sexta-feira, 3 de julho de 2020

ÉTICA ECOLÓGICA

“210. A educação ambiental tem vindo a ampliar os seus objetivos. Se, no começo, estava muito centrada na informação científica e na consciencialização e prevenção dos riscos ambientais, agora tende a incluir uma crítica dos «mitos» da modernidade baseados na razão instrumental (individualismo, progresso ilimitado, concorrência, consumismo, mercado sem regras) e tende também a recuperar os distintos níveis de equilíbrio ecológico: o interior consigo mesmo, o solidário com os outros, o natural com todos os seres vivos... A educação ambiental deveria predispor-nos para dar este salto para o Mistério, do qual uma ética ecológica recebe o seu sentido mais profundo. Além disso, há educadores capazes de reordenar os itinerários pedagógicos duma ética ecológica, de modo que ajudem efetivamente a crescer na solidariedade, na responsabilidade e no cuidado assente na compaixão.” CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ - PAPA FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM. Sabe-se que o grau de desperdício de uma sociedade é inversamente proporcional ao seu nível de educação. Envidar esforços para a formação de uma mentalidade mais voltada para a preservação do ambiente e para a economia proporcionada pelo reaproveitamento deve ser uma das prioridades da escola, pois estamos conscientes de que o desperdício é também demonstração de falta de espírito de fraternidade e de compreensão dos deveres que cada um tem em relação à comunidade em que vive, bem como desperdiçar é contribuir para aumentar os problemas que o mundo atravessa e, especialmente, agravar as dificuldades da luta pela vida.

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