sábado, 2 de novembro de 2019

MUDANÇA

Tempos atuais são os que ocorrem mudanças assustadoramente rápidas. Estou falando da mudança tecnológica. Tenho sido uma camaleoa, já fui freira, fui diarista, Diretora, Coordenadora, empresária, já tive dez pessoas em casa e agora estou morando sozinha. Tive cabelos negros, loiros, grisalhos, azuis, curtos, longos, lisos, encaracolados, cacheados. Quando mudo meu cabelo é como uma mudança em tudo, me sinto mais forte mais corajosa, mais dinâmica, mais perseverante. Procuro demonstrar a importância de mudança, principalmente na escola e na igreja que ficaram paradas no tempo e no espaço. Pobreza e injustiças sociais, sofrimento e principalmente a falta de informação obtida pela educação, me tocam profundamente, me angustiam e me mantém na intenção e fazer a minha parte na educação atual que perpetua violência. Acredito que se as escolas praticassem a pedagogia do afeto, da criatividade, da democracia certamente melhoraria. No entanto, paradigmas é bem difícil de mudar e uma das formas é tomarmos mais cuidados com a comunicação. Exemplos: O “não” traz o que está junto, se alguém disser não pense em um gato, é exatamente no que vai pensar, quando você diz a uma criança: não suba, ela continua a subir. Já tentou dizer desça? O “mas”, nega tudo que foi dito. Ele é inteligente, mas é desorganizado. Na verdade: Ele é inteligente e precisa de que, para ser melhor? O “tentar” traz a possibilidade de falha. Por exemplo: Vou tentar ajudar uma ONG. Já experimentou tirar o “tentar”? O “não posso” ou “não consigo” pressupõe e descarta a possibilidade de conseguir. Eu não consigo me exercitar com assiduidade. Se você mesmo afirma “não consigo” você renega qualquer chance de conseguir. Tente falar sem o “não”, o que você sente? O “eu devo”, “eu preciso”, pressupõe controle externo e descarta a vontade própria de fazer. Ex.: Ao dizer: Preciso ir à academia, você está se culpando por adiar. Que tal usar “eu quero”, “eu vou”? Se falar de seus problemas, suas dificuldades, seus erros, que tal usar o verbo no passado liberando o presente? Que tal usar o “quando” ao invés de “se”? Se eu ganhar dinheiro vou ajudar uma ONG. Será que ao usar o “quando” demonstra mais fé em conseguir? Percebe a diferença usando o “sei” como em: Espero conseguir emprego, ao invés de: Sei que vou conseguir emprego? Porque usar dois verbos se pode ser usado apenas um? Utilizando um, estará sendo mais direto? O que é mais direto: eu gostaria de agradecer ou eu agradeço? Há tempo para tudo na vida para prosseguir e para mudar, para permanecer na comodidade ou melhorar.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...