;
• Papelão para placas fracionárias;
• Tabuada de dados;
• Tabuleiro com frascos para tampas – explorações diversas – classificação, seriação, preço, utilidade.
3. CRIANDO COM SUCATAS
3.1 MATERIAIS BÁSICOS UTILIZADOS PARA SE TRABALHAR COM SUCATAS: Tesoura, cola, régua, estilete, ferro pequeno para solda.
3.2 SUCATAS QUE PODEM SER REAPROVEITADAS EM ESCOLAS:
1. Adornos (chapéus, lenços, gravata, cintos, bijuterias, bolsa)
2. Arame de cobre e encapado
3. Argila
4. Bandeja de isopor (frutas, carnes)
5. Baralhos
6. Botões ou contas coloridas
7. Brocal, gliter, lantejoulas
8. Caixa de madeira (requeijão, doce)
9. Caixas de papelão, de sapato, de camisa, de remédios, de creme dental, de fósforos
10. Caixas metalizadas (de leite, de suco)
11. Canudinhos para refrigerantes
12. Cartões
13. Casca de amendoim
14. Cestos
15. Conchas
16. Copos de iogurte
17. Copos descartáveis
18. Cordas de sisal ou plástico
19. Embalagens para ovos
20. Estopa
21. Fantasias
22. Fio de naylon
23. Folha de lixa
24. Garrafas de plástico (de refrigerante, de álcool, amaciante, detergente)
25. Gibis 26. Grãos (ervilha, lentilha, milho, feijão, arroz, sementes etc.)
27. Jornal
28. Lã colorida ( pode ser pedaços)
29. Latas de refrigerante, leite em pó, nescau, marmelada, sardinha
30. Linhas, barbante, cordão
31. Livros
32. Macarrão pequeno formato estrelinha, canudinho, argola, letrinhas
33. Maquiagem
34. Palha de milho seca
35. Palitos de picolé, fósforo, churrasco
36. Papel restos: de computador, A4, laminado, lustroso, de presente com figuras especialmente, bichinhos, cartão, fantasia
37. Pedaços de bambu
38. Pedaços de espuma, barbante
39. Penas
40. Potes (de margarina, sorvete, doces, de requeijão)
41. Prato de papelão
42. Retalhos de tecido, de napa
43. Retroses ou carretéis de linha
44. Revistas velhas
45. Rolhas
46. Rolos de papel higiênico, toalha, laminado
47. Tampas de plásticos ou de metal (de garrafa, de latas, de vidros)
48. Tira bordada ou ponto russo (pedaços, restos)
49. Vidros (de maionese, conservas)
50. ..
Atenção: materiais como copos descartáveis, embalagens de iogurte, pauzinhos de picolé, embalagens de isopor, garrafas, potes, vidros de conserva, etc. devem ser lavados após o uso para serem reutilizados.
3.3 SUCATAS – Sugestões de uso de Sucatas e Importância
Denominação Sugestão de uso Aspecto que se trabalha
1. Bolinhas de isopor Colagem Coordenação motora fina
2. Bonecas Brincar de casinha Fantasia, identificação de papéis
3. Caixas de leite Construções (sofá, casinha) embalagens Criatividade
4. Caixas e cartelas de ovos Módulos de sílabas ou de letras
Massa para modelar (Revestimento de latas, caixas, vidros, paredes, portas) Alfabetização, composição de palavras e decomposição em silabas
Criatividade
Coordenação motora
Estética
5. Caixas redondas Fantoche, pandeiro Socialização, linguagem oral, coordenação manual
6. Canetinhas usadas Canetex , Contagem, noção de quantidade, atenção, noção de posição no espaço, criatividade.
7. Carretéis de linha Jogo de enfiar Coordenação motora fina, contagem,
8. CDs Móbiles, porta retratos, molduras, forro de teto ou parede Criatividade
9. Cones de linha Jogo dos cones
Jogo com argolas Coodenação motora, prensão grossa, cores
Contagem, cálculo mental
10. Disquetes Porta retratos, encosto de porta retratos, molduras Criatividade
11. Embalagens de gelatina, de filmes Jogo das cores
Jogo para identificar Expressões faciais
Casinha
Placa com o nome
Áudio
Cheira-cheira
Qual é o peso? Jogo simbólico
Imaginação e criatividade,
Ordenação de quantidades, orientação espacial, organização horizontal e vertical
Identificação, alfabetização, atenção,
Percepção auditiva - discriminação de sons, concentração,
Sensibilidade para odores - reconhecimento olfativo, sensibilidade do tato -
Percepção tátil, discriminação de peso,
12. Embalagens de yogurt e yacult Cada um em seu lugar
Colar de placas
Caixa de classificação Discriminação visual, atenção e concentração, Sequenciação, percepção visual, coordenação viso-motora
13. Garrafas de detergente e amaciantes Boliche de palhacinhos
Encaixe
Jangada
Bola ao funil
Ampulheta
Construção com garrafas Coordenação motora, controle da força muscular, semelhanças e diferenças
Discriminação visual, coordenação motora
Coordenação motora ampla, equilíbrio, socialização.
Atenção e concentração, noção de passagem do tempo
14. Lâminas de RX Números e Letras vazados, Figuras para alinhavo, porta retratos, capa para álbuns. Percepção tátil
15. Latas Bandinha com sucatas Discriminação, comparação, classificação de sons, autodomínio, coordenação motora, atenção e concentração
16. Latas de refrigerantes Boliche de latas (c/ números, letras) Leitura, coordenação viso-motora
17. Latas plásticas Embalagens diversas Ordem
18. Latinhas de conserva Áudio Discriminação de sons, atenção e concentração
19. Livros Colagem, quebra cabeça Atenção, coordenação motora, contagem
20. Panfletos Colagem, quebra cabeça Atenção, coordenação motora, contagem
21. Partes de garrafas Cada grão em seu lugar
Passa bolinha Coordenação motora fina, discriminação visual, pensamento lógico, seriação
22. Pedaços de madeira Montagem Coordenação motora, contagem, discriminação de cores
23. Pratos de isopor Que horas são? Noção de hora e minuto, contagem, ordenação de numerais
24. Retalhos de tecidos Boneca de lenço – retalhos
Jangada Coordenação manual
Dramatização
25. Revistas Contas para enfiar
Caixas de palavras
Figurar para contornar Coordenação bimanual, coordenação viso-motora
Leitura e escrita,
26. Rolos de papéis Família canudo
Tato Discriminação visual, ordenação de tamanho, seriação
Discriminação tátil
27. Rótulos e sacos de salgadinhos, de leite Exposição em painéis, móbiles... Leitura incidental
28. Serragem Colagem Orientação espacial
29. Tampas de latas, de garrafas e outras Jogo para identificar Expressões faciais
Jogo das cores
Jogo da memória
Seqüência de figuras
Construção de bonecos
Memorização, identificação de figuras, estabelecimento do conceito de igual e diferente, orientação espacial
Organização espacial, discriminação visual
Alfabetização, composição de palavras
Cultura brasileira
Associação de estados e capitais
Cálculo, pensamento, soma
30. Vidros Pintura Educação artística
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário