terça-feira, 4 de maio de 2021

ARTE E AFETO

Segundo Oscar Wilde: “Quando o homem encara a vida de um ponto de vista artístico, o cérebro passa a ser coração”. Na área de arte as atividades propostas devem garantir e ajudar os estudantes a desenvolverem modos criativos, interessantes e imaginativos de fazer e de pensar sobre arte exercitando a comunicação e expressão. O educador deve reinventar o passado Da mesma forma mais que em outras áreas o processo de construção de conhecimento na área artística se dá pela resolução de problemas. No entanto, o processo de criação envolve a curiosidade, a segurança ou insegurança para correr riscos, sua sensibilidade para observar e refletir sobre seu trabalho e os caminhos a seguir e sua disponibilidade para conviver com a incerteza as quais estarão presentes em muitas outras situações da vida. O papel do professor de educação artística é aguçar a percepção, incentivar a curiosidade, desafiar o conhecimento prévio e aceitar a aprendizagem informal que os estudantes trazem para a escola. Para maior sucesso o professor de Educação artística deve: a) Antes da aula: Pesquisar materiais e técnicas, apreciar artes, criar na preparação e organização do espaço e da aula, estudar arte buscando sempre novos conhecimentos e trabalhar junto com a equipe da escola. b) Durante a aula: Incentivar a produção em arte, propor as questões; interferir, se necessário, construir a surpresa, o mistério, o divertimento, o humor; estimular o olhar crítico; criar um clima de desafio, lúdico e alegre; fazer exposição e apresentar os trabalhos, visitar locais, apresentar textos sobre o assunto (notícias, poemas, contos); acolher materiais ideias e sugestões trazidas pelo grupo. c) Após a aula: Avaliar cada aula, imaginar o que poderá ocorrer para sua continuidade. Pesquisar materiais e técnicas, apreciar artes, criar na preparação e organização do espaço e da aula, estudar arte buscando sempre novos conhecimentos e trabalhar junto com a equipe da escola. A melhor maneira de tornar a arte um Componente Curricular é indicar como as manifestações artísticas estão presentes no cotidiano sendo os conceitos e habilidades desenvolvidos nas aulas de Educação Artística necessários para entender e usufruir o mundo em que vivemos. Assim, para que o professor possa desempenhar adequadamente seu papel em Educação Artística é muito importante que busque cursos de formação inicial e contínua em arte. É necessário que conheça a história da arte, da música, da dança e do teatro. É importante também estar informado sobre a produção artística atual para que seu horizonte quanto ao assunto seja ampliado e que saiba planejar suas aulas e colaborar no processo educativo da escola. Exemplos de atividades como: fazer algo da simplicidade de um papelão, observar texturas de materiais simples, discutir a necessidade do reaproveitamento, as possíveis transformações, aproveitar as possibilidades para conhecimento e entendimento do mundo: igualdades e diferenças, pensar e sentir, refletir e opinar perceber pela experiência tátil são oportunidades educativas que podem ser utilizadas sucatas como também aproveitar para trabalhar a interdisciplinaridade das artes com a Matemática, com a leitura e a escrita, com Ciências etc. Conceitos primários tão importantes na Educação Infantil e aula de arte é uma ótima oportunidade para tal Ex: Ao observar um papelão que pode ser obtido com uma caixa “velha” pode-se comentar que a caixa ficou cansada e se deitou para descansar, que era volumosa, alta, gorda e ficou fina e baixa. Não podemos mostrar aos educandos como olhar o que podemos é orientá-los para onde olhar ou o que procurar. Para trabalhar cores, por exemplo, que tal fazer círculos e gotas, de olhos vendados sobre um papel grande e branco e depois pintar cada espaço com as cores primárias e suas misturas ou com a cor vermelha misturada com todas as outras? Que tal riscar uma grande paisagem, numerá-la no verso e recortá-la como um quebra cabeças que será distribuído e pintado os pedaços para cada criança montando-o após a execução da pintura? Em atividades assim muitas descobertas acontecerão. Para construir novos conhecimentos, há de se levar em conta o conhecimento anterior sem que haja oposição entre os saberes do passado e as capacidades individuais do aluno. O professor deve orientar para que o educando desenvolva competências que lhe permitam resolver os problemas que lhe são apresentados, mas também formular os próprios problemas. A educação artística pode ser denominada, educação dos sentidos por abranger todos os modos de auto expressão, literária e poética (verbal), assim como musical e auditiva, e abordar integralmente a realidade - educação estética - a inteligência e o raciocínio para a construção da personalidade. Ao organizar formas, linhas, cores, sons, movimentos, o ser humano, pela arte, conscientemente, transmite sentimentos e ideias acerca do mundo e de si próprio. A arte é um meio de articular a inteligência, o imaginário, o simbólico, o real, a sensibilidade e a cultura. Quando o ser humano cria, está transformando os objetos e os espaços. Daí a importância das crianças brincarem imaginativamente, que os brinquedos não sejam todos prontos, que tudo não esteja "imaginado" pelo videogame, por exemplo. Quando uma criança brinca com um cabo de vassoura imaginando-o como um cavalo, um soldado, um carro está aprendendo a transformar os objetos e aprendendo a viver de forma criativa. A maior parte das relações humanas está baseada em conceitos contrapostos: dentro-fora; frio-quente; liberdade-obediência; amor-ódio; alegria-tristeza; para entender a complementação desses pares, também a criatividade é de suma importância. Como afirma López Quintas, quando a vida é entendida apenas de uma forma prática, então, a maior parte da vida é vista como um dilema, como um problema a resolver; porém, quando a vida é encarada como um âmbito de relações humanas extremamente abertas, então os problemas se transformam em contrastes e se aprende a viver a vida verdadeiramente humana. Um quadro ou uma escultura ajuda-nos a educar nosso olhar para que não nos detenhamos apenas no aspecto objetivo dos seres; ensina-nos a olhar para a realidade captando aspectos invisíveis. As pessoas "realistas", práticas consideram sem sentido as considerações artísticas por serem de ordem subjetiva. O principal da boa educação jamais deve ser o de erradicar os sentimentos ou reprimi-los, mas orientar para os sentimentos adequados. A pessoa que desvaloriza a Arte; rejeita juízo de valor, sentimento, e emoção por não serem objetivos, parte do princípio de que todo e qualquer sentimento, por definição, é irracional. A falta de iniciativa, de energia na sociedade atual foi por ela mesma criada como também o foi o fraco, o traidor, o covarde, eles são frutos de uma educação que deixou de orientá-los para valorizar os sentimentos. O homem moderno, sem capacidade para dar respostas aos desafios modernos e criar soluções tiveram uma educação que sufocou sua criatividade.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...