quarta-feira, 5 de maio de 2021
PORQUE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
A prática pedagógica deve orientar seus esforços para a criatividade e para a formação dos sentimentos, onde o professor seja o mediador da aprendizagem. Criar e representar são formas que inseridas no processo orientam as reações, libertam o riso e conduzem a reflexão. A música alegra, encanta, é educativa, fixa mensagens e auxilia na assimilação de conteúdos e bons hábitos. A pintura, a literatura, o teatro, o cinema e a escultura, desenvolvem a criatividade, comunicam e informam. A ginástica, a dança, a respiração adequada e o relax, predispõem o corpo para as atividades de aprendizagem. Como também, o desenho é utilizado como um pré-requisito, preparatório para a escrita.
Além disso, as atividades artísticas são modos de as crianças referirem-se às suas alegrias e tristezas, revelar suas emoções e exercer seu pensamento, sua capacidade inventiva e seus conceitos. A pintura, a escultura, a colagem, a gravura, o desenho, além da música, teatro e dança, são formas de expressão de ideias e sentimentos e abrem caminho para a autonomia e liberdade. Ao trabalhar com as atividades artísticas, a criança exprime o que conhece de um objeto, o que sabe e sente no momento.
Expondo os trabalhos executados a Escola propicia que a comunidade escolar, fazendo apreciações com comentários, investigando os procedimentos utilizados pelas crianças, realize troca de informações, troca de experiências, de valores estéticos e preferências que enriquecem a sensibilidade e a inteligência, propiciando a interação, também, com a família ao acompanhar o desenvolvimento do educando.
Assim sendo, as atividades artísticas não podem ser esquecidas, são modos de as crianças referirem-se às suas alegrias e tristezas, revelar suas emoções e exercer seu pensamento, sua capacidade inventiva e seus conceitos. A pintura, a escultura, a colagem, a gravura, o desenho, além da música, teatro e dança, são formas de expressão de ideias e sentimentos e abrem caminho para a autonomia e liberdade. Ao trabalhar com as atividades artísticas, a criança exprime o que conhece de um objeto, o que sabe e sente no momento. Assim, o professor deve orientar suas ações pedagógicas, relacionadas às atividades artísticas para que os educandos, ao trabalhar com os sentidos, que são caminhos para o conhecimento, possam, visualizar o mundo com um olhar diferente, novo e poético.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário