quarta-feira, 5 de maio de 2021
COMUNICAÇÃO
Comunicação é o poder pessoal capaz de transformar uma ideia em algo real, capaz de criar ou alterar uma realidade. Tudo o que se concebe como realidade, se transforma em realidade, passa a existir, é gerada, através da comunicação.
- Como comunicar?
- Sabendo o que se quer, solicitando quanto maior a habilidade de solicitar, maior a possibilidade de ser atendido e maior o poder, solicitando de maneira específica falando com entusiasmo, sendo congruente e elegante, solicitando a quem pode oferecer o que se quer, solicitando até conseguir se necessário, mude a estratégia até que tudo irá conspirar a favor da solicitação. Em qualquer situação e muito mais na comunicação educando/educador para que esta seja eficiente e eficaz, deve ocorrer em linha horizontal, ou seja, deve ser entendida.
Lembro-me do ano de 1967, quando com quatorze anos de idade lecionava em um cidadezinha do interior do Estado de Goiás e um acontecimento do qual muito me envergonhei serviu-me de lição e, nunca me esqueci. Sempre que me dirijo a qualquer pessoa ou qualquer grupo de pessoas, estou sempre perguntando a mim mesma se estou sendo entendida.
Era um pequeno Grupo Escolar com duas salas. Uma das professoras alfabetizava e a outra trabalhava com a 1ª, 2ª e 3ª séries. Não havia Direção ou qualquer outro apoio. De vez em quando, recebíamos a visita de uma Inspetora de Ensino que vinha, quase sempre, acompanhada do Prefeito da sede do município.
Os estudantes nunca me envergonharam na recepção as visitas. Levantavam-se, cumprimentavam os visitantes e se comportavam muito bem. Em uma dessas visitas a Inspetora convidou-me a acompanha-la na inspeção do espaço externo do Grupo Escolar. Saímos as duas deixando o Prefeito a sós com a turma. Ele, na tentativa de conversar com a turma e passar o tempo com alguma atividade resolveu perguntar: Vocês sabem cantar? Ao que a turma respondeu em Coro: Sabemos! O que vocês sabem? Perguntou O VIRUNDUM. Então vamos cantar: 1, 2 e 3: E a turma entoou em coro entusiasmada: Virundum Ipiranga as margens plácidas, de um povo heroico brado retumbante...
Quando retornamos o prefeito estava as gargalhadas e nem podia falar. Todos o olhavam sem entender. Ao se acalmar e contar-me o ocorrido fiquei sem jeito, envergonhada, e só pude mesmo rir junto. Daí para a frente, passei a pronunciar melhor as palavras e a buscar os significados das expressões desconhecidas que eram trabalhadas em sala de aula.
Conscientizei-me da necessidade de me preocupar mais com o processo de comunicação, com sua importância para construção do conhecimento. Descobri, de forma trágica, como a comunicação é distorcida quando a mensagem é passada para outras pessoas.
A seguir trechos que tenho usando em cursos e palestras para demonstrar este aspecto. Quando estes trechos são passados, em um grupo, de uma pessoa para outra, de forma que somente o receptor ouça, a distorção que acontece é inacreditável, o interessante é que nunca foi possível em um grupo seja de cinco ou trinta pessoas preservar nem mesmo o essencial:
• Lecionei em quatro cidades diferentes. Entre os meus ex-alunos, que ainda mantenho contato, há hoje: 2 Médicos, 10 Professoras, 3 Engenheiros e, infelizmente, 2 advogados e 2 alcoólatras.
• Um fato curioso em minha vida de estudante é que, no meu primeiro dia de Faculdade, identifiquei entre os colegas minha ex-professora da Admissão ao Ginásio.
Um dia ouvi de um servidor do Ministério da Fazenda uma história verdadeira que demonstra a necessidade da comunicação ser adequada, para ser entendida:
Um senhor, contribuinte como todos nós, certamente, desacostumado com a tecnologia dos tempos modernos, tantas máquinas e tantos botões, ao chegar ao Setor onde queria ser atendido, recebeu uma senha e a seguinte informação: Aguarde ser chamado pela Televisão. (A atendente, certamente imaginou que se dissesse terminal ele poderia se confundir.)
Calmamente, ele foi para casa e, diariamente, observava a TV, aguardando que o chamassem. Alguns dias se passaram e ele retorna reclamando da demora e recebe a informação de que o chamado aconteceria ali no setor, no mesmo dia, pelo terminal de computador.
O sistema de atendimento permite que os contribuintes aguardem, comodamente sentados, os chamados por ordem de chegada No caso daquele senhor houve falha na comunicação e a mensagem não foi entendida pois não foi adequada ao nível de entendimento do receptor.
A comunicação possui elementos essenciais para que aconteça:
• Emissor/comunicador: É aquele que tem uma informação a dar;
• Mensagem: É o conteúdo da comunicação. O quer se quer informar;
• Canal: É o meio de transporte da mensagem;
• Receptor: É aquele que recebe a informação.
Tipos de comunicação:
• Verbais: São utilizadas frases, textos, palavras, etc. Podem ser:
• Orais: Quando são utilizados a voz, a fala, a conversação.
• Escritas: Quando utilizamos símbolos/letras para expressarmos.
• Não verbais: São utilizados gestos, olhares, posturas. Estas, às vezes, contrariam as informações verbais.
• Intrapessoais: Quando estou pensando e conversando comigo mesmo, analisando ideias, tentando resolver problemas.
• Interpessoais: É a comunicação que se estabelece entre as pessoas. Ex.: A pessoa super nervosa, que demonstra com gestos e diz estar calma.
Barreiras à boa comunicação:
Quando a mensagem é emitida e não foi recebida ou foi mal recebida, ou, recebida apenas em parte, surgiram obstáculos que podem ocorrer em qualquer um de seus elementos:
• Emissor: Engano ao emitir a mensagem. Informação distorcida. Falta de clareza, etc.
• Mensagem: Modificação do conteúdo. Ex.: Alteração de uma ordem verbal quando se escreve. Uma pontuação ou acentuação poderá alterar todo o sentido. “Não, mate-o.” ou “Não mate-o”
• Canal: Ruídos, barulhos, defeitos, etc. podem atrapalhar a comunicação. Ex. Semáforo desregulado, Relatório sujo ou rasgado, Linha cruzada, etc.
• Receptor: Ele pode ouvir, ver, sentir, apenas aquilo que lhe interessa. (Motivação)
No processo de comunicação “Saber ouvir” e “Saber calar” é uma arte. Olhar, dar atenção e não interromper. Escutar, dar atenção, pensar para depois responder. Sem comunicação adequada é impossível orientar a construção do conhecimento As palavras adequadas a calma as expressões que demonstram compreensão e empatia o sorriso são formas de comunicação eficiente eficazes e efetivas e as melhores armas para que o educador tenha sua mensagem compreendida e aceita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário