sexta-feira, 7 de maio de 2021
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Definir objetivos é definir o que se espera do educando.
Assim, somente conhecendo os objetivos, se poderá escolher os procedimentos mais adequados e avaliar o resultado das atividades de aprendizagem. Sem esquecer as normas gerais expressas em nossa atual Carta Magna, e na legislação específica, o que deve servir de base será, também, a realidade da comunidade da qual a escola faz parte. O primeiro objetivo da educação é desenvolver pessoas capazes de fazer algo de novo, melhorando, ao invés de apenas repetirem o que as gerações anteriores fizeram. Pessoas, criadoras, descobridoras, inventivas
Entre os objetivos do Ensino, em que as atividades devem ser pautadas, devem estar os que estabelecem que o educando seja capaz de:
• Participar da vida comunitária, social e politicamente, exercer seus direitos e deveres com atitudes de cooperação, justiça, solidariedade e respeito;
• Usar o diálogo como mediador de conflitos, procurando construir análise de pensamentos de forma crítica e responsável;
• Construir a noção de identidade nacional, conhecendo as características sociais, materiais e culturais do Brasil;
• Posicionar-se contra discriminações por diferença de etnia, sexo, crença, diferenças culturais ou de classes sociais, ou outras características sociais ou individuais, por meio do conhecimento e valorização dos múltiplos aspectos socioculturais do Brasil e de outras nações;
• Perceber-se integrante, dependente e transformador do ambiente, conscientizando-se dos deveres que cada um tem em relação a comunidade em que vive e da necessidade de se envidar esforços para a melhoria e preservação do ambiente e que o desperdício é falta de espírito de fraternidade e de compreensão, procurando contribuir para a solução dos problemas mundiais.
• Desenvolver o conhecimento de si mesmo e a confiança em suas próprias capacidades, para a perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania, conscientizando-se de suas próprias capacidades física, ética, estética, afetiva, cognitiva e de relações interpessoais;
• Conhecer para valorizar e cuidar do próprio corpo adotando hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade, em relação à sua própria saúde e às dos outros, como base para a melhoria contínua da qualidade de vida;
• Utilizar adequadamente as diferentes formas de linguagem (verbal, plástica, corporal, gráfica e matemática) para criar e expressar suas ideias, interpretar e usufruir dos diferentes meios e aspectos da comunicação;
• Compreender o funcionamento das fontes de informação e dos recursos tecnológicos, utilizando-os para construir conhecimentos;
• Questionar a realidade buscando formular e resolver problemas com a utilização da curiosidade e criatividade, da intuição, do pensamento lógico e da análise crítica escolhendo procedimentos adequados.
Um dos mais importantes objetivos educacionais deve ser: buscar a integração das diversas áreas do conhecimento e a superação da fragmentação do saber; ampliando as experiências e conhecimentos do educando, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade, colaborando para tornar o educando sujeito crítico ético, autônomo, solidário e responsável, capaz de uma melhor integração em todos os domínios junto à sociedade para que esta se torne mais justa, democrática e feliz.
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