sábado, 8 de maio de 2021
LÍNGUA PORTUGUESA
As possibilidades de se trabalhar inúmeros outros temas quando se trabalha a Língua Portuguesa é enorme pois a linguagem está presente em todas as situações de ensino aprendizagem e é instrumento de produção de conhecimento em todas as áreas e temas. Ética, meio ambiente, saúde, são exemplos de assuntos que devem contextualizar significativamente a aprendizagem da linguagem oral e escrita. Desenvolver a capacidade de atuação construtiva e transformadora, o senso de cooperação, a autoconfiança são oportunizados quando se trabalha a linguagem o mais importante veículo na formação dos valores e concepções. Inúmeros são os recursos que podem ser utilizados tais como: murais, panfletos e folhetos, cartazes, revistas, jornais, etc.
Para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura, condições favoráveis devem ser disponibilizadas pela escola como:
Utilizar a Biblioteca;
Organizar o cantinho da leitura com um acervo em cada sala de aula;
Oportunizar momentos de leitura livre, onde o professor também lê;
Atribuir a mesma importância que outras atividades, às de leitura;
Valorizar a escolha pelos alunos das leituras que lhes interessam;
Permitir tranquilidade nos momentos de leitura;
Possibilitar o empréstimo de livros da escola aos alunos;
Sugerir variedade de leituras, extraclasse, aos alunos;
O educador deve refletir quanto às modalidades e procedimentos de leitura (para se divertir, para escrever, para estudar, para descobrir o que deve ser feito, para identificar a intenção do escritor, para revisar) Os trabalhos de leitura com os estudantes, deve fazer sentido dentro da atividade e os educandos devem ser preparados para tal. Exemplos: leitura silenciosa leitura pelo professor leitura em voz alta (individualmente ou em grupo) ouvir o que o(s) outro(s) lê(em).
Com a finalidade de formar escritores competentes, capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes, a construção do conhecimento da produção de textos, iniciada com os estudantes antes de saberem grafá-los, quando foram ditados para o professor, é uma prática que deve ser contínua na escola e os procedimentos a seguir são sugestões para implementá-lo:
• Oferecer textos escritos impressos, de boa qualidade, para servirem de referência aos estudantes;
• Propor situações de produção de textos em pequenos grupos, onde as atividades serão compartilhadas com diferentes tarefas: produzir, grafar, revisar. Cabe ao professor definir os agrupamentos, explicitar claramente a tarefa e oferecer a ajuda necessária;
• Conversar, educador e estudantes, encorajando estes para explicitação das dificuldades.
Entre as situações didáticas para a produção de textos estão:
• Os projetos (objetivo compartilhado por todos, expresso num produto final em função do qual todos trabalham);
• Textos provisórios (ao qual se pode voltar e trabalhar o texto depois de uma primeira escrita)
• Produção com apoio (reescrever, transformar o gênero do texto, produzir textos a partir de outros, dar continuidade a um texto, mudar o curso da estória, mudar o final, planejar coletivamente)
Inúmeros são os valores, normas e atitudes necessários que sejam adquiridos ou desenvolvidos pelo educando:
• Cuidados com os livros e materiais;
• Respeito aos diferentes modos de pensar e falar dos outros;
• Atitude crítica diante do que se lê ou ouve;
• Valorização da cooperação;
• Reconhecimento da necessidade e valorização da leitura e escrita;
• Interesse em buscar fontes de leitura;
• Preocupação com a qualidade da comunicação escrita ou falada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário