domingo, 9 de maio de 2021

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO FAMÍLIA E ESCOLA

Participar é repartir poder e responsabilidades e a qualidade está intimamente ligada a participação e muito mais se tratando de educação e quanto a interação família x escola trará benefícios inquestionáveis onde o sucesso será de todos. Muitas são as vantagens da participação: • Resolve problemas impossíveis de serem equacionados individualmente. • Gera comprometimento com soluções adotadas uma vez que todos contribuem para se chegar a elas. As pessoas dão mais valor e apoiam o que ajudam a criar. • Fortalece o processo de decisão e facilita a descentralização do comando. • Prepara quadros de liderança para a organização. • Abre caminho para a realização pessoal e profissional das pessoas. A participação tem duas bases complementares: 1. Base afetiva: sentimos bem em fazer as coisas com os outros. 2. Base técnica: fazer as coisas com outros é mais eficaz e mais eficiente do que fazê-las isoladamente. Em resumo o envolvimento grupal garante compromisso com os resultados significado do empreendimento e cumprimento fiel das decisões. No campo educacional esta participação é de inegável importância para a consecução dos objetivos comuns escola e família pois depois da família, a escola é a mais importante instituição socializadora, participando cada vez mais cedo da vida das crianças e trabalhando com crescente ênfase na formação de valores. A escola propicia vivências que orientam para o presente e para o futuro. É o lugar onde se aprende sobre conteúdos fundamentais, mas também é um espaço de relações humanas, de construção de modelos, de reflexão e de experiência. A instituição de ensino é a mais adequada parceira com a família para um trabalho de vivências cidadãs, de altruísmo, de generosidade e de solidariedade. Como consequência direta do entrosamento da família na escola, a instituição de ensino ganha mais respeito da comunidade, desperta o interesse de seus educandos para com os estudos (diminuindo o fracasso, a repetência e a evasão), desenvolve uma gestão mais democrática e eficiente, dissemina uma cultura de paz e solidariedade e promove a inclusão e a participação social. É papel da escola conscientizar a família de que há diversas formas de linguagem, que a formação para a cidadania é muito importante, que o aprendizado deve ser permanente, que os comportamentos como, por exemplo, o aluno que fala demais pode estar manifestando sua inteligência linguística, e que buscar o conhecimento e domínio das novas tecnologias é importante para acompanharem seus dependentes. Por outro lado o professor também deve estar sempre à procura de atualização nas novas tecnologias, de compreender os processos de aprendizagem e de motivação humana. Reformular projetos e modelos adequá-los a realidade e a atualidade é o primeiro passo para um novo caminhar educacional. Conforme a revista Escola, no artigo A Vida Invade a Escola - Quando o Tema é separação. “A melhor ajuda que o professor pode dar ao aluno é escutar. Principalmente quando os pais, de tão envolvidos consigo mesmos, se esquecem do filho” (MALDONADO, 2001 p. 24) é muito importante para o aluno ter alguém com quem possa conversar. Maria Eliane da Silva, com sua experiência, relata também em A Vida Invade a Escola - Quando o Tema é separação. Rev. Escola, São Paulo. p. 24 abr. 2001 que a melhor opção é trabalhar a autoestima e sugere:  “Identifique e elogie os valores e aptidões do estudante.  Informe-se sobre o desenvolvimento infantil para saber o que a criança necessita  Conheça o educando e sua família  Mostre-se sempre aberto para conversar, auxiliar e dar atenção  Jamais isole a criança e convide-a para participar das atividades  Nunca exponha a criança destacando seu comportamento desatento  Evite concessões: o aluno tem que seguir as regras das outras crianças.”

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