sábado, 8 de maio de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA

As possibilidades de se trabalhar inúmeros outros temas quando se trabalha a Língua Portuguesa é enorme pois a linguagem está presente em todas as situações de ensino aprendizagem e é instrumento de produção de conhecimento em todas as áreas e temas. Ética, meio ambiente, saúde, são exemplos de assuntos que devem contextualizar significativamente a aprendizagem da linguagem oral e escrita. Desenvolver a capacidade de atuação construtiva e transformadora, o senso de cooperação, a autoconfiança são oportunizados quando se trabalha a linguagem o mais importante veículo na formação dos valores e concepções. Inúmeros são os recursos que podem ser utilizados tais como: murais, panfletos e folhetos, cartazes, revistas, jornais, etc. Para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura, condições favoráveis devem ser disponibilizadas pela escola como: Utilizar a Biblioteca; Organizar o cantinho da leitura com um acervo em cada sala de aula; Oportunizar momentos de leitura livre, onde o professor também lê; Atribuir a mesma importância que outras atividades, às de leitura; Valorizar a escolha pelos alunos das leituras que lhes interessam; Permitir tranquilidade nos momentos de leitura; Possibilitar o empréstimo de livros da escola aos alunos; Sugerir variedade de leituras, extraclasse, aos alunos; O educador deve refletir quanto às modalidades e procedimentos de leitura (para se divertir, para escrever, para estudar, para descobrir o que deve ser feito, para identificar a intenção do escritor, para revisar) Os trabalhos de leitura com os estudantes, deve fazer sentido dentro da atividade e os educandos devem ser preparados para tal. Exemplos: leitura silenciosa leitura pelo professor leitura em voz alta (individualmente ou em grupo) ouvir o que o(s) outro(s) lê(em). Com a finalidade de formar escritores competentes, capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes, a construção do conhecimento da produção de textos, iniciada com os estudantes antes de saberem grafá-los, quando foram ditados para o professor, é uma prática que deve ser contínua na escola e os procedimentos a seguir são sugestões para implementá-lo: • Oferecer textos escritos impressos, de boa qualidade, para servirem de referência aos estudantes; • Propor situações de produção de textos em pequenos grupos, onde as atividades serão compartilhadas com diferentes tarefas: produzir, grafar, revisar. Cabe ao professor definir os agrupamentos, explicitar claramente a tarefa e oferecer a ajuda necessária; • Conversar, educador e estudantes, encorajando estes para explicitação das dificuldades. Entre as situações didáticas para a produção de textos estão: • Os projetos (objetivo compartilhado por todos, expresso num produto final em função do qual todos trabalham); • Textos provisórios (ao qual se pode voltar e trabalhar o texto depois de uma primeira escrita) • Produção com apoio (reescrever, transformar o gênero do texto, produzir textos a partir de outros, dar continuidade a um texto, mudar o curso da estória, mudar o final, planejar coletivamente) Inúmeros são os valores, normas e atitudes necessários que sejam adquiridos ou desenvolvidos pelo educando: • Cuidados com os livros e materiais; • Respeito aos diferentes modos de pensar e falar dos outros; • Atitude crítica diante do que se lê ou ouve; • Valorização da cooperação; • Reconhecimento da necessidade e valorização da leitura e escrita; • Interesse em buscar fontes de leitura; • Preocupação com a qualidade da comunicação escrita ou falada.

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