quarta-feira, 5 de maio de 2021

PORQUE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

A prática pedagógica deve orientar seus esforços para a criatividade e para a formação dos sentimentos, onde o professor seja o mediador da aprendizagem. Criar e representar são formas que inseridas no processo orientam as reações, libertam o riso e conduzem a reflexão. A música alegra, encanta, é educativa, fixa mensagens e auxilia na assimilação de conteúdos e bons hábitos. A pintura, a literatura, o teatro, o cinema e a escultura, desenvolvem a criatividade, comunicam e informam. A ginástica, a dança, a respiração adequada e o relax, predispõem o corpo para as atividades de aprendizagem. Como também, o desenho é utilizado como um pré-requisito, preparatório para a escrita. Além disso, as atividades artísticas são modos de as crianças referirem-se às suas alegrias e tristezas, revelar suas emoções e exercer seu pensamento, sua capacidade inventiva e seus conceitos. A pintura, a escultura, a colagem, a gravura, o desenho, além da música, teatro e dança, são formas de expressão de ideias e sentimentos e abrem caminho para a autonomia e liberdade. Ao trabalhar com as atividades artísticas, a criança exprime o que conhece de um objeto, o que sabe e sente no momento. Expondo os trabalhos executados a Escola propicia que a comunidade escolar, fazendo apreciações com comentários, investigando os procedimentos utilizados pelas crianças, realize troca de informações, troca de experiências, de valores estéticos e preferências que enriquecem a sensibilidade e a inteligência, propiciando a interação, também, com a família ao acompanhar o desenvolvimento do educando. Assim sendo, as atividades artísticas não podem ser esquecidas, são modos de as crianças referirem-se às suas alegrias e tristezas, revelar suas emoções e exercer seu pensamento, sua capacidade inventiva e seus conceitos. A pintura, a escultura, a colagem, a gravura, o desenho, além da música, teatro e dança, são formas de expressão de ideias e sentimentos e abrem caminho para a autonomia e liberdade. Ao trabalhar com as atividades artísticas, a criança exprime o que conhece de um objeto, o que sabe e sente no momento. Assim, o professor deve orientar suas ações pedagógicas, relacionadas às atividades artísticas para que os educandos, ao trabalhar com os sentidos, que são caminhos para o conhecimento, possam, visualizar o mundo com um olhar diferente, novo e poético.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...