segunda-feira, 3 de maio de 2021

Escola Ideal

Na postura de afetividade e aceitação da criança, proporcionando-lhe apoio e autoconfiança; No respeito à criança, valorização de suas habilidades e conquistas; Nas circunstâncias de convívio com outras crianças, possibilitando a ampliação do reconhecimento do outro (primeira etapa do processo de socialização) Na observação da idade de desenvolvimento da criança, buscando o desenvolvimento das habilidades motoras, perceptivas e cognitivas, através de estímulos adequados, evitando a aprendizagem precoce e a queima de etapas. Na estruturação do ambiente, em que são evitados esquemas rígidos de conduta, com respostas prontas, sendo preferidas atividades simples e material básico, com múltiplas possibilidades de manejo e inventividade. Na proposta lúdica e espontânea em que os aspectos físicos, mentais e emocionais do desenvolvimento vão sendo exercitados nos jogos, nas brincadeiras, nos desafios novos, na manipulação e livre experimentação do material, permitindo o processo de descoberta; Na consciência de que a verdadeira aprendizagem se realiza mais pelo fazer do que pelo ouvir e que aprender é fazer e fazer é aprender.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...