quarta-feira, 5 de maio de 2021

COMUNICAÇÃO

Comunicação é o poder pessoal capaz de transformar uma ideia em algo real, capaz de criar ou alterar uma realidade. Tudo o que se concebe como realidade, se transforma em realidade, passa a existir, é gerada, através da comunicação. - Como comunicar? - Sabendo o que se quer, solicitando quanto maior a habilidade de solicitar, maior a possibilidade de ser atendido e maior o poder, solicitando de maneira específica falando com entusiasmo, sendo congruente e elegante, solicitando a quem pode oferecer o que se quer, solicitando até conseguir se necessário, mude a estratégia até que tudo irá conspirar a favor da solicitação. Em qualquer situação e muito mais na comunicação educando/educador para que esta seja eficiente e eficaz, deve ocorrer em linha horizontal, ou seja, deve ser entendida. Lembro-me do ano de 1967, quando com quatorze anos de idade lecionava em um cidadezinha do interior do Estado de Goiás e um acontecimento do qual muito me envergonhei serviu-me de lição e, nunca me esqueci. Sempre que me dirijo a qualquer pessoa ou qualquer grupo de pessoas, estou sempre perguntando a mim mesma se estou sendo entendida. Era um pequeno Grupo Escolar com duas salas. Uma das professoras alfabetizava e a outra trabalhava com a 1ª, 2ª e 3ª séries. Não havia Direção ou qualquer outro apoio. De vez em quando, recebíamos a visita de uma Inspetora de Ensino que vinha, quase sempre, acompanhada do Prefeito da sede do município. Os estudantes nunca me envergonharam na recepção as visitas. Levantavam-se, cumprimentavam os visitantes e se comportavam muito bem. Em uma dessas visitas a Inspetora convidou-me a acompanha-la na inspeção do espaço externo do Grupo Escolar. Saímos as duas deixando o Prefeito a sós com a turma. Ele, na tentativa de conversar com a turma e passar o tempo com alguma atividade resolveu perguntar: Vocês sabem cantar? Ao que a turma respondeu em Coro: Sabemos! O que vocês sabem? Perguntou O VIRUNDUM. Então vamos cantar: 1, 2 e 3: E a turma entoou em coro entusiasmada: Virundum Ipiranga as margens plácidas, de um povo heroico brado retumbante... Quando retornamos o prefeito estava as gargalhadas e nem podia falar. Todos o olhavam sem entender. Ao se acalmar e contar-me o ocorrido fiquei sem jeito, envergonhada, e só pude mesmo rir junto. Daí para a frente, passei a pronunciar melhor as palavras e a buscar os significados das expressões desconhecidas que eram trabalhadas em sala de aula. Conscientizei-me da necessidade de me preocupar mais com o processo de comunicação, com sua importância para construção do conhecimento. Descobri, de forma trágica, como a comunicação é distorcida quando a mensagem é passada para outras pessoas. A seguir trechos que tenho usando em cursos e palestras para demonstrar este aspecto. Quando estes trechos são passados, em um grupo, de uma pessoa para outra, de forma que somente o receptor ouça, a distorção que acontece é inacreditável, o interessante é que nunca foi possível em um grupo seja de cinco ou trinta pessoas preservar nem mesmo o essencial: • Lecionei em quatro cidades diferentes. Entre os meus ex-alunos, que ainda mantenho contato, há hoje: 2 Médicos, 10 Professoras, 3 Engenheiros e, infelizmente, 2 advogados e 2 alcoólatras. • Um fato curioso em minha vida de estudante é que, no meu primeiro dia de Faculdade, identifiquei entre os colegas minha ex-professora da Admissão ao Ginásio. Um dia ouvi de um servidor do Ministério da Fazenda uma história verdadeira que demonstra a necessidade da comunicação ser adequada, para ser entendida: Um senhor, contribuinte como todos nós, certamente, desacostumado com a tecnologia dos tempos modernos, tantas máquinas e tantos botões, ao chegar ao Setor onde queria ser atendido, recebeu uma senha e a seguinte informação: Aguarde ser chamado pela Televisão. (A atendente, certamente imaginou que se dissesse terminal ele poderia se confundir.) Calmamente, ele foi para casa e, diariamente, observava a TV, aguardando que o chamassem. Alguns dias se passaram e ele retorna reclamando da demora e recebe a informação de que o chamado aconteceria ali no setor, no mesmo dia, pelo terminal de computador. O sistema de atendimento permite que os contribuintes aguardem, comodamente sentados, os chamados por ordem de chegada No caso daquele senhor houve falha na comunicação e a mensagem não foi entendida pois não foi adequada ao nível de entendimento do receptor. A comunicação possui elementos essenciais para que aconteça: • Emissor/comunicador: É aquele que tem uma informação a dar; • Mensagem: É o conteúdo da comunicação. O quer se quer informar; • Canal: É o meio de transporte da mensagem; • Receptor: É aquele que recebe a informação. Tipos de comunicação: • Verbais: São utilizadas frases, textos, palavras, etc. Podem ser: • Orais: Quando são utilizados a voz, a fala, a conversação. • Escritas: Quando utilizamos símbolos/letras para expressarmos. • Não verbais: São utilizados gestos, olhares, posturas. Estas, às vezes, contrariam as informações verbais. • Intrapessoais: Quando estou pensando e conversando comigo mesmo, analisando ideias, tentando resolver problemas. • Interpessoais: É a comunicação que se estabelece entre as pessoas. Ex.: A pessoa super nervosa, que demonstra com gestos e diz estar calma. Barreiras à boa comunicação: Quando a mensagem é emitida e não foi recebida ou foi mal recebida, ou, recebida apenas em parte, surgiram obstáculos que podem ocorrer em qualquer um de seus elementos: • Emissor: Engano ao emitir a mensagem. Informação distorcida. Falta de clareza, etc. • Mensagem: Modificação do conteúdo. Ex.: Alteração de uma ordem verbal quando se escreve. Uma pontuação ou acentuação poderá alterar todo o sentido. “Não, mate-o.” ou “Não mate-o” • Canal: Ruídos, barulhos, defeitos, etc. podem atrapalhar a comunicação. Ex. Semáforo desregulado, Relatório sujo ou rasgado, Linha cruzada, etc. • Receptor: Ele pode ouvir, ver, sentir, apenas aquilo que lhe interessa. (Motivação) No processo de comunicação “Saber ouvir” e “Saber calar” é uma arte. Olhar, dar atenção e não interromper. Escutar, dar atenção, pensar para depois responder. Sem comunicação adequada é impossível orientar a construção do conhecimento As palavras adequadas a calma as expressões que demonstram compreensão e empatia o sorriso são formas de comunicação eficiente eficazes e efetivas e as melhores armas para que o educador tenha sua mensagem compreendida e aceita

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