quinta-feira, 6 de maio de 2021

Conteúdo programático

Para selecionar os conteúdos deve-se ter sempre em vista os objetivos que se pretende alcançar, de acordo com as necessidades e características próprias que o originaram. O conteúdo precisa ser objetivo, significativo, assimilável pelo participante e adequado ao nível de desenvolvimento do educando e ao total de horas/aula. Procedimentos (estratégias, operacionalização dos métodos): Os procedimentos didáticos são as técnicas de ensino utilizadas. Sua seleção requer seja a mesma adequada aos propósitos. Ao se utilizar aula expositiva deve-se adotar uma posição de diálogo com perguntas e respostas e a participação do grupo por meio de contestação, pesquisa e discussão. Existem duas maneiras de se trabalhar: individualmente ou em grupo. O trabalho individual pode ser dirigido ou livre sendo o primeiro mais produtivo. Entre os trabalhos individuais podemos citar: instrução programada, texto ativo (elaborado com a participação do grupo), trabalho dirigido (solicitação de tarefa, instrução e correção), estudo de texto, fichas didáticas (uma com noções, outra com exercícios e outra com correções), módulo de ensino (unidades significativas e coesas com perguntas, equação de problemas, consultas), etc. O trabalho em grupo é também atividade de integração e socialização. Suas características facilitam também a integração de disciplinas interdisciplinaridade pois utiliza aptidões e interesses diversos dos membros do grupo. Como exemplo podemos citar: seminário, foro, entrevista, diálogo ou debate, simpósio, cochicho, mesa redonda, grupo de verbalização e ressonância, painel, painel integrado, e centenas de outras (vide Técnicas de dinamização).

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