sexta-feira, 7 de maio de 2021
PARTE DIVERSIFICADA - ATIVIDADES CULTURAIS
É inegável a necessidade de, desde as séries inicias, oportunizar atividades que demonstrem para as crianças a importância de se valorizar os usos e costumes de nossos antepassados e de nossa Pátria.
As festas tradicionais, que vem sendo transmitidas de geração para geração, representam nossa cultura e são muito importantes no processo ensino- aprendizagem. É papel da escola transmitir e manter nossa cultura.
Assim, as festas folclóricas adquirem um imenso valor para nossos educandos. Com a evolução e consequente rapidez dos meios de comunicação, muitas de nossas tradições são esquecidas e até mesmo substituídas por outras de outros povos que embora sejam importantes devem ser complementares as brasileiras.
Tendo em vista que os educandos da Educação Básica ainda tem dificuldades para que alcancem o sentido das coisas abstratas, Nesta etapa necessitam do concreto: pegar, sentir, manusear, escutar, visualizar, cheirar, para começar a entender. Caso contrário, eles apenas poderão cumprir sem entender pois, falar da simbologia, do respeito, do empírico, pode nada significar para a criança ou não ser suficiente para que construa seu conhecimento.
A metodologia utilizada deve buscar atividades comemorativas com representações (teatro, dança, exposições e outras), que mesmo com a insegurança ou o nervosismo apresentados funcionam como oportunidades de enfrentar problemas e vencê-los como também iniciativas que pratiquem a solidariedade, a preocupação com o outro, demonstrem a importância da cooperação e zelo pelo bem comum, para que os estudantes entendam a unidade de nosso povo e conheçam seus símbolos.
Desta forma, as datas comemorativas assumem um importante papel não só na socialização dos estudantes como também oportunidade de planejamento conjunto, e sobretudo que despertem o desejo de vencer barreiras e incorporar o verdadeiro significado da data.
Para tanto, as datas cívicas e festas populares devem ser incluídas em projetos ou centros de interesse planejados em conjunto com as turmas, envolvendo uma série de experiências úteis e válidas como ouvir, inventar, confeccionar cenários e roupas, estimulando e buscando respostas para a curiosidade, oportunizando expressar sentimentos e interpretando papéis.
Portanto, nada melhor que enfatizar, valorizar e incentivar as comemorações culturais para a efetiva construção do conhecimento.
“Instrução sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário