sábado, 1 de maio de 2021

ESCREVER

O ato de escrever está relacionado a qualquer área ou componente curricular ou conteúdo programático. O importante é saber aproveitar e explorar as situações - Situações surgidas em sala de aula (aparecimento de pequenos animais), fatos inusitados, criação de problemas matemáticos, elaboração de relatórios de Ciências, Estudos Sociais, relatos de brincadeiras, atividades na biblioteca, passeios, etc. É impossível produzir um texto a partir do nada. Quem produz um texto, escreve para alguém ler. O papel do professor é o de ler o texto, indicar pontos a serem melhorados conscientizando os educandos de que a compreensão de quem lê melhorará. Orientar quanto a unidade temática e estrutural. As produções escritas só terão sentido se estiverem inseridas no contexto da vida do educando, da escola e de suas atividades. O planejamento e o relatório de excursões e passeios devem ser feitos mesmo que seja dentro da escola. As três etapas para desenvolver a escrita: A – Pôr as emoções para fora O primeiro passo é a chamada sensibilização. Motivadas pelo professor, os estudantes procuram aguçar os sentidos e trazer à tona as emoções mais profundas e pessoais, que serão fundamentais para elaborar o texto – poema, poesia, descrição, história... Elas executam atividades com sucatas argila ou papel marche fazem pinturas manuseando giz tintas, fazem desenhos ou esculturas de flores, vulcões, animais com tema livre. B – Associar palavras Na fase seguinte, a da expressividade, os estudantes escrevem palavras que vêm à mente, inspiradas pelo desenho ou pela escultura. Com base nesta lista, montam o texto. Esta técnica é ótima para poesias e poemas O professor sugere novas relações entre as palavras ou formas de explorar as sensações sugeridas pelo texto. Os educandos devem se sentir livres para buscar associações incomuns entre as ideias. C - Melhorar o texto com a classe Na etapa final, a avaliação, cada estudante lê silenciosamente o texto que produziu. O professor escreve um dos textos no quadro de giz, com autorização do educando, e solicita sugestões de palavras ou trechos que possam ser substituídos ou acrescentados. Em seguida, com sua orientação, as crianças reescrevem os próprios textos. A leitura de algumas produções em voz alta para a classe encerra a atividade. Produções Escritas utilizando-se de Poemas. Criação de outros personagens e produção de livrinhos. Criação de um bilhete respondendo aos apelos de um personagem. Dramatizar e transformar textos em prosa. Recortar gravuras para montar seres ou cenas absurdas ou desenhar e fazer relato escrito. Recriação utilizando-se de Livros de Literatura Propor a criação de um outro personagem semelhante que poderá ser um ser humano, animal, etc., criar aventuras, criar seres e coisas fantásticas. Criação de um texto escolhendo uma parte do corpo que faça parte de uma obra. Esta parte deverá ter um nome, sentimento, ideais, planos futuros, problemas, etc. Leitura de Imagens: (Livros só com ilustrações) Explorar e propor a criação de textos escritos para as gravuras. Lista - Listas de compras, coleção de embalagens, rótulos, lista de programas de televisão favoritos, de brinquedos, etc. (confeccionar álbum individual ou da turma). Descrições - Autorretrato - A Partir de brincadeiras com as adivinhações dos personagens e da descrição anônima. Descrição da sala de aula, de sua casa, sua mãe, pai, melhor amigo, animal, etc. Sequência de Texto - Segredinho - Recortar as frases ou parágrafo de uma estória e colocar as partes em um envelope fechado e entregar cada um em um grupo. Cada grupo, deverá desenhar na metade da folha do papel pardo o seu segredinho, para depois revelar para a turma, em seguida organizar com eles, a sequência da estória e produzir o texto. Jogos de Dados – 5 estudantes - Recortar 6 gravuras de livros ou revistas, colar ao redor de um papel cartão numerando-as de 1 a 6. Jogar o dado, o número sorteado inicia a estória interpretando sua gravura que será anotada no quadro pela professora ou por um membro do grupo dependendo da série. O jogo continua e cada um que tiver seu número sorteado vai completando a estória.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...