quinta-feira, 6 de maio de 2021

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

No planejamento das atividades, o professor deve ter percepção clara dos objetivos que pretende atingir, do tempo e dos recursos disponíveis, da sequência a seguir, dos usos e costumes da comunidade, e das características das crianças a que se destinam. As atividades em um dia na Escola devem ser variadas e diversificadas, tanto as coletivas quanto as individuais, e deve ser observado se está sendo enfatizado todos os aspectos do desenvolvimento. O clima afetivo no grupo, onde a confiança e a certeza do educando no interesse, na amizade e na aceitação de seus pontos de vista, facilitam a auto expressão da criança. A participação em grupo, incentivada, encoraja os mais tímidos. Às crianças de qualquer idade devem ser incentivadas esclarecendo a importância de se responsabilizarem por suas tarefas, de acordo com seu desenvolvimento e a exercerem sua independência, assumindo seus deveres e reivindicando seus direitos. Planejar é estudar, é prever uma ação a ser desencadeada e a racionalização dos meios para atingir os fins e, portanto, assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema, refletindo para decidir quais as melhores alternativas. A seguir perguntas que o educador deve procurar responder no processo de planejamento: - O que pretendo alcançar? - Em quanto tempo pretendo alcançar? - Como posso alcançar o que pretendo o que fazer e como fazer? - Quais os recursos necessários? - O que e como analisar para verificar se o que pretendo foi alcançado? Na área de educação temos os seguintes tipos de planejamento: Planejamento Educacional - Tomada de decisão sobre a educação do país é a política educacional de longo prazo. Planejamento Curricular - de uma instituição de ensino previsão de atividades para atingir os fins da educação com base na Proposta Pedagógica (Plano de Ação). Planejamento de Ensino - especificação do planejamento curricular em termos mais concretos e operacionais, racionalização das atividades do educador e do educando (Plano de Curso Plano Bimestral Plano Anual, Plano de Aula semanal diário. O planejamento de ensino deve prever: Objetivos específicos - a partir dos objetivos educacionais. Conhecimentos a serem construídos pelos educandos. Procedimentos e recursos de ensino que estimulam as atividades de aprendizagem. Procedimentos de avaliação - até que ponto os objetivos foram alcançados. Didaticamente, planejar significa estruturar os conteúdos a serem adquiridos e prever, sistematicamente, as atividades e experiências que conduzirão aos objetivos e fins desejados. Aspectos importantes: 1. Seleção das áreas de estudo e conteúdos; 2. Determinação dos objetivos; 3. Seleção das atividades; 4. Previsão dos métodos, técnicas e procedimentos; 5. Determinação dos processos de avaliação. Registrar, cotidianamente, as práticas educativas, certamente, amplia as possibilidades de tarefas mais criativas e motivadoras. Visando estabelecer uma sistemática de trabalho, um plano escolar deve conter basicamente os seguintes itens: a) Informações gerais: Visa identificar claramente o evento a que se refere (local data período série/fase/ciclo turma educador). b) Objetivo geral: Transmite o propósito, ou seja define a mudança de comportamento esperado após um evento um dia de aula um estudo de uma unidade. c) Objetivos Específicos: Define o que se espera do educando após cada um dos itens estudados. d) Conteúdo programático; e) Procedimentos; f) Recursos; g) Cronograma; h) Avaliação. Ao redigir objetivos deve-se empregar somente verbos que admitam poucas interpretações e especifiquem com maior precisão o que o educando deve realizar para demonstrar a intenção do educador. Exemplos: identificar, distinguir, resolver, enumerar, construir, comparar, contrastar, discriminar, relacionar, estabelecer a diferença, etc.

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