domingo, 2 de maio de 2021

Criação de Textos

Trabalhando um Tema – Ex: Sonho - a partir de textos relacionados com o tema, criar textos sobre ideais futuros e sonhos que gostariam de ver realizados – o que quer ser ou fazer. O jogo poderá acontecer em etapas 1a: Os sonhos são escritos. 2o: porque o escolheu? O que é necessário para concretizá-lo com ética? Que benefícios ele trará para a humanidade? De que e de quem precisará para concretizá-lo? A sensibilidade é aguçada com relaxamento: música suave e visualização mental. Uma tarefa que objetiva trabalhar para participar da construção do desenvolvimento trabalhando como ser como fazer como conhecer e como conviver Paródia - escolher textos em cartaz, onde o sujeito, ações, qualidades atos, serão sublinhados, coletivamente que as crianças façam a substituição das palavras grifadas para o surgimento de um novo texto. Iniciar com textos curtos.
Texto Rotativo - A partir de estímulo: Músicas, gravuras, um jogo, etc., e com tempo determinado, os educandos serão dispostos em grupos de 5 e cada grupo produzirá um texto falado diferente do existente, da seguinte maneira: um educando começa o texto, a um sinal, ou a um tempo determinado (poderá ser marcado com ampulheta construída com reaproveitáveis) deve passar a folha ao companheiro que continuará. E assim sucessivamente, vai passando para todos para iniciar-se a conclusão. Cada um vai escrevendo o que falou com a ajuda dos demais. Depois, o grupo cria um título revê o texto e expõe para a turma. História em quadrinhos: depois de ter trabalhado com estória em quadrinhos, os educandos vão se imaginar amigos dos personagens e descobrir de que gosta ou não gosta. Reunir-se-ão em grupos e planejarão como conseguir mudar a opinião do personagem ou convencê-lo. Depois, farão a produção escrita. Dramatizar para a turma o que imaginaram. Criações a Partir de Música: Representá-la com desenho. Trabalhar com a letra da música e propor atividades: mural dos artistas falar sobre um artista à vista de sua imagem. Jornal e Revista: Recortar uma gravura que gostou para fazer uma estória sobre ela. Criação de notícias, propagandas, anúncios, piadas, adivinhações, entrevistas, descrição, narração, diálogo, reza, carta, página para o diário, bilhete, curriculum, etc. Trabalhar com fatos noticiados, transformá-los por exemplo: de trágico para cômico, de triste para alegre, adaptar ou aumentar uma notícia – fazer versão do original – reescrever, ilustrar textos, versos, poemas, etc. Objetos: Levar um saco, caixa, com alguns objetos, ir tirando para que os estudantes inventem (escrevendo ou narrando) ou dramatizem uma estória, sendo que o objeto retirado deverá ser incluído na sequência. Imaginando: A turma realiza um congresso de bruxas onde cada participante deverá fazer uma poção mágica que realize o seu próprio desejo. De que seria sua poção e qual seu desejo? Partindo de estória infanto-juvenil, de suspense, aventura recriá-la apresentando para a turma de uma forma diferente. Com um dado que poderá ser uma caixa quadrada, coloca-se uma palavra original ou uma figura em cada face com fita crepe: o educando joga o dado para o alto e a palavra que ficar para cima, o grupo irá criar uma estória. Uma turma de educandos dividida em grupos. Cada grupo seleciona um objeto ou o sorteia e através da mímica apresenta a turma, que deverá descobrir qual o objeto e quais suas potencialidades. Diante de um blackout, ou do apagão, como iluminar a cidade? Contar uma história que envolva um problema e solicitar o máximo de ideias possíveis para solucioná-lo.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...