sábado, 1 de maio de 2021
Qualidade Total
O Cliente é a razão de existir de uma organização e isso quase sempre é dito e não cumprido.
O cliente é visto muitas vezes como alguém que atrapalha uma rotina estabelecida; melhor se não existisse.
Qualidade é atender as reais necessidades dos clientes individualmente.
Os que atendem os clientes são os que mais necessitam de todos da empresa que devem se voltar para resolver seus problemas. Geralmente, a maioria dos clientes• noventa por cento• deixa de reclamar mas se afastam e contam o ocorrido para outras pessoas.
Custa cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter um antigo.
Você já foi a um Posto de Benefícios da previdência social? Se já como foi o atendimento?
Para que me fornecessem a Certidão de Tempo de Serviço quando me aposentei, com toda a documentação correta, estive em um deles inúmeras vezes e sempre marcavam novo retorno e nunca estava pronta. Ela só foi emitida e entregue, imediatamente, no dia em que uma das então Secretárias do Ministro da Previdência, marcou para que eu pudesse falar com o Chefe do Setor. Quando lá cheguei dizendo, inicialmente e propositalmente, apenas que queria falar com ele, obtive da Secretária dele a informação de que não poderia receber-me pois estava de saída para uma audiência quando lhe informei quem havia marcado a entrevista, fui, imediatamente, recebida no “Gabinete”, serviram-me água e cafezinho e deram-me toda a atenção do mundo. O “Chefe” chamou um funcionário e ordenou que preparasse imediatamente a referida certidão. E pasmem havia meses que eu aguardava
As coisas mudaram? Que nada... Em pleno século XXI vivo inúmeras destas dificuldades em vários órgãos públicos a desinformação, o mau atendimento (nem nos olham), a má vontade salta aos olhos os retornos parecem ser inevitáveis, sempre falta algo, faltam controle de pagamentos que fizemos e temos que provar com os originais temos que carimbar, apropriar, falar com muitos é a burocracia emperrando tudo.
Um dia desses, um velhinho, que estava sendo atendido ao meu lado em um posto de benefícios se dirige, humildemente, a atendente: Eu sou aposentado e quero cancelar minha aposentadoria. Recebeu um seco – Não pode, aposentou acabou sem nem sequer olhá-lo. Muito triste, o respeitável senhor virou-se para sair. Não me contive e perguntei: - O senhor aposentou por invalidez? Foi. Então pode, se o senhor comprovar que foi curado, pode tem que passar pela junta médica. A atendente pareceu não gostar da interferência, confirmou o que eu dissera e o orientou de outra forma aquele segurado.
Estou citando a Previdência como poderia citar dezenas de casos em outros órgãos públicos em que trabalhei ou dos quais necessitei. Porém, a Previdência é um órgão para o qual todos os trabalhadores celetistas, são obrigados a contribuir e tem todo o direito de serem bem atendidos.
O cliente continua a ser tratado com descaso por tantas empresas como se eles atrapalhassem os planos como se os seus desejos e direitos complicassem tudo!
No entanto há também bons atendimentos parece que só vejo o negativo Com cinquenta e cinco anos já sou uma senhorinha que às vezes tem alguma dificuldades para entender muitas informações ao mesmo tempo Dia desses fui participar de uma reunião na Administração Regional de Taguatinga e tive bom atendimento A gente se acostuma principalmente com os mais jovens nos tratar até mesmo com desdém que admiramos ser bem tratados Quando me aproximei do balcão de atendimento fui recebida com um sorriso e um cumprimento da Katiele – o que significa este nome? Katya russo e Kate inglês formas familiares de Catarina que tem origem na fome primitiva grega Aika tharina que originou a forme latina Katharina inspirada na palavra Katharós “puro imaculado” Terá sido pura coincidência? Inclusive há muitas Santas Catarinas Bem Katiele além de atender-me super bem como fiz cara de desentendida com tantas viradas: vire a direita vire a esquerda siga até a escada desça vire a direita siga em frente Katiele com muita boa vontade avisou ao colega que daria uma saída e foi pacientemente levar-me até a entrada do auditório Será uma exceção? Acredito que há muitos bons atendimentos
Estudiosos que analisam as causas de sucesso de empresas bem sucedidas encontraram alguns pontos básicos:
Qualquer empresa deve ser obcecada pelo bom atendimento ao cliente, inclusive antecipando as suas necessidades e desejos. O cliente satisfeito é a garantia do futuro da empresa sua maior propaganda e a garantia do futuro da empresa e de cada um de dos seus empregados;
O oferecimento do produto ou serviço específico “sob medida” para cada cliente de acordo com seus desejos o satisfaz para que ele volte a procurar a empresa por toda a vida, sendo leal pela confiabilidade. Pesquisar os desejos de seus consumidores, agindo como solucionadores de problemas de seus clientes.
Empresas dispostas até mesmo, a ações dispendiosas para manter a excelência do atendimento e da qualidade, estão a longo prazo reforçando o êxito e gerando maior lucro. Riscos, para melhor atendimento ao cliente, são partes da estratégia da empresa altamente compensadores.
Outro ponto observado é a importância de se ouvir o usuário. Só ele pode dizer o que quer, o que não funciona e o que deve ser mudado. As opiniões dos clientes e o comprometimento com o que eles querem, com suas reclamações e sugestões é a garantia de grande parte do sucesso e do prestígio.
Em, resumo, um atendimento perfeito, com ampla assistência, buscando resolver problemas, atendendo sugestões, levadas a sério, são formulas e atitudes para o sucesso, das empresas de alto padrão em qualquer ramo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário