quinta-feira, 23 de julho de 2020

PAPEL DO PROFESSOR - ora a distância, ora em presença.

O interesse das minorias faz com que a escola continue a alienar, a formar desinformados, desinteressados, desmotivados, desumanos; enquanto a escola continuar no mesmo ritmo, repetitivo e monótono, sem aprofundamento e atualizações, desvalorizada, os reflexos em toda a sociedade serão negativos. Saramago concluiu: “...as injustiças multiplicam-se, as desigualdades agravam-se, a ignorância cresce, a miséria se alastra.” A COVID avança e assusta, o descontrole da natureza deixa dúvidas quanto ao futuro. Diante de tudo isto, o que a escola pode fazer? Ao professor é dado encontrar caminhos para banir a ignorância e povoar corações. É inegável que a busca e as conquistas conseguidas são excepcionais, no entanto, o íntimo, o interior do ser humano ainda é terra por conquistar; o exercício da profissão de educadores, só terá sentido se buscar este íntimo, a dignidade, o direito a vida, buscar as mentes e os corações dos educandos que estão em risco, ameaçados. São tantas excitações, tantas ambiguidades, não podem ser medíocres. A meta, a missão, o objetivo o destino, desses profissionais deve ser o de colaborar para um futuro de paz. O professor deve ser capaz de instruir, educar e influenciar, afetar e modificar as vidas dos educandos. A necessidade premente causada pela pandemia é de mudar. O afastamento necessário e imposto pode dificultar o cumprimento do verdadeiro papel do professor: o de desenvolver um ser humano que se realize como ser livre, ativo, curioso e social, que seja feliz, que faça o que goste, que não se canse de buscar o conhecimento, que crie, que invente, que seja uma pessoa ética, crítica, autônoma, positiva, solidária e responsável, capaz de uma melhor integração em todos os domínios, melhorando a realidade social, para que a sociedade se torne mais justa, mais humana, democrática e feliz. Os problemas enfrentados pelos educadores, muitos problemas e muitas dúvidas, devem ser estímulos para a busca de soluções criativas, Além da discussão do que é importante aprender, de como se dá a construção do conhecimento humano, agora mais ainda com a escola enquanto instituição: o espaço da escola, o tempo escolar, a organização das atividades, a gestão democrática, a relação entre a equipe escolar, a estrutura, e os contatos físicos entre todos, tudo em função da prevenção da contaminação com a Covid 19. E a construção dos valores e princípios éticos, morais e humanitários? O processo de socialização? Como ocorre a construção de identidades? Como se conhecer para conseguir o domínio, o controle, sobre as ações, as atitudes, as emoções? Como motivar, estimular a curiosidade e despertar a criatividade? Mais que nunca é necessário rever mentalidades, concepções, práticas, paradigmas, valores, e mais que tudo a autoestima, a autoimagem do educador, com muita sensibilidade, para uma nova percepção e postura pessoal. A tarefa é difícil! Mudar cultura, costumes demora um pouco. A escola é vista por alguns como um mal necessário que deve ser frequentada com sacrifício. O educando precisa se convencer que é necessário estudar para ter sucesso financeiro, ter estabilidade e ser feliz no futuro. E o futuro quando será? E o agora como fica? Como conseguir o comprometimento com a construção do conhecimento? Como encontrar formas de mudar o sistema? O que fazer então? Como mudar esta realidade? Como descobrir o que poderá motivar o educando? Como educar para qualidade? Como construir valores para a vida? A Educação a Distância foi de certa forma, imposta, no entanto é condição que requer antes de tudo, conhecimento e intimidade para a prática. Considera-se que a diferença básica entre educação presencial e a distância está no fato de que, nesta, o aluno tem acesso ao conhecimento e desenvolve hábitos, habilidades e atitudes relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, ao invés de contar com a ajuda em tempo integral da aula de um professor. Com a volta às aulas com o professor atuando ora a distância, ora em presença necessita de apoio de materiais didáticos sistematicamente organizados, de diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através dos diversos meios de comunicação. Isto é fato e reflete uma visão de que, com mais ou menos presença em uma sala-de-aula, o que importa para o cidadão e para a sociedade brasileira é ter uma formação pautada em inquestionável padrão de qualidade.

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