quarta-feira, 5 de maio de 2021

BREVE HISTÓRICO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Nos últimos tempos quais as novidades e reformas, na área educacional no Brasil? Na reforma desencadeada no início da década de 70 a preocupação era a formação do profissional formação técnica saber fazer na década de 80 a ênfase foi na renovação dos conteúdos na praticidade dos conteúdos. Tentou-se criar novos programas pensando-se na praticidade na construção da cidadania no decorrer da vida A partir de 1985, a preocupação principal passou a ser como o educando constrói o conhecimento, quais os processos de aprender. E atualmente? Estamos discutindo que é importante aprender como se dá a construção do conhecimento humano como se processa esta construção Preocupa-se também com a escola enquanto instituição: a estrutura o espaço da escola, o tempo escolar, a organização do trabalho como um todo, a gestão democrática, a relação entre os membros da equipe da escola em função do ensino/aprendizagem. E a socialização os valores? Como ocorre a construção de identidades? Como se conhecer para conseguir o controle, o domínio, as ações, as atitudes, as emoções? Cada fase, possui capacidades específicas de acordo com seu nível de desenvolvimento, possuem também uma relação com a sociedade, a natureza e o meio em que vive. Esta especificidade, as reações de cada ser humano, aliada as formas de despertar a curiosidade e incentivar a criatividade em todos os campos do conhecimento é que deve ser a preocupação maior da educação, confrontada com a lógica do conhecimento. A proposta ideal para nova concepção da construção do conhecimento, dos valores, da socialização é a motivação é de criar laços afetivos educador X educando e ampliar os laços escola X família. É inegável que o educando deve dominar o conhecimento, a lógica do conteúdo é importante dar ênfase aos aspectos cognitivos, mas o ser humano necessita mais que conhecimento em todos os campos: é afeto, carinho, atenção... e, este é também dever da escola, como o é também a formação do sujeito ético, moral e espiritual. Assim, é necessário rever mentalidades, concepções, práticas, paradigmas, valores, bem como aumentar a autoestima, autoimagem. O que é necessário é sensibilidade e grande percepção, pois é difícil mudar postura pessoal costumes, concepções valores cultura... Como nada é imutável, uma leitura, uma palestra, um acontecimento ou outras formas de encontro, pode mudar a forma de ser e de pensar de uma pessoa. O dinamismo da natureza humano, da vida, da socialização, da construção do conhecimento, é inegável. Toda prática escolar deve ser confrontada com a fase de formação, de desenvolvimento, respeitando-as. Tudo deve ser colocado a serviço de cada fase, os materiais e os conteúdos devem ser próprios e adequados a capacidade cognitiva. Os ambientes devem ser apropriados os espaços devem ser pluralizados a rigidez deve ser quebrada. Porém em qualquer situação o educador deve ser um entusiasta, um pensador positivo, um criativo, um otimista.

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