segunda-feira, 3 de maio de 2021
Escola Ideal
Na postura de afetividade e aceitação da criança, proporcionando-lhe apoio e autoconfiança;
No respeito à criança, valorização de suas habilidades e conquistas;
Nas circunstâncias de convívio com outras crianças, possibilitando a ampliação do reconhecimento do outro (primeira etapa do processo de socialização)
Na observação da idade de desenvolvimento da criança, buscando o desenvolvimento das habilidades motoras, perceptivas e cognitivas, através de estímulos adequados, evitando a aprendizagem precoce e a queima de etapas.
Na estruturação do ambiente, em que são evitados esquemas rígidos de conduta, com respostas prontas, sendo preferidas atividades simples e material básico, com múltiplas possibilidades de manejo e inventividade.
Na proposta lúdica e espontânea em que os aspectos físicos, mentais e emocionais do desenvolvimento vão sendo exercitados nos jogos, nas brincadeiras, nos desafios novos, na manipulação e livre experimentação do material, permitindo o processo de descoberta;
Na consciência de que a verdadeira aprendizagem se realiza mais pelo fazer do que pelo ouvir e que aprender é fazer e fazer é aprender.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -
17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Obs.: alguns capítulos em vídeos - https://www.youtube.com/@rosadesiqueirajacominesp UM LIVRO INCITANTE Uma justa homenagem prestada ao s...
Nenhum comentário:
Postar um comentário