segunda-feira, 3 de maio de 2021
COMO ESTIMULAR AS INTELIGÊNCIAS
Baseado nas sugestões de Celso Antunes, a seguir são apresentados alguns procedimentos para estimulas as inteligências:
LINGUÍSTICA OU VERBAL
Fala e escrita – expressão e comunicação
• Empréstimo semanal de livros incentivando a falar sobre o que leu, para despertar o gosto pela leitura.
• Redação, ou produção coletiva de texto, dirigida, a partir de um tema, de uma música, de um filme, de um acontecimento no dia.
• Cada um escrever a estória da sua vida.
• Escrever sobre o que mais gosta de fazer, de comer, de vestir.
• Oportunizar e explorar a leitura incidental (rótulos, propagandas, embalagens em folhetos, revistas e jornais.
• Estimular o uso do dicionário.
• Construir dicionário com palavras novas ou palavras de interesse da turma ou do assunto trabalhado
• Envolver o máximo de crianças na confecção do jornal
• Estimular a exposição de pesquisas em murais.
• Estimular a participação nas aulas.
• Propor técnicas/dinâmicas ludo pedagógicas em grupo, valorizando e estimulando a participação de todos.
• Incentivo aos mais tímidos a participarem das conversas e discussões.
• Leitura em voz alta individual ou em grupo.
• Oportunizar que o educando fale, critique, desabafe – usando o lado esquerdo para estimular o lado direito.
• Usar técnicas relaxadoras antes de atividades estressantes como provas e testes.
• Montar jograis.
LÓGICO-MATEMÁTICA
Simbologia dos números naturais – comunicação matemática
• Brincadeiras com jogos de montar e desmontar, quebra-cabeças.
• Utilizar-se de jogos para trabalhar a matemática de forma lúdica, interessante e atraente.
Utilizar-se nas atividades de metro, balança, calendários, relógios, massinhas, tampinhas, pedrinhas, pauzinhos.
SONORA
Extração de elementos do som combinando-os como forma de linguagem
• Valer-se da música para relaxamento, temas para produção de textos, comemorações, recreios, início e encerramento do dia, fazer letras de músicas.
• Confeccionar e utiliza-se de bandinha de sucatas.
ESPACIAL
Percepção dos objetos fora do plano material de forma tridimensional – espacialidade e criatividade
• Construção de maquetes, cartazes, murais.
• Desenho livre ou orientado para um tema, no caderno, nos quadros, no piso.
• Desenho usando moldes ou modelos como o corpo, o rosto do colega ou outros objetos.
• Recortar, montar, colar, moldar massinhas, argila, fazer dobraduras.
• Pular, correr, saltar, montar, desmontar, classificar...
Fazer exercícios frente ao espelho.
CINESTÉSICO-CORPORAL
Movimento- trabalho corporal – linguagem do tato
• Massagens nos colegas.
• Jogos orientados – queimada, pique-pega, peteca...
• Danças, ginásticas rítmicas.
• Montar peças teatrais.
• Desfiles sugestivos.
• Pantominas
• Karaokê – shows
• Teatro de sombra com mãos, pés, corpo.
INTRAPESSOAL
Autoconhecimento – individualidade, autoestima
• Promover relaxamentos.
• Contar piadas.
• Valorizar todas as atividades dos educandos.
• Conversar sobre a vida em família de cada um.
• Cumprir as promessas feitas.
• Criar uma atmosfera agradável nos grupos.
• Incentivar as opções, escolhas, decisões, iniciativas, valorizando-as.
• Permitir a crítica.
• Incentivar a responsabilidade.
• Estimular a participação.
• Propor para produção de textos ou redações assuntos importantes na formação do caráter.
• Pinturas – telas, álbuns.
INTERPESSOAL
Capacidade de gerar empatia e compreender as pessoas.
• Incentivar a participação nas atividades diárias como educando coordenador ou responsável, que respeite o outro...
• Incentivar o diálogo e a participação dos mais tímidos
• Ouvir e tentar ajudar a resolver os problemas individuais ou familiares.
• Formar bandas, organizar peças teatrais, jograis e estimular jogos grupais.
• Estabelecer regras grupais e individuais conforme as atividades.
• Propor sempre assuntos de bons valores, da ética, da moral... em redações ou produção de textos.
• Orientar jogos grupais, competições.
• Promover confraternizações com indicativo de atitudes e participação do grupo no decorrer do evento.
NATURALISTA-ECOLÓGICA
Biológica ou ecológica – sensibilidade que a natureza desperta – vida natural - arte-educação com reaproveitáveis.
• Programar e levar a efeito projetos como hortas, jardins, criação de animais.
• Confeccionar livrinhos sobre o ar, a água, o fogo, a terra, as plantas, os animais... sua importância e cuidados.
• Visitar locais com natureza ecossistemas diversos como mata, cerrado, jardins, pomares, hortas...
• Visitar fábricas, usinas de lixo...
• Construir maquetes
• Elaborar pesquisas, murais, informativos.
• Promover teatros – conscientização.
• Oficina de reciclagem – exposições.
Para concluir este item pense um pouco: os educandos de sua sala de aula são canteiros que necessitam somente informações para crescerem? Informações é diferente de conhecimento, Atualmente as crianças chegam à escola, sobrecarregadas de informações, falta-lhes transformar a informação em conhecimento e, para que tal ocorra é necessário antes de tudo um atmosfera de afeto desenvolvida também pelo aproximar-se por contatos com ternura entre educadores e educandos e educandos entre si, Se a atividade for simplesmente de abraçar, certamente haverá dificuldades, se transformada em jogos e brincadeiras ludo-pedagógicas será aceita com normalidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário