sexta-feira, 7 de maio de 2021

PARTE DIVERSIFICADA - ATIVIDADES CULTURAIS

É inegável a necessidade de, desde as séries inicias, oportunizar atividades que demonstrem para as crianças a importância de se valorizar os usos e costumes de nossos antepassados e de nossa Pátria. As festas tradicionais, que vem sendo transmitidas de geração para geração, representam nossa cultura e são muito importantes no processo ensino- aprendizagem. É papel da escola transmitir e manter nossa cultura. Assim, as festas folclóricas adquirem um imenso valor para nossos educandos. Com a evolução e consequente rapidez dos meios de comunicação, muitas de nossas tradições são esquecidas e até mesmo substituídas por outras de outros povos que embora sejam importantes devem ser complementares as brasileiras. Tendo em vista que os educandos da Educação Básica ainda tem dificuldades para que alcancem o sentido das coisas abstratas, Nesta etapa necessitam do concreto: pegar, sentir, manusear, escutar, visualizar, cheirar, para começar a entender. Caso contrário, eles apenas poderão cumprir sem entender pois, falar da simbologia, do respeito, do empírico, pode nada significar para a criança ou não ser suficiente para que construa seu conhecimento. A metodologia utilizada deve buscar atividades comemorativas com representações (teatro, dança, exposições e outras), que mesmo com a insegurança ou o nervosismo apresentados funcionam como oportunidades de enfrentar problemas e vencê-los como também iniciativas que pratiquem a solidariedade, a preocupação com o outro, demonstrem a importância da cooperação e zelo pelo bem comum, para que os estudantes entendam a unidade de nosso povo e conheçam seus símbolos. Desta forma, as datas comemorativas assumem um importante papel não só na socialização dos estudantes como também oportunidade de planejamento conjunto, e sobretudo que despertem o desejo de vencer barreiras e incorporar o verdadeiro significado da data. Para tanto, as datas cívicas e festas populares devem ser incluídas em projetos ou centros de interesse planejados em conjunto com as turmas, envolvendo uma série de experiências úteis e válidas como ouvir, inventar, confeccionar cenários e roupas, estimulando e buscando respostas para a curiosidade, oportunizando expressar sentimentos e interpretando papéis. Portanto, nada melhor que enfatizar, valorizar e incentivar as comemorações culturais para a efetiva construção do conhecimento. “Instrução sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado.”

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