terça-feira, 4 de maio de 2021

Educação pela Arte

A Educação pela Arte poderá ser concebida como um processo globalizante, em que o desenvolvimento da criatividade e das capacidades de expressão e comunicação é encarado como meta da formação do homem completo. Assim, é inegável a importância fundamental da arte que passou a ser componente curricular obrigatório. Para a maioria dos pais/responsáveis a ideia de arte é de que “não serve para ganhar dinheiro e, portanto, não tem importância”. Por isto há a necessidade de conscientiza-los de que arte na Educação Infantil e no Ensino Fundamental não é só para iniciação artística, mas para desenvolver os sentidos e a percepção. O educando deverá ser estimulado para tomar consciência das qualidades emocionais das suas experiências e será encorajado a exteriorizá-las através da utilização da palavra, do gesto, do som, do grafismo, de toda uma variedade de formas de expressão ao seu dispor. "A ênfase no ensino será posta no estimular a criança para que explore as suas emoções e sensações dentro de um conjunto de convenções artísticas, o qual, tanto quanto possível, ela escolherá para si própria" (Forrest, 1962). Para se relacionar com a comunidade o ser humano se expressa de forma única e, a educação tem como um dos objetivos, encorajar o desenvolvimento da individualidade (seus sentimentos e suas ideias) que pode ser expressa com liberdade na escola, de forma teórica e que deve ocorrer também na prática. Segundo o princípio preconizado por Rousseau, o conhecimento se constrói no contato direto com os objetos, com a realidade, através dos sentidos e a criança deverá aprender através da sensibilidade, da criatividade o que só ocorrerá se o educador se utilizar o diálogo, sem nenhuma imposição do conceito do que o adulto considera importante ou belo. O artista desafia as coisas como são, faz com que dois e dois possam ser cinco, criam asas para animais rastejantes e mudam cores de objetos como uma árvore azul. A forma artística passa a significar coisas diferentes conforme a experiência de cada um. É a formação de imagens que possibilita a evolução do homem e o desenvolvimento da criança. O conhecimento da arte envolve habilidades, pesquisas de materiais, técnicas e capacidade de perceber e imaginar. Convivendo com a arte os educandos podem desenvolver percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade. No final da década de 90 houve uma mobilidade para novas tendências da educação em Arte, pensando no terceiro milênio. Uma das características foi identificar a área por Arte (ao invés de Educação Artística) e incluí-la como área e não mais como atividade. Uma das propostas é sobre a estética do cotidiano em complementação a educação artística. Educação Artística deve ser principalmente desafiando os alunos a pensarem, intervindo no sentido de aprenderem como ter acesso ao conhecimento inter-relacionando o fazer arte, entender imagens e a história da arte. Assim, a produção e a compreensão se completam e se enriquecem na aquisição de conhecimento. Um trabalho de educação escolar em Arte ajuda a garantir um ensino de qualidade.

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