segunda-feira, 10 de maio de 2021
PROBLEMAS NA FAMÍLIA PODEM REFLETIR NA ESCOLA
Neste século as empresas, as pessoas, as instituições e toda a sociedade estão passando por um momento de reorganização e mudança de paradigmas. Para as famílias a questão é muito séria, pois o que vem acontecendo é a perda da autoridade dos genitores gerando perda dos limites fácil acesso a uma infinidade de meios de comunicação que nem sempre trazem mensagens construtivas para a formação de valores positivos e até mesmo uma legislação que em nome da proteção do menor e defesa dos direitos humanos serve de referencial para uma liberdade desorientada.
Com a aprovação do divórcio que veio legalizar uma situação de separações que vinha aumentando cada vez mais, muitos casais comentam que a separação deixou de ser um problema tanto para os casais como para os filhos. Quem convive com crianças sabe que a realidade é outra, pois para as crianças a situação é bastante difícil, quando os pais se separam, muitas delas se sentem abandonadas, culpadas e tristes precisam de tempo para se adaptar à nova vida. As crianças que vivenciam uma separação dos pais podem ficar desatentas, estragar materiais escolares e bater nos colegas, pois muitas vezes sentem-se inseguras e desestabilizadas refletindo na agressividade e distúrbios da aprendizagem.
Outro aspecto em que houve uma mudança drástica foi o fácil acesso aos meios de comunicação que incentivam o consumo de produtos, nem sempre saudáveis. As crianças passam grande parte do seu tempo em frente à TV, jogando no computador, celular ou vídeo game. O excesso de informações desordenadas gera agitação, agressividade e interesses como brincadeiras de lutas e reprodução de cenas de jogos, novelas e desenhos com comportamentos impróprios para suas idades e prejudiciais para o desenvolvimento pessoal e social. Assim, as informações das crianças, jovens e adolescentes são desconectadas, estão perdidos sem valores e princípios que visem o bem comum. Na escola repetem atitudes vistas na TV ou internet sem entenderem se são boas ou ruins.
Trabalhar com as crianças e suas famílias conscientizando da necessidade de selecionar os programas fazendo uso racional da internet e TV para que não se acostumem a uma vida fictícia e aprendam a discernir entre o bem e o mal, entre o certo e o errado o que é tarefa bastante complexa mas que requer da escola atenção especial. Analisar novelas discutir comportamentos vistos na TV e informações da internet podem ajudar os estudantes a discernir entre o que traz benefícios e o que pode ser prejudicial
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