quinta-feira, 6 de maio de 2021

APROVEITANDO OS ACONTECIMENTOS

Os fatos da realidade física, biológica e sociocultural que nos cercam, são temas a serem discutidos com os educandos. Quanto mais oportunidade de falar, ouvir e experimentar fatos da natureza e da sociedade, mais a criança poderá elaborar teorias e mais informações terá para agregar às suas. O ambiente da Escola deve propiciar o contato da criança com fatos de diversas naturezas e a desafiar a pensar sobre o que observa. Nas atividades educacionais propostas as crianças devem observar fenômenos, levantar hipóteses, criar teorias explicativas e concluírem sobre suas observações e as dos colegas, desenvolvendo a curiosidade e a capacidade de observação. Ouvindo as crianças, suas crenças e teorias sobre o conhecimento empírico, o professor descobre as informações que já possuem e como essas informações são organizadas. A curiosidade é natural nas crianças e a escola deve incentivar, de forma prazerosa e excitante, essa relação com o conhecimento. Na interação com as crianças, as respostas não devem ser induzidas. Se ocorrem respostas erradas, tais respostas devem ser transformadas em erros construtivos, fornecendo-se novos elementos para que a criança reformule seu pensamento. As respostas certas devem ser contra argumentadas para verificar a convicção da criança. O diálogo construtivo e as perguntas ao ser incentivadas estimulam a construção e expressão do pensamento. O material utilizado deve ser diversificado e objetivar e propiciar uma investigação das crianças e as perguntas devem exigir ligações entre o que já sabem e informações novas e encorajá-los a serem ativos e curiosos, favorecendo a interação social.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...