sexta-feira, 7 de maio de 2021

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização do currículo define os componentes curriculares que englobam o programa da escola, as atividades extraclasse e a própria vida do educando. Refere-se, além da aquisição do saber, aos valores, normas e comportamentos, ou seja, trata do conteúdo didático pedagógico em cada grau, englobando também a formação do ser humano em sua totalidade, vinculando, antes de tudo, a filosofia educacional adotada. Toda a equipe envolvida com o processo educativo, deve participar de sua definição levando-se em conta as características da clientela e da comunidade onde está inserida. O objetivo principal da organização curricular é definir o conteúdo e a seleção dos conteúdos, em função dos objetivos propostos, deve considerar os mais adequados e significativos para a época e a realidade dos educandos levando-se em conta a melhoria de vida do indivíduo e da comunidade visando a partir da realidade em que as crianças vivem, buscar o conhecimento da realidade mais ampla, de forma útil, viva, atraente, real e dinâmica, para que nela atuem redescobrindo-a e reconstruindo-a de forma a transformá-la. Os critérios, na sequência dos conteúdos, deve levar em conta possibilitar a continuidade das aprendizagens. No decorrer das atividades devem ser considerados: 1. Os conhecimentos anteriores dos educandos em relação ao que se pretende trabalhar; 2. O nível de complexidade dos conteúdos para se definir o grau de autonomia dos estudantes, na realização das atividades; 3. O nível de aprofundamento possível em função do nível de compreensão dos educandos. Somente o AMOR existe de fato, dele vem a união e a paz no coração. Independente do mundo agressivo ou das atitudes das pessoas. “Onde existe determinação, a solução será encontrada.”

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