sábado, 2 de novembro de 2019

SONHO

Como me sugeriu mamãe foi adiado. Minha jornada para viver meu sonho foi iniciada aos 15 anos e durou 3 anos quando o interrompi para estudar e “de lambuja” cumprir minha promessa que imaginava durar no máximo 13 anos. No entanto, somente aos 55 anos decidi vivê-lo intensamente. Uma casa container ainda em instalação, a Associação JACOMINESP, a curiosidade das crianças que foram se aproximando devagarzinho, perguntando, admirando, aos poucos foram elegendo o local como ponto de apoio, criando confiança, acreditando, buscando obter ajuda para os seus questionamentos, seus problemas, suas dificuldades elegendo o local como de criação, de invenção, que instiga a curiosidade e estimula a criatividade. O que significa sair de casa aos 15 anos, busca da liberdade? Eu já era professora e me sentia completamente livre. Fui em busca de formar um grupo para praticar ações especialmente educacionais, formal ou informal para melhorar o mundo. Além da Madre éramos 8 adolescentes em menos de um ano. Fui a única que ali permaneci, mas senti que a minha liberdade era tolhida. Nem mesmo podia demonstrar meus sentimentos, como por exemplo, alegria pela visita de um familiar. Foi aí que conversei com o Prelado e expliquei que queria algo mais aberto, mais livre, mais moderno, e ele me transferiu para outro grupo de missionárias que como eu queria liberdade e fugiram da submissão denominada obediência. Porém, necessitava ir para um local onde pudesse estudar bem comum, sentia a necessidade de dar suporte aos meus irmãos que também precisavam estudar. A jovem capital do Brasil foi o local escolhido e foi uma ótima decisão onde foi possível além de atender o seu pedido fazer o que eu realmente queria. Embora Liberdade a felicidade sejam estados mentais são demonstrados por meio de atividades e ocorrências condizentes. Eu sempre fui uma indisciplinada, mas motivada, coerente e persistente. Sou uma viciada em enfrentar desafios. Sempre acreditei na força e determinação por um propósito, um objetivo definido. Minha mente e minhas emoções estavam muito além do tipo de vida que eu levava naquele momento e época. Registrei-me como autônoma e comecei a trabalhar como diarista costureira. Enfrentei preconceito como uma adolescente que me disse: Eu quero fazer o Curso Normal para ser professora, mas jamais ser sua aluna, quando soube que eu estava me habilitando para Professora de Matérias Pedagógicas no Segundo Grau. Como disse Mandela: Ser livre é aprender a viver de forma a promover e respeitar a liberdade dos outros. Acho que sou enigmática e rebelde. Tenho disposição para me arriscar, para concretizar meu sonho. Sou teimosa, mas sou focada. Abraham Lincoln disse quem nega a liberdade aos outros não merece ter a sua própria. Um dia os direitos serão iguais para todos.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...