segunda-feira, 3 de maio de 2021

COMO ESTIMULAR AS INTELIGÊNCIAS

Baseado nas sugestões de Celso Antunes, a seguir são apresentados alguns procedimentos para estimulas as inteligências: LINGUÍSTICA OU VERBAL Fala e escrita – expressão e comunicação • Empréstimo semanal de livros incentivando a falar sobre o que leu, para despertar o gosto pela leitura. • Redação, ou produção coletiva de texto, dirigida, a partir de um tema, de uma música, de um filme, de um acontecimento no dia. • Cada um escrever a estória da sua vida. • Escrever sobre o que mais gosta de fazer, de comer, de vestir. • Oportunizar e explorar a leitura incidental (rótulos, propagandas, embalagens em folhetos, revistas e jornais. • Estimular o uso do dicionário. • Construir dicionário com palavras novas ou palavras de interesse da turma ou do assunto trabalhado • Envolver o máximo de crianças na confecção do jornal • Estimular a exposição de pesquisas em murais. • Estimular a participação nas aulas. • Propor técnicas/dinâmicas ludo pedagógicas em grupo, valorizando e estimulando a participação de todos. • Incentivo aos mais tímidos a participarem das conversas e discussões. • Leitura em voz alta individual ou em grupo. • Oportunizar que o educando fale, critique, desabafe – usando o lado esquerdo para estimular o lado direito. • Usar técnicas relaxadoras antes de atividades estressantes como provas e testes. • Montar jograis. LÓGICO-MATEMÁTICA Simbologia dos números naturais – comunicação matemática • Brincadeiras com jogos de montar e desmontar, quebra-cabeças. • Utilizar-se de jogos para trabalhar a matemática de forma lúdica, interessante e atraente. Utilizar-se nas atividades de metro, balança, calendários, relógios, massinhas, tampinhas, pedrinhas, pauzinhos. SONORA Extração de elementos do som combinando-os como forma de linguagem • Valer-se da música para relaxamento, temas para produção de textos, comemorações, recreios, início e encerramento do dia, fazer letras de músicas. • Confeccionar e utiliza-se de bandinha de sucatas. ESPACIAL Percepção dos objetos fora do plano material de forma tridimensional – espacialidade e criatividade • Construção de maquetes, cartazes, murais. • Desenho livre ou orientado para um tema, no caderno, nos quadros, no piso. • Desenho usando moldes ou modelos como o corpo, o rosto do colega ou outros objetos. • Recortar, montar, colar, moldar massinhas, argila, fazer dobraduras. • Pular, correr, saltar, montar, desmontar, classificar... Fazer exercícios frente ao espelho. CINESTÉSICO-CORPORAL Movimento- trabalho corporal – linguagem do tato • Massagens nos colegas. • Jogos orientados – queimada, pique-pega, peteca... • Danças, ginásticas rítmicas. • Montar peças teatrais. • Desfiles sugestivos. • Pantominas • Karaokê – shows • Teatro de sombra com mãos, pés, corpo. INTRAPESSOAL Autoconhecimento – individualidade, autoestima • Promover relaxamentos. • Contar piadas. • Valorizar todas as atividades dos educandos. • Conversar sobre a vida em família de cada um. • Cumprir as promessas feitas. • Criar uma atmosfera agradável nos grupos. • Incentivar as opções, escolhas, decisões, iniciativas, valorizando-as. • Permitir a crítica. • Incentivar a responsabilidade. • Estimular a participação. • Propor para produção de textos ou redações assuntos importantes na formação do caráter. • Pinturas – telas, álbuns. INTERPESSOAL Capacidade de gerar empatia e compreender as pessoas. • Incentivar a participação nas atividades diárias como educando coordenador ou responsável, que respeite o outro... • Incentivar o diálogo e a participação dos mais tímidos • Ouvir e tentar ajudar a resolver os problemas individuais ou familiares. • Formar bandas, organizar peças teatrais, jograis e estimular jogos grupais. • Estabelecer regras grupais e individuais conforme as atividades. • Propor sempre assuntos de bons valores, da ética, da moral... em redações ou produção de textos. • Orientar jogos grupais, competições. • Promover confraternizações com indicativo de atitudes e participação do grupo no decorrer do evento. NATURALISTA-ECOLÓGICA Biológica ou ecológica – sensibilidade que a natureza desperta – vida natural - arte-educação com reaproveitáveis. • Programar e levar a efeito projetos como hortas, jardins, criação de animais. • Confeccionar livrinhos sobre o ar, a água, o fogo, a terra, as plantas, os animais... sua importância e cuidados. • Visitar locais com natureza ecossistemas diversos como mata, cerrado, jardins, pomares, hortas... • Visitar fábricas, usinas de lixo... • Construir maquetes • Elaborar pesquisas, murais, informativos. • Promover teatros – conscientização. • Oficina de reciclagem – exposições. Para concluir este item pense um pouco: os educandos de sua sala de aula são canteiros que necessitam somente informações para crescerem? Informações é diferente de conhecimento, Atualmente as crianças chegam à escola, sobrecarregadas de informações, falta-lhes transformar a informação em conhecimento e, para que tal ocorra é necessário antes de tudo um atmosfera de afeto desenvolvida também pelo aproximar-se por contatos com ternura entre educadores e educandos e educandos entre si, Se a atividade for simplesmente de abraçar, certamente haverá dificuldades, se transformada em jogos e brincadeiras ludo-pedagógicas será aceita com normalidade.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...