sexta-feira, 7 de maio de 2021
ORIENTAÇÃO RELIGIOSA - Educação Transcendental
Ninguém nasce condenado a ser ruim, agressivo, criminoso ou antissocial. Os sentimentos e comportamentos de egoísmo, inveja, preguiça, avareza, são forças que podem ser canalizadas para o bem. A educação moral e transcendental favorecem e ajudam a enriquecer a personalidade e o caráter facilitando o conhecer-se, o vencer-se e o exercitar-se.
A educação deve propiciar a unidade com Criador por meio do desenvolvimento espiritual. Assim, tudo o que se fizer, desde o planejamento, (objetivos, conteúdo, atividades, o método, as técnicas, os procedimentos, os recursos, o material didático e de apoio, a serem utilizados) até a avaliação, devem ser além de oportunidade de aperfeiçoamento, estarem complementados, correlacionados e o educador deve colocar à disposição dos educados, uma grande variedade de materiais deve encorajá-los a serem ativos e curiosos, favorecendo a interação social, ainda, mais que tudo deve ser um semeador da paz, do amor e da esperança.
A espiritualidade é um aspecto intrínseco a vida do ser humano, independente de crença, a intenção deve ser a de caminhar com os educandos para que assimilem cresçam sem se desviar do fim para o qual foi criado todo ser humano construindo uma vida de qualidade para si e seus semelhantes.
A educação transcendental religiosa favorece e ajuda a enriquecer a personalidade e o caráter facilitando o conhecer-se, o vencer-se e o exercitar-se. E como cabe a escola oportunizar circunstâncias para que o ser humano crie valores capazes de levá-lo a ação adequada a ter espírito de disciplina, a fazer bem o que se tem que fazer alimentando assim um grande, alto e nobre ideal pois trabalhar a trancendentalidade é uma das receitas que muito ajudam na educação da vontade.
Reconhecendo a liberdade como um dos principais direitos humanos esta deve ser plenamente respeitada e a orientação será de que: a pessoa deixa de ser livre quando utiliza sua liberdade de forma irracional, para diminuir-se, ou seja para fazer o que prejudica a si mesmo e/ou ao outro e que não é aceito pelo semelhante. Perdendo a dignidade perde-se a liberdade pois a liberdade só pode ser utilizada com responsabilidade.
A orientação deve ser para o desenvolvimento das potencialidades de cada um, para que seja responsável por seus atos em qualquer momento e época e se torne útil a si mesmos e aos semelhantes e, consequentemente à Pátria.
Oferecer orientação pelo desenvolvimento de um programa para educação espiritual, moral, da conduta e dos sentimentos, objetivando o crescimento do educando durante a existência, através das verdades essenciais que deverão impregnar sua inteligência, coração e toda a vida, pela vivência dos bons princípios.
A criança é rica de amor e necessita de familiaridade e intimidade e de descobrir o caminho ao encontro de Criador. A prática tem demonstrado que existe uma misteriosa ligação entre o Grande Arquiteto e a criança, uma ligação de pai para filho que precede qualquer instrução transcendental. É papel da escola saciar esta íntima fome de metafísica.
Dada a importância do mito do educador este aspecto assume fundamental importância desde a mais tenra idade. Muitas vezes o que o professor diz ao aluno é mais significativo e importante do que a orientação dada pelos progenitores ou responsáveis
Lembro-me bem do que aconteceu comigo e minha filha quando ela tinha apenas dois anos e passava mais tempo na creche do que com a família. Num final de semana, brincando com ela, encostei o ouvido em seu peito e perguntei: Tem um coraçãozinho batendo forte aqui, quem mora nele? Esperava que dissesse o papai que era um grude com ele tanto quando acordava a noite o chamava e se ia atender ela era enfática: Você não, papai!. A resposta segura e imediata me surpreendeu: Papai do Céu, tia da queche falou!
Assim, cabe a escola oferecer um ambiente onde se desenvolva a fé, a prática da verdade e o amor e seja incentivado o desenvolvimento de valores morais, cívicos, sociais, culturais e hábitos e atitudes sadios, buscando redescobrir o sentido da ação coletiva, o sentimento de pertencer a um grupo social, e a responsabilidade para com o todo social, valorizando a cooperação em detrimento da competição e competitividade cegas, do egoísmo, bem como, a importância do respeito ao patrimônio e à memória da nação, visando a humanização do homem e da sociedade.
“Enxergamos um mundo no qual se proclamará e se louvará o aprendizado pelo resto da vida, e onde a alegria, a autoestima e o viver em harmonia serão reverenciados como as grandes capacidades de cada pessoa.” (Antonio Bias Bueno Guillon e Victor Mirrshawka)
Os cuidados e o respeito às crenças
A experiência transcendental brota da interrogação em torno das questões fundamentais da existência e pode manifestar-se como um sentimento íntimo e pessoal ou assumir formas exteriores precisas e estruturadas. Em muitos casos essa busca encontra em elementos da natureza, principalmente plantas que provocam reações orgânicas como é o caso do Santo Daime, de origem indígena, cuja penetração se deu no Norte do Brasil, especialmente no Acre e se expandiu até mesmo para o Planalto Central, que se vale de chás com efeitos alucinógenos, no qual os seguidores afirmam encontrar a tão sonhada busca e a paz de espírito. No entanto, inexplicavelmente, seus efeitos não são sentidos por todos, ou pela capacidade orgânica ou pela forma mental ou psíquica dos que acreditam ou não, permitem ou não sentirem o efeito e o domínio sobre seu corpo e mente.
Como gosto de pesquisar experimentar ver de perto ver para crer aceitei o convite de um dos pais de estudantes da escola que dirigia para visitar uma chácara no Distrito Federal onde se pratica as atividades do Santo Daime
Chegando ao local senti como se me entrasse em uma Taba de índios parecida certamente com aquela onde viveram meus antepassados Em uma grande mesa havia inúmeras formas de simbologia religiosa: cruzes (de vários formatos) cristais e outras pedras estrela de Davi e outras ao lado uma jovem servia em pequenos copos um chá amargo Protegido por uma ampla cabana um forno abaixo do nível do terreno com uma grande fogueira sob um grande taxo onde fervia o chá feito com folhas e cascas de um cipó e folhas que eram preparados ao lado Ao redor da fogueira muitas pessoas de várias idades tocavam instrumentos indígenas e dançavam
No caminho fui preparada pelo pai que me convidara de que ao tomar o chá poderia sentir inúmeras reações entre as quais: cólicas intestinais diarreia vômitos tontura alucinações e poderia até mesmo entrar em transe e praticar certas atividades estranhas aos meus talentos como desenho e pintura sem me lembrar de nada posteriormente
Comecei a tomar o chá aos poucos como recomendado sentei-me em uma das cadeiras de balanço disponíveis e fiquei a observar a cena De vez em quando uma das pessoas responsáveis pelo local vinha perguntar-me o que estava sentindo O chá tinha um gostinho amargo que até gostei pois como goiana estou acostumada a consumir guariroba jiló e jurubeba Como o tempo já ultrapassava todas as previsões sem que eu sentisse nenhuma reação levaram-me até o mestre que disse: cada um se permite sentir ou não os efeitos prconizados Acreditar é o principal motivador das reações
Assim sou eu desacredito que mal olhado macumba trabalhos feitos por cartomantes e outras pessoas com a intenção de prejudicar outra me atinjam. Desafio até mesmo que consigam me hipnotizar e me convençam a regredir Respeito aos que acreditam ou pensem diferente mas estou convencida que somente com minha permissão estas coisas poderão me atingir
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