terça-feira, 30 de junho de 2020

OUTRO ESTILO DE VIDA E EDUCAÇÃO

"203. Dado que o mercado tende a criar um mecanismo consumista compulsivo para vender os seus produtos, as pessoas acabam por ser arrastadas pelo turbilhão das compras e gastos supérfluos. O consumismo obsessivo é o reflexo subjetivo do paradigma tecno-econômico. Está a acontecer aquilo que já assinalava Romano Guardini: o ser humano «aceita os objetos comuns e as formas habituais da vida como lhe são impostos pelos planos nacionais e pelos produtos fabricados em série e, em geral, age assim com a impressão de que tudo isto seja razoável e justo».[144] O referido paradigma faz crer a todos que são livres pois conservam uma suposta liberdade de consumir, quando na realidade apenas possui a liberdade a minoria que detém o poder econômico e financeiro. Nesta confusão, a humanidade pós-moderna não encontrou uma nova compreensão de si mesma que a possa orientar, e esta falta de identidade é vivida com angústia. Temos demasiados meios para escassos e raquíticos fins." CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ - PAPA FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM. Um dos grandes desafios é educar e educar-se a distância. Para maior qualidade no processo ensino aprendizagem é necessário o empenho de estudantes, professores, especialistas e gestores de instituições de ensino nesse formato de educação ainda pouco empreendida no Brasil. O alicerce básico das práticas de qualidade no desenvolvimento desta modalidade de educação é garantir sucessivamente melhoramentos na criação, com aperfeiçoamentos adequados, que contribuam para superar os problemas regionais e nacionais e para o desenvolvimento sustentável dos seres humanos, sem exclusões, nas comunidades e ambientes em que vivem. As referências são as mesmas dos cursos presenciais, o que importa para o cidadão e para a sociedade é ter um desenvolvimento de elevada qualidade. A base é a educação da pessoa para a vida e para o mundo do trabalho. Entre as necessidades estão: comunicação/interativa entre professor e aluno; qualidade dos recursos educativos; avaliação abrangente e contínua, atendimento das particularidades e necessidades sócio-culturais da clientela, cidade, região.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...