terça-feira, 23 de junho de 2020

POBRES, QUEM SÃO?

Muito se fala de pobres e pobreza, mas para muitos é algo abstrato que consta de discursos e fica longe de iniciativas concretas. Então, quem são os pobres? Pode-se responder que: é a maioria no mundo, esqueceram ou jamais aprenderam a buscar melhorias, vivem no lixo ou mesmo do lixo, são os que vivem dramas, passam fome, são destituídos de bens e de felicidade, sofrem muito... Foi com eles que Pe. Vicente mais se preocupou em sua vida. Eis alguns de seus pensamentos: “Nossa herança, senhores..., são os pobres, os pobres!” (S.V.P. Coste XII, 31). “Oh!... Como me atrevo a falar da pobreza, eu que tive um cavalo, uma carroça e tenho agora uma lareira no quarto, cama entre cortinas, um enfermeiro e a nada me falta! Que escândalo dou a Companhia! Peço ...à Companhia, que me suporte em minha velhice.” (S.V.P. Coste XII, 384). SÃO VICENTE DE PAULO – NOSSO PADROEIRO - 143 - Nas condições atuais da sociedade mundial, onde há tantas desigualdades e são cada vez mais numerosas as pessoas descartadas, privadas dos direitos humanos fundamentais, o princípio do bem comum torna-se imediatamente, como conseqüência lógica e inevitável, um apelo à solidariedade e uma opção preferencial pelos mais pobres. Esta opção implica tirar as conseqüências do destino comum dos bens da terra, mas exige acima de tudo contemplar a imensa dignidade do pobre à luz das mais profundas convicções de fé. Basta observar a realidade para compreender que, hoje, esta opção é uma exigência ética fundamental para a efetiva realização do bem comum. CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ - PAPA FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...