sábado, 2 de novembro de 2019

PROFISSÃO

Adolescência,época que eu nem imaginava que eu seria a única pessoa que conheço nomeada professora aos 13 anos de idade. Se me lembro bem tudo transcorreu com naturalidade. Definiram a educação como um processo de formação integral e de aperfeiçoamento da pessoa em todos os seus níveis (corporal, psíquico e espiritual), que parte da sua riqueza pessoal e do seu legado cultural, que a ajuda a crescer em valores, em liberdade e em responsabilidade e que deve durar a vida toda. Preocupa-me as carências do sistema educativo atual, movido pela competitividade e pela despersonalização, ao invés de ações para que a educação forme pessoas integrais e comprometidas com o bem comum, com a fraternidade e com a paz, a partir da esperança e da confiança mútua entre as pessoas. A escola deve trabalhar também a transcendência que é diferente de religião é o raciocínio e questionamento para o despertar interior, ultrapassando, transpondo conscientemente para a libertação da consciência, buscando aprender com os erros, respeitando e valorizando a todos e a tudo, vivendo intensamente em paz e união o agora. É necessário descobrir uma melhor forma de ajudar o indivíduo a tornar-se capaz, genial e feliz. Podemos afirmar que a aprendizagem deve ser significativa e ocorre conectando o que já se sabe com novos conhecimentos já gravados em nosso cérebro, e o prazer de aprender é o melhor caminho para despertar a eterna busca do conhecimento. Para exercer bem uma profissão é preciso gostar. Eu gosto imensamente de ser educadora e sei que o ato de Educar perdura pela eternidade. Nossa missão é orientar o descobrir. Professor planta idéias orienta na construção do conhecimento, comunica conhecimento, está sempre se apresentando, enfrenta desafios e conquista amores impossíveis. Educar é oferecer oportunidade para que o estudante aprenda de forma prazerosa e significativa o que só se consegue com afeto. Na escola que era minha falam que o tempo de passar a mão acabou, o meu tempo acabou. Isso para mim é elogio se eles me provarem que exista algum cientista da educação, alguma teoria de educação que prove que pelo medo que deu certo, que formaram estudantes felizes, ao invés de subjugados para o bem dos poderosos, posso repensar. É preciso motivação e para motivar só com afeto. Democratizar ao invés de policiamento para formar pessoas de qualidade técnica, solidária, responsável, criativa, capaz de se comunicar expressando interpretando adequadamente. Aprender sem ameaça sem castigo, sem experiências assustadoras. Criança adquire seu potencial para o aprendizado pela exploração orientado com segurança e amorosidade. O desenvolvimento do cérebro tanto influenciado pela genética como pelo ambiente pela experiência. Crianças foram feitas para aprender é a melhor máquina de aprender que conheço. Entram na pré-escola curiosa, ansiosa para aprender e interagir socialmente. Para descobrir, para explorar. Eu me encanto. É necessário proporcionar brincadeiras, processos simbólicos, vivenciando a importância do relacionamento com a natureza e com o mundo tridimensional que para eles é encantador e mágico. Os movimentos o cheiros, os sons, textura do mundo real é primordial para aprender e construir saberes. Necessitam interação social com os colegas e orientação divertindo com elas. E quando brincam estão comprovando experiência para entender o mundo. Crianças se desenvolvem brincando, jogando para descobrir como entrar no mundo superando os próprios limites. É muito importante incentivá-las para que descubram, Inventem com as coisas que tem ao redor e jamais poderá ser sentida numa tela. Quais atitudes permitem criatividade no futuro, Inovação na solução de problemas? Assumindo riscos e com gente de verdade com sentimento, emoções boas intenções, ao invés de apenas sacos de peles cheias de músculos gorduras e ossos. Fico muito triste ao ver escolas reduzindo a capacidade criativa das crianças dizendo a elas como pensar e agir ao invés de oferecer contextos interessantes para descobrirem. A vida é uma só sem chance de repetir. Quando a gente está doente ou quando a gente envelhece e olha para sua vida a única coisa que importa é que você passou a vida fazendo o que ama. Passei a vida aprendendo, cuidando e orientando para construção do conhecimento e procurando o saber. Saltei contornei ou demoli os obstáculos seguindo sempre em frente. Infelizmente, muitos adultos, país, educadores, amordaçam e torturam dizendo que estão educando. Crianças com elevada auto-estima tem tendência a se arriscar mais para aprender coisas novas.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...