sexta-feira, 3 de julho de 2020

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“211. Às vezes, porém, esta educação, chamada a criar uma «cidadania ecológica», limita-se a informar e não consegue fazer maturar hábitos. A existência de leis e normas não é suficiente, a longo prazo, para limitar os maus comportamentos, mesmo que haja um válido controle. Para a norma jurídica produzir efeitos importantes e duradouros, é preciso que a maior parte dos membros da sociedade a tenha acolhido, com base em motivações adequadas, e reaja com uma transformação pessoal. A doação de si mesmo num compromisso ecológico só é possível a partir do cultivo de virtudes sólidas. Se uma pessoa habitualmente se resguarda um pouco mais em vez de ligar o aquecimento, embora as suas economias lhe permitam consumir e gastar mais, isso supõe que adquiriu convicções e modos de sentir favoráveis ao cuidado do ambiente. É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida. A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que têm incidência direta e importante no cuidado do meio ambiente, tais como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias… Tudo isto faz parte duma criatividade generosa e dignificante, que põe a descoberto o melhor do ser humano. Voltar – com base em motivações profundas – a utilizar algo em vez de o desperdiçar rapidamente pode ser um ato de amor que exprime a nossa dignidade.” CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ - PAPA FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM. O primeiro objetivo da educação é desenvolver pessoas capazes de fazer algo de novo, ao invés de repetirem o que as gerações anteriores fizeram. Pessoas, criadoras, descobridoras, inventivas. As abordagens do caráter social do meio ambiente, uma visão globalizante multi e interdisciplinar, a vinculação inseparável do homem com o meio ambiente, a relação integrada disciplina/escola/meio/comunidade, necessita incorporar a concepção metodológica de trabalho das escolas na busca de clarear os conceitos sobre os processos que ocorrem na natureza e suas conseqüências e que prejudicam ou garantem o bem-estar e a qualidade de vida das populações. Este é o papel da Educação Ambiental destacando a importância de rever as relações ecológicas entre o homem e o meio ambiente e dos homens entre si.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...