quarta-feira, 5 de maio de 2021

MUDAR A EDUCAÇÃO

O momento atual, apresenta-se o mais mutável e a mudança vem ocorrendo com a maior rapidez de todos os tempos. Esta situação é para o ser humano excitante e acompanha-la traz um potencial realizador nunca antes vislumbrado. Desta forma, investir de forma permanente e vigorosa na qualificação/requalificação e aperfeiçoamento das pessoas, em todos os níveis sociais, trará retorno à sociedade em forma de competência humana construindo a cidadania Com a racionalização dos processos produtivos que diminuem as expectativas do emprego industrial, o que deve ser os centros dos processos educativos e formativos é a capacidade humana de saber pensar e o aprender a aprender, bem como, a possibilidade de transferir aprendizagem de uma para outra situação que exijam das pessoas o exercício da reflexão, do entendimento, da crítica e da organização, para que estejam preparados para a participação, a iniciativa, o raciocínio lógico e o discernimento A melhoria da qualidade na capacitação das pessoas para as mudanças requeridas pelo sistema tecnológico, só será efetiva com a participação de toda a comunidade e em especial, das organizações educacionais. Assim, cabe a escola como principal meta possibilitar as pessoas, não somente a aquisição de conhecimentos, mas, para o processamento e a geração de novas ideias novas tecnologias e novos comportamentos transformá-las de simples receptoras de informação em efetivos agentes de criatividade. Portanto, muito mais que preparar para a tarefa, o trabalho escolar deve resultar na preparação das pessoas e dos grupos para fazerem frente às incertezas e complexidades do mundo atual, pois, as organizações de trabalho buscam cada vez mais, valorizar a importância do potencial dos seus empregados e a cultura da educação permanente. Utilizar-se de formas criativas e facilitadoras do processo de ensinagem (educandos e educadores aprendem), aplicando-se práticas baseadas em pesquisas atuais sobre o funcionamento do cérebro humano e o aprendizado e, dando prioridade absoluta, no atendimento às necessidades, interesses e expectativa da comunidade à qual a escola está inserida. A prática pedagógica deve orientar seus esforços para a criatividade e para a formação do sentimento, onde o professor será o mediador da aprendizagem. É a Pedagogia da busca da valorização do emocional para a concretização do intelectual, utilizando-se da força da motivação e da comunicação, que traz à tona as capacidades latentes do ser humano, melhorando extraordinariamente seu desempenho, em todos os setores da vida de forma natural, uma vez que, somente motivado o ser humano é capaz de produzir com efetividade e com a qualidade necessária. As atividades, em todos os níveis de ensino, devem ser desenvolvidas por meio de incentivos e técnicas conscientizadoras da força interior de cada ser humano, desenvolvendo o hábito da leitura e discussão de temas que estimulem a inteligência emocional com a valorização da capacidade individual para um perfeito equilíbrio e integração social. Criar e representar são formas que inseridas no processo orientam as reações, libertam o riso e conduzem a reflexão. Buscar atividades inventivas que incentivem a criatividade do ser humano que o valorize como ser livre, ativo, curioso e social. O estudante será o agente do processo. Ouvir, copiar e repetir dará lugar a questionamentos, procura de respostas e soluções para situações concretas e de sua vivência. O incentivo deve ser para que as atividades sejam, preferencialmente, coletivas e em grupo, onde a cooperação substituirá a competição e o individualismo, para que a convivência social e a solidariedade sejam praticadas. O educador deve ser o animador e facilitador do processo de busca do conhecimento, e o estudante um pesquisador. Os conteúdos devem buscar favorecer a aquisição de um maior universo cultural para que o educando seja inserido nas questões sociais como indivíduo participativo, que compreenda a realidade, atuando na sociedade com competência e dignidade, respeitando e sendo respeitado, ouvindo e sendo ouvido, cumprindo e reivindicando direitos. É a aprendizagem efetiva, consciente e participante. Para tanto, o estudo e a reflexão da equipe de trabalho, as reduções de improvisações, ajudarão no sucesso e coerência para com o estudante e, como consequência, este construirá com sucesso, uma representação de si mesmo como alguém capaz. Os estudantes devem trabalhar no seu potencial pleno e tenham o aprender como uma experiência agradável e interessante. Muito valor deverá ser dado a base de conhecimentos que o estudante traz para a escola, que possibilitará a construção do conhecimento com muita autoestima, para que o aprender se prolongue pelo resto da vida.

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