domingo, 2 de maio de 2021
Criação de Textos
Trabalhando um Tema – Ex: Sonho - a partir de textos relacionados com o tema, criar textos sobre ideais futuros e sonhos que gostariam de ver realizados – o que quer ser ou fazer. O jogo poderá acontecer em etapas 1a: Os sonhos são escritos. 2o: porque o escolheu? O que é necessário para concretizá-lo com ética? Que benefícios ele trará para a humanidade? De que e de quem precisará para concretizá-lo? A sensibilidade é aguçada com relaxamento: música suave e visualização mental. Uma tarefa que objetiva trabalhar para participar da construção do desenvolvimento trabalhando como ser como fazer como conhecer e como conviver
Paródia - escolher textos em cartaz, onde o sujeito, ações, qualidades atos, serão sublinhados, coletivamente que as crianças façam a substituição das palavras grifadas para o surgimento de um novo texto. Iniciar com textos curtos.
Texto Rotativo - A partir de estímulo: Músicas, gravuras, um jogo, etc., e com tempo determinado, os educandos serão dispostos em grupos de 5 e cada grupo produzirá um texto falado diferente do existente, da seguinte maneira: um educando começa o texto, a um sinal, ou a um tempo determinado (poderá ser marcado com ampulheta construída com reaproveitáveis) deve passar a folha ao companheiro que continuará. E assim sucessivamente, vai passando para todos para iniciar-se a conclusão. Cada um vai escrevendo o que falou com a ajuda dos demais. Depois, o grupo cria um título revê o texto e expõe para a turma.
História em quadrinhos: depois de ter trabalhado com estória em quadrinhos, os educandos vão se imaginar amigos dos personagens e descobrir de que gosta ou não gosta. Reunir-se-ão em grupos e planejarão como conseguir mudar a opinião do personagem ou convencê-lo. Depois, farão a produção escrita. Dramatizar para a turma o que imaginaram.
Criações a Partir de Música:
Representá-la com desenho.
Trabalhar com a letra da música e propor atividades: mural dos artistas falar sobre um artista à vista de sua imagem.
Jornal e Revista:
Recortar uma gravura que gostou para fazer uma estória sobre ela.
Criação de notícias, propagandas, anúncios, piadas, adivinhações, entrevistas, descrição, narração, diálogo, reza, carta, página para o diário, bilhete, curriculum, etc.
Trabalhar com fatos noticiados, transformá-los por exemplo: de trágico para cômico, de triste para alegre, adaptar ou aumentar uma notícia – fazer versão do original – reescrever, ilustrar textos, versos, poemas, etc.
Objetos:
Levar um saco, caixa, com alguns objetos, ir tirando para que os estudantes inventem (escrevendo ou narrando) ou dramatizem uma estória, sendo que o objeto retirado deverá ser incluído na sequência.
Imaginando:
A turma realiza um congresso de bruxas onde cada participante deverá fazer uma poção mágica que realize o seu próprio desejo. De que seria sua poção e qual seu desejo?
Partindo de estória infanto-juvenil, de suspense, aventura recriá-la apresentando para a turma de uma forma diferente.
Com um dado que poderá ser uma caixa quadrada, coloca-se uma palavra original ou uma figura em cada face com fita crepe: o educando joga o dado para o alto e a palavra que ficar para cima, o grupo irá criar uma estória.
Uma turma de educandos dividida em grupos. Cada grupo seleciona um objeto ou o sorteia e através da mímica apresenta a turma, que deverá descobrir qual o objeto e quais suas potencialidades.
Diante de um blackout, ou do apagão, como iluminar a cidade?
Contar uma história que envolva um problema e solicitar o máximo de ideias possíveis para solucioná-lo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário