quarta-feira, 1 de julho de 2020

VOLTAR A ESCOLHER O BEM E REGENERAR-SE

“205. Mas nem tudo está perdido, porque os seres humanos, capazes de tocar o fundo da degradação, podem também superar-se, voltar a escolher o bem e regenerar-se, para além de qualquer condicionalismo psicológico e social que lhes seja imposto. São capazes de se olhar a si mesmos com honestidade, externar o próprio pesar e encetar caminhos novos rumo à verdadeira liberdade. Não há sistemas que anulem, por completo, a abertura ao bem, à verdade e à beleza, nem a capacidade de reagir que Deus continua a animar no mais fundo dos nossos corações. A cada pessoa deste mundo, peço para não esquecer esta sua dignidade que ninguém tem o direito de lhe tirar.” CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ - PAPA FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM. Uma das maiores certezas de que o ser humano pode realmente mudar foi participar de uma ocorrência emocionante e inesquecível. Já acreditava nessa possibilidade, mas foi um reforço. Fui com grupo visitar menores infratores que cumpriam medida sócia educativa. Sempre que conversava com eles repetia a importância do estudo, em qualquer condição, situação ou idade. Ao aproximarmos da grade do local onde estavam dois menores, um deles saltou do beliche e com uma alegria inimaginável mostrou o crachá e repetia: Fui eu, fui eu... e concluiu: fui eu um dos dois que passaram no vestibular. Naquele momento meu coração resultou de alegria e disse a ele que em qualquer circunstância continuasse a estudar. Ao lado dele outro adolescente retrucou: - Estudar pra que? Você estuda? Feliz pela resposta que tinha, disse: acabei de fazer um curso sobre prevenção do uso indevido de drogas. Ele rebateu: - Para entender de droga ninguém precisa estudar. Mais uma vez eu tinha como contrapor e perguntei se ele era usuário de crack o que comprovou com a cabeça e continuei: - Você sabe que o crack pode prejudicar o sistema nervoso central e causar paralisia e até impotência? Notei que ele levou um susto e eu não pude deixar de me emocionar.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...